Cada vez mais representativo no mercado brasileiro, o segmento de picapes manteve a trajetória de alta no ano passado. Segundo os números da Fenabrave, em 2021 foram comercializadas quase 360 mil unidades, 25,2% a mais em relação ao ano anterior. Dos 1.974.431 veículos emplacados no período, mais de 18% foram modelos com caçamba, contra menos de 15% em 2020.

Na faixa de entrada, um momento histórico. Além de crescer mais de 36% nos últimos meses, a líder Fiat Strada – responsável por quase 80% de participação – foi o único modelo a superar a barreira das 100 mil unidades (109.107) e, de quebra, a ser o 1º veículo comercial a conquistar a posição de honra no país. Este foi o seu melhor desempenho anual desde 2014 (153.130). Rival mais próxima, a Volkswagen Saveiro (26.751) vendeu quase quatro vezes menos.

Aposentada na atual configuração – a nova, com lançamento previsto para este ano, será maior e passará a fazer parte da categoria acima -, a Chevrolet Montana completou o pódio com apenas 2.182 unidades, 2/3 a menos do que há um ano. Foi o pior resultado anual desde 2004, seu 1º ano completo no mercado. Assim como em 2020, dois modelos da Effa Motors, K01 (16) e K02 (6), repetiram as últimas posições do ranking anterior.

As picapes pequenas mais vendidas em 2021:

POS. 

MODELO 

TOTAL 2021 

% 2021 

TOTAL 2020 

% 2020 

% VARIAÇÃO 2021/2020 

POS. 2020 

1º 

FIAT STRADA 

109107 

79,04% 

80041 

68,01% 

36,31% 

1º 

2º 

VW SAVEIRO 

26751 

19,38% 

30965 

26,31% 

-13,61% 

2º 

3º 

CHEVROLET MONTANA 

2182 

1,58% 

6654 

5,65% 

-67,21% 

3º 

4º 

EFFA K01 

0,00% 

16 

0,01% 

-62,50% 

4º 

5º 

EFFA K02 

0,00% 

0,01% 

-83,33% 

5º 

  

  

138047 

100,00% 

117682 

100,00% 

17,31% 

  

Em alta superior a 30%, a Fiat Toro (70.890) chegou ao 6º ano consecutivo no topo entre as picapes médias e grandes. Vice-líder, a Hilux (45.893), apesar de crescer mais (+42%), viu sua desvantagem aumentar para quase 25 mil unidades. Apesar disso, este foi o melhor desempenho anual da representante da marca japonesa pelo menos desde 2002.

Última líder antes da Toro, a Chevrolet S10 (35.046) repetiu o 3º lugar dos anos anteriores também em alta (+31,6%). Praticamente estável em relação a 2020, a Ford Ranger (20.499) foi novamente a 4ª colocada. Fechando o top 5, a Mitsubishi L200 foi a preferida por 13.157 consumidores. A disputa pelo 6º lugar, no entanto, foi apertada.

Praticamente dobrando o resultado de 2020, a Renault Duster Oroch superou uma Nissan Frontier, esta última em seu melhor momento desde 2015, por menos de cerca de 300 unidades (12.133 x 11.816). Única entre as líderes a perder fôlego no ano passado (-25,7%), a VW Amarok (7.894) caiu da 5ª para a 8ª posição e foi o destaque negativo pelo 2º ano seguido. Menção para a evolução superior a 50% da Ram 2500 (2.227), novamente no top 10.

As picapes médias e grandes mais vendidas em 2021:

POS. 

MODELO 

TOTAL 2021 

% 2021 

TOTAL 2020 

% 2020 

% VARIAÇÃO 2021/2020 

POS. 2020 

1º 

FIAT TORO 

70890 

32,09% 

53976 

31,94% 

31,34% 

1º 

2º 

TOYOTA HILUX 

45893 

20,77% 

32394 

19,17% 

41,67% 

2º 

3º 

CHEVROLET S10 

35046 

15,86% 

26639 

15,76% 

31,56% 

3º 

4º 

FORD RANGER 

20499 

9,28% 

19833 

11,74% 

3,36% 

4º 

5º 

MITSUBISHI L200 

13157 

5,96% 

9480 

5,61% 

38,79% 

6º 

6º 

RENAULT DUSTER OROCH 

12133 

5,49% 

6070 

3,59% 

99,88% 

8º 

7º 

NISSAN FRONTIER 

11816 

5,35% 

8077 

4,78% 

46,29% 

7º 

8º 

VW AMAROK 

7894 

3,57% 

10617 

6,28% 

-25,65% 

5º 

9º 

RAM 2500 

2227 

1,01% 

1475 

0,87% 

50,98% 

9º 

10º 

EFFA V21 

545 

0,25% 

301 

0,18% 

81,06% 

10º 

11º 

RAM 1500 

533 

0,24% 

0,00% 

12º 

EFFA V22 

212 

0,10% 

114 

0,07% 

85,96% 

11º 

13º 

FORD MAVERICK 

39 

0,02% 

0,00% 

14º 

FORD F150 / F250 

0,00% 

0,00% 

80,00% 

13º 

15º 

CHEVROLET SILVERADO 

0,00% 

0,00% 

16º 

SSANGYONG ACTYON SPORTS 

0,00% 

0,00% 

-50,00% 

12º 

17º 

AGRALE MARRUÁ 

0,00% 

0,00% 

50,00% 

14º 

18º 

RELY PICK-UP 

0,00% 

0,00% 

  

  

220909 

100,00% 

168991 

100,00% 

30,72% 

  

EM DEZEMBRO

Com aproximadamente 32,5 mil unidades emplacadas no apagar das luzes no ano passado, as vendas de picapes caíram quase 3,5% frente ao mesmo período de 2020. A queda só não foi maior em função do avanço de pouco mais de 6% da categoria de médias e grandes, a mais representativa. Frente a novembro, no entanto, houve uma alta de 9,5%.

Mesmo com seu melhor resultado desde setembro, a Fiat Strada (9.060), líder entre os modelos menores com quase 78% de market share, perdeu mais de 1,3 mil compradores nos últimos doze meses. Com queda ainda maior (-22,9%), a VW Saveiro (2.554) emplacou menos de 30% da rival.

As picapes pequenas mais vendidas em dezembro:

POS. 

MODELO 

DEZ/21 

NOV/21 

DEZ/20 

% DEZ 21 

% NOV 21 

VARIAÇÃO DEZ/NOV 

VARIAÇÃO 2021/2020 

1º 

FIAT STRADA 

9060 

8534 

10390 

77,90% 

80,22% 

6,16% 

-12,80% 

2º 

VW SAVEIRO 

2554 

2096 

3310 

21,96% 

19,70% 

21,85% 

-22,84% 

3º 

CHEVROLET MONTANA 

13 

358 

0,11% 

0,08% 

62,50% 

-96,37% 

4º 

EFFA K01 

0,02% 

0,00% 

5º 

EFFA K02 

0,01% 

0,00% 

  

  

11630 

10638 

14058 

100,00% 

100,00% 

9,33% 

-17,27% 

 

Na faixa de cima, a Toyota Hilux (5.408) interrompeu uma liderança da Toro (5.139) que já durava dezenove meses seguidos graças ao seu novo recorde no país – até então, o seu melhor resultado tinha sido em dezembro de 2014 (5.088). Apesar de perder o topo da tabela, o modelo da Fiat completou sete meses consecutivos acima das 5 mil unidades.

Fiat Toro Volcano 1.3 turbo (T270) 2022 - Teste Motor1.com
Chevrolet S10 Z71 2022
Comparativo: Ford Ranger Storm x Nissan Frontier Attack

Numa disputa apertadíssima pelo terceiro lugar, a Ford Ranger venceu a Chevrolet S10 por apenas 68 unidades ao registrar seu desempenho mais expressivo no ano (2.289 x 2.221). Da 5ª à 8ª colocadas, todas tiveram motivos para comemorar. Com 1.561 unidades, a Mitsubishi L200 não vendia tanto desde janeiro de 2015 (1.749) Já a VW Amarok, com 1.408 unidades, teve seu melhor mês desde fevereiro de 2020 (1.639).

Sétima colocada, a Nissan Frontier (1.402) encerrou o último mês do ano em seu momento mais expressivo desde abril de 2015 (1.445). Após quatro meses seguidos sem conseguir chegar à casa das mil unidades, a Renault Duster Oroch foi a preferida por 1.390 consumidores. Da 9ª em diante, todas as picapes, somadas, sequer chegaram a 100 unidades.

As picapes médias e grandes mais vendidas em dezembro:

POS. 

MODELO 

DEZ/21 

NOV/21 

DEZ/20 

% DEZ 21 

% NOV 21 

VARIAÇÃO DEZ/NOV 

VARIAÇÃO 2021/2020 

1º 

TOYOTA HILUX 

5408 

4103 

3307 

25,86% 

21,51% 

31,81% 

63,53% 

2º 

FIAT TORO 

5139 

5918 

6983 

24,57% 

31,03% 

-13,16% 

-26,41% 

3º 

FORD RANGER 

2289 

1610 

2403 

10,95% 

8,44% 

42,17% 

-4,74% 

4º 

CHEVROLET S10 

2221 

3103 

3210 

10,62% 

16,27% 

-28,42% 

-30,81% 

5º 

MITSUBISHI L200 

1561 

1407 

695 

7,46% 

7,38% 

10,95% 

124,60% 

6º 

VW AMAROK 

1408 

583 

908 

6,73% 

3,06% 

141,51% 

55,07% 

7º 

NISSAN FRONTIER 

1402 

1363 

957 

6,70% 

7,15% 

2,86% 

46,50% 

8º 

RENAULT DUSTER OROCH 

1390 

887 

858 

6,65% 

4,65% 

56,71% 

62,00% 

9º 

RAM 2500 

38 

13 

283 

0,18% 

0,07% 

192,31% 

-86,57% 

10º 

EFFA V21 

36 

47 

38 

0,17% 

0,25% 

-23,40% 

-5,26% 

11º 

RAM 1500 

14 

0,04% 

0,07% 

-35,71% 

12º 

EFFA V22 

22 

10 

0,04% 

0,12% 

-63,64% 

-20,00% 

13º 

CHEVROLET SILVERADO 

0,01% 

0,01% 

100,00% 

14º 

FORD F150 / F250 

0,01% 

0,01% 

100,00% 

  

  

20913 

19072 

19652 

100,00% 

100,00% 

9,65% 

6,42% 

Fonte: Fenabrave 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com