O mercado brasileiro amargou mais um mês de retração nas vendas de veículos novos em comparação com o mesmo período de 2020. Segundo os números oficiais de emplacamentos divulgados hoje (04/11) pela Fenabrave, foram registradas em outubro 150.079 unidades, 26,87% a menos do que há um ano. Em relação a setembro, que contou com um dia útil a mais, houve um crescimento de 5,44%.

O acumulado, de 1.619.905 unidades, supera em 7,72% o total dos dez primeiros meses do ano passado. Ainda assim, a crise global de abastecimento de componentes segue afetando o setor. “A demanda se mantém alta, por parte do consumidor, mas há segmentos em que a espera por um veículo pode levar meses, em função dos baixos estoques das Concessionárias”, afirmou Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade.

VW T-Cross 200 TSI MT - Teste
Chevrolet Tracker x VW T-Cross
Dianteira do Hyundai Creta Platinum 1.0T 2022

Apesar do acumulado positivo, há fatores que ainda preocupam. De acordo com Assumpção Júnior, “a recente alta nas taxas de juros e a possibilidade de novas elevações podem influenciar a decisão de compra por parte do consumidor e na oferta de crédito, que pode se tornar mais seletivo”. A normalização da produção, segundo o executivo, só deve ocorrer em meados de 2022.

Atrás da Volkswagen (25.999) até os últimos dias do mês, a Fiat (29.397) assegurou sua 10ª liderança consecutiva. Mesmo com a maior retração entre as 10 primeiras (-44%), a Chevrolet (19.091) repetiu o 3º lugar de setembro. A 231 unidades da Hyundai (13.463), a Jeep (13.232) superou a Toyota (12.679) para garantir presença no top 5.

Com um crescimento superior a 120%, a Caoa Chery ficou apenas uma unidade atrás da Nissan pelo 9º lugar (4.527 x 4.526) e agora está a apenas 747 unidades da Ford (1.737) – 13ª no mês – na disputa pela última posição no top 10 anual. Destaque também para a Peugeot (3.020), responsável pela maior evolução nos últimos doze meses (+141,6%).

Confira as marcas mais vendidas em outubro:

POS. 

MARCA 

TOTAL 2021 

OUT 21 (A) 

PART. 

SET 21 (B) 

OUT 20 (C) 

% VARIAÇÃO (A / B) 

% VARIAÇÃO (A / C) 

1º 

FIAT 

364.887 

29.397 

19,59% 

29.038 

38.326 

1,24% 

-23,30% 

2º 

VW 

252.926 

25.999 

17,32% 

20.683 

34.288 

25,70% 

-24,17% 

3º 

CHEVROLET 

180.010 

19.091 

12,72% 

17.983 

34.074 

6,16% 

-43,97% 

4º 

HYUNDAI 

153.009 

13.463 

8,97% 

14.523 

17.054 

-7,30% 

-21,06% 

5º 

JEEP 

124.962 

13.232 

8,82% 

11.407 

12.218 

16,00% 

8,30% 

6º 

TOYOTA 

139.801 

12.679 

8,45% 

12.562 

13.624 

0,93% 

-6,94% 

7º 

RENAULT 

103.727 

7.537 

5,02% 

5.697 

13.319 

32,30% 

-43,41% 

8º 

HONDA 

68.513 

6.588 

4,39% 

7.685 

9.419 

-14,27% 

-30,06% 

9º 

NISSAN 

52.613 

4.527 

3,02% 

4.844 

5.835 

-6,54% 

-22,42% 

10º 

CAOA CHERY 

32.365 

4.526 

3,02% 

4.036 

1.997 

12,14% 

126,64% 

11º 

PEUGEOT 

22.997 

3.020 

2,01% 

2.475 

1.250 

22,02% 

141,60% 

12º 

CITROËN 

17.507 

1.881 

1,25% 

1.861 

1.050 

1,07% 

79,14% 

13º 

FORD 

33.112 

1.737 

1,16% 

1.621 

14.311 

7,16% 

-87,86% 

14º 

MITSUBISHI 

16.595 

1.530 

1,02% 

1.959 

1.931 

-21,90% 

-20,77% 

15º 

BMW 

12.165 

1.181 

0,79% 

1.456 

1.150 

-18,89% 

2,70% 

16º 

VOLVO 

6.683 

635 

0,42% 

728 

932 

-12,77% 

-31,87% 

17º 

AUDI 

5.315 

505 

0,34% 

625 

858 

-19,20% 

-41,14% 

18º 

KIA 

4.130 

404 

0,27% 

496 

688 

-18,55% 

-41,28% 

19º 

LAND ROVER 

4.029 

296 

0,20% 

383 

262 

-22,72% 

12,98% 

20º 

VW / MAN 

2.959 

296 

0,20% 

311 

338 

-4,82% 

-12,43% 

21º 

MERCEDES-BENZ 

6.067 

273 

0,18% 

405 

811 

-32,59% 

-66,34% 

22º 

IVECO 

2.686 

253 

0,17% 

267 

314 

-5,24% 

-19,43% 

23º 

PORSCHE 

2.786 

177 

0,12% 

259 

186 

-31,66% 

-4,84% 

24º 

RAM 

2.687 

64 

0,04% 

180 

29 

-64,44% 

120,69% 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

TOTAL 

1.619.905 

150.079 

100,00% 

142.339 

205.217 

5,44% 

-26,87% 

Fonte: Fenabrave

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