A participação das vendas diretas na composição global do mercado brasileiro cresceu em outubro. Dos 150.079 automóveis e comerciais leves, 43,15% foram através da modalidade – um crescimento de quase 5 pontos em relação a setembro. Com 30,52% de market share, a Fiat liderou pelo 14º mês seguido. VW (18,72%) e Jeep (15,81%) repetiram as mesmas posições dos dois meses anteriores.
Líder entre os automóveis em agosto e setembro, o Jeep Compass (4.701) caiu para 3º. A disputa pela liderança, bastante acirrada, foi vencida pelo Fiat Argo com menos de 100 unidades de vantagem sobre o Jeep Renegade (5.244 x 5.156). Com o Fiat Cronos (2.108) em 6º, o Peugeot 208 (2.084) em 7º e o Citroën C4 Cactus (1.234) em 10º, o grupo Stellantis emplacou nada menos do que seis modelos no top 10.
Modelos mais antigos da VW à venda no país, Gol (3.740) e Voyage (2.914) – líder entre os sedãs – completaram o top 5. A marca alemã ainda emplacou o T-Cross (1.762) na parte de cima da tabela. Com 1.980 emplacamentos, o Onix Plus foi o único representante da Chevrolet entre os dez primeiros, embora o Onix (1.182) tenha ficado bem próximo.
Em um de seus meses mais fracos por problemas de produção, o Fiat Mobi (1.109), embora líder entre os modelos de entrada, foi apenas o 12º. Em seu 1º top 20, o VW Taos (530) superou o Chevrolet Tracker (526) para assegurar o 16º lugar. Estreante em setembro, o Jeep Commander teve todas as suas 372 unidades fora do varejo, vendendo mais do que o veterano Fiat Uno (348).
O mês ainda marcou algumas curiosidades, como a presença do elétrico Nissan Leaf (192) na 37ª posição – fruto de negociação para uma grande locadora – e do “quase desconhecido” Subaru XV com todos os seus 73 emplacamentos. Cada vez mais dependente das vendas diretas, a Volvo teve o XC60 (330) e o XC40 (225) acima dos 90%. No mesmo caminho, mais de 90% dos Audi Q5 (188) não tiveram a participação do varejo.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | OUT. 21 |
1º | FIAT ARGO | 5.244 | 62,57% | 8.381 |
2º | JEEP RENEGADE | 5.156 | 76,69% | 6.723 |
3º | JEEP COMPASS | 4.701 | 77,10% | 6.097 |
4º | VW GOL | 3.740 | 74,22% | 5.039 |
5º | VW VOYAGE | 2.914 | 98,18% | 2.968 |
6º | FIAT CRONOS | 2.108 | 74,86% | 2.816 |
7º | PEUGEOT 208 | 2.084 | 91,81% | 2.270 |
8º | CHEVROLET ONIX PLUS | 1.980 | 44,06% | 4.494 |
9º | VW T-CROSS | 1.762 | 29,33% | 6.008 |
10º | CITROËN C4 CACTUS | 1.234 | 79,31% | 1.556 |
11º | CHEVROLET ONIX | 1.182 | 22,92% | 5.157 |
12º | FIAT MOBI | 1.109 | 37,66% | 2.945 |
13º | HYUNDAI HB20 | 935 | 16,00% | 5.844 |
14º | NISSAN KICKS | 780 | 33,38% | 2.337 |
15º | RENAULT CAPTUR | 624 | 52,31% | 1.193 |
16º | VW TAOS | 530 | 31,51% | 1.682 |
17º | CHEVROLET TRACKER | 526 | 12,67% | 4.151 |
18º | CHEVROLET SPIN | 500 | 81,70% | 612 |
19º | RENAULT KWID | 485 | 18,27% | 2.655 |
20º | RENAULT DUSTER | 452 | 32,10% | 1.408 |
21º | VW VIRTUS | 429 | 30,45% | 1.409 |
22º | VW NIVUS | 414 | 11,88% | 3.485 |
23º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 392 | 28,18% | 1.391 |
24º | FIAT SIENA | 388 | 41,01% | 946 |
25º | JEEP COMMANDER | 372 | 100,00% | 372 |
26º | FIAT UNO | 348 | 95,87% | 363 |
27º | VOLVO XC60 | 330 | 99,70% | 331 |
28º | RENAULT LOGAN | 294 | 79,46% | 370 |
29º | FIAT DOBLÒ | 275 | 99,64% | 276 |
30º | HONDA HR-V | 267 | 7,90% | 3.381 |
31º | PEUGEOT 2008 | 267 | 86,13% | 310 |
32º | TOYOTA COROLLA | 247 | 8,20% | 3.014 |
33º | RENAULT SANDERO | 246 | 58,02% | 424 |
34º | VOLVO XC40 | 225 | 100,00% | 225 |
35º | TOYOTA YARIS HATCH | 218 | 20,06% | 1.087 |
36º | HYUNDAI CRETA | 204 | 3,71% | 5.492 |
37º | NISSAN LEAF | 192 | 100,00% | 192 |
38º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 191 | 39,79% | 480 |
39º | AUDI Q5 | 188 | 90,82% | 207 |
40º | HONDA CIVIC | 149 | 8,99% | 1.657 |
41º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 144 | 24,16% | 596 |
42º | HYUNDAI HB20S | 144 | 8,39% | 1.716 |
43º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 141 | 55,73% | 253 |
44º | TOYOTA COROLLA CROSS | 140 | 4,67% | 2.999 |
45º | VW FOX | 140 | 8,77% | 1.596 |
46º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 125 | 11,32% | 1.104 |
47º | VW POLO | 120 | 11,54% | 1.040 |
48º | TOYOTA YARIS SEDAN | 118 | 21,18% | 557 |
49º | NISSAN VERSA | 101 | 10,69% | 945 |
50º | SUBARU XV | 73 | 100,00% | 73 |
Entre os comerciais leves, a Fiat assegurou nova dobradinha, mas desta vez com a Strada (4.813) com uma vantagem bem maior em relação à Toro (3.737) – em setembro, foram apenas 90 unidades. Terceira colocada pelo 3º mês seguido, a Chevrolet S10 (3.272) teve quase 87% de seus emplacamentos fora do varejo. Sexta, a Toyota Hilux (1.104) foi a menos dependente da modalidade (29%).
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | OUT. 21 |
1º | FIAT STRADA | 4.813 | 78,52% | 6.130 |
2º | FIAT TORO | 3.737 | 72,05% | 5.187 |
3º | CHEVROLET S10 | 3.272 | 86,68% | 3.775 |
4º | VW SAVEIRO | 1.927 | 88,64% | 2.174 |
5º | FIAT FIORINO | 1.266 | 71,32% | 1.775 |
6º | TOYOTA HILUX | 1.104 | 28,95% | 3.814 |
7º | RENAULT MASTER | 746 | 78,28% | 953 |
8º | NISSAN FRONTIER | 489 | 47,20% | 1.036 |
9º | MITSUBISHI L200 | 417 | 41,37% | 1.008 |
10º | FIAT DOBLÒ | 204 | 99,51% | 205 |
11º | FIAT DUCATO | 192 | 65,53% | 293 |
12º | RENAULT DUSTER OROCH | 173 | 32,46% | 533 |
13º | VW AMAROK | 132 | 38,82% | 340 |
14º | CITROËN JUMPY | 118 | 43,38% | 272 |
15º | VW / MAN EXPRESS | 88 | 29,73% | 296 |
16º | PEUGEOT BOXER | 77 | 81,91% | 94 |
17º | PEUGEOT EXPERT | 58 | 21,97% | 264 |
18º | CITROËN JUMPER | 42 | 85,71% | 49 |
19º | PEUGEOT PARTNER | 38 | 74,51% | 51 |
20º | HYUNDAI HR | 33 | 12,31% | 268 |
21º | RAM 1500 | 32 | 96,97% | 33 |
22º | RAM 2500 | 31 | 100,00% | 31 |
23º | CHEVROLET MONTANA | 15 | 65,22% | 23 |
24º | IVECO DAILY 30-130 | 10 | 13,33% | 75 |
25º | FORD RANGER | 7 | 0,49% | 1.442 |
26º | IVECO DAILY | 6 | 85,71% | 7 |
27º | IVECO DAILY 35-150 | 5 | 2,92% | 171 |
28º | FORD F250 | 2 | 66,67% | 3 |