Já confirmado por meio de vídeos e teasers com câmbio manual de 6 marchas, o esportivo Toyota GR Corolla poderá ser oferecido também com transmissão automática. De acordo com o site japonês Best Car, a opção estará disponível para o hatchback apimentado em mercados selecionados e onde o consumidor tem mais identificação com a caixa. É o caso dos Estados Unidos, onde o pedal de embreagem é dispensado até mesmo em veículos mais esportivos.

Detalhes sobre o tipo de câmbio ainda são desconhecidos, mas rumores apontam para adoção da transmissão CVT K120 já usada no Corolla convencional. Consumidores de perfil mais purista certamente irão criticar, mas a combinação não será exclusividade da Toyota. A Subaru, não custa lembrar, já equipa o esportivo WRX com um câmbio do tipo CVT.

Galeria: Toyota GR Corolla Teaser

Como já dito, o inédito Corolla Hatchback GR será um projeto assinado pela divisão de performance Gazoo Racing e chegará ao mercado ainda neste ano. Herdará diversos recursos do primo menor GR Yaris europeu, incluindo o elogiado motor turbo. O propulsor é um 1.6 turbo de 3 cilindros, considerado um dos mais potentes do mundo na categoria. Ao que tudo indica, entregará no Corolla entre 272 cv e 300 cv de potência.

O projeto incluirá ainda outras importantes modificações, tudo para fazer jus à sigla GR e tornar o hatchback um verdadeiro veículo de desempenho. Entre as principais, destaque para nova suspensão, sistema de freios aprimorado e conjunto de pneus exclusivo. Além disso, o sistema de tração nas quatro rodas - batizado de GR Four - terá distribuição de torque polarizada para a traseira e diferenciais de deslizamento limitado em ambos os eixos.

Toyota GR Corolla Teaser

Ao que tudo indica, o alcance comercial do Corolla GR será global. A Toyota lançará o modelo tanto em mercados da Europa quanto da América do Norte e Ásia. Para nós, a boa notícia é que o esportivo virá ao Brasil. No fim do ano passado, Motor1.com obteve junto ao chefão da divisão GR, Daniel Herrero, a confirmação de lançamento do modelo por aqui em 2022.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com