O Android 12, a versão mais atual do sistema operacional da Google para smartphones, foi lançada há quase dois meses. Entre as diversas funções novas anunciadas, uma delas interessa bastante quem tem um carro: a "chave digital", que permitirá destrancar o veículo apenas aproximando o celular da porta.

Assim como a Apple fez com iOS, a Google também prepara-se para introduzir a função, que irá além de mexer nas portas, também possibilitando ligar o veículo usando o smartphone. Por enquanto, apenas os aparelhos Google Pixel 6 e Samsung S21 tem esta função, mas outros devem receber este sistema em breve, conforme o Android 12 for disponibilizado para mais celulares.

Android 12 e a chave digital do carro

O interesse da Google em transformar seu smartphone foi revelado em maio passado, quando a empresa de Mountain View anunciou o novo recurso como uma das novidades do Android 12.

E agora que o Android 12 é oficial, esta função está começando a ser usada, embora ainda seja reservada para certos mercados (ainda não revelados) e alguns poucos smartphones compatíveis: Samsung Galaxy S21, Google Pixel 6 e 6 Pro. E também tem a restrição de que apenas alguns carros da BMW são compatíveis com o sistema.

external_image

Como funciona e quando estará disponível

O objetivo do Google é tornar esta funcionalidade disponível em larga escala, tanto no lado do smartphone quanto no lado dos carro e dos países. Só que a empresa terá que se apressar, pois a Apple lançou o iOS 15. Assim como o Android 12, a atualização do sistema operação para iPhone tem a função de chave digital, utilizando a transmissão de dados via NFC e UWB, sem a necessidade de instalar nada, bastante apenas aproximar o smartphone da porta e do painel de instrumentos.

Utilizando a mesma tecnologia do Samsung Pass, o Android 12 permitirá que qualquer pessoa registre e vincule a chave do carro em seu perfil pessoal no Google Pay, provavelmente com um método dedicado e desbloqueamento e outras medidas de proteção. Quanto à disponibilidade, por enquanto é um assunto reservado a poucos porque há limitações tanto para dispositivos móveis quanto para carros e países diferentes, mas certamente saberemos mais nos próximos meses à medida que o Android 12 se espalhar.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com