Um dos símbolos do luxo da Jaguar Land Rover, o Land Rover Range Rover chega à sua quinta geração. O SUV mostra um design familiar na frente, mas muda completamente em outros ângulos, além de apostar ainda mais em tecnologia e também na eletrificação, dando mais um passo nos planos da empresa de oferecer mais elétricos e híbridos no futuro.

Construído com a plataforma MLA-Flex, uma nova arquitetura preparada para servir de base tanto para carros com motores a combustão quanto com sistemas híbridos plug-in e até elétricos. O Land Rover Range Rover 2022 aproveitará esta plataforma para ser oferecido nas versões de entre-eixos curto e longo. Dependendo da versão escolhida e da preferência do cliente, pode ter quatro, cinco ou sete assentos.

O design do novo Range Rover é uma evolução da identidade visual já bem estabelecida, mas que simplifica alguns pontos. Isso faz com que pareça mais suave, como na borda arredondada da porta misturando-se com o vidro em uma transição fluída. Estes pequenos toques também ajudam na aerodinâmica, reduzindo o arrasto para 0,30.

Galeria: Land Rover Range Rover 2022

A nova geração do SUV utiliza uma suspensão pneumática adaptativa com um eixo traseiro multilink de cinco braços, usando o sistema de navegação por GPS para antecipar informações sobre a rua no trajeto e fazer os ajustes necessários. Também opera com o controle de cruzeiro adaptativo e assistente de condução para suavizar tudo baseado no que o sistema estiver fazendo.

Ainda traz barra antirrolagem ativa controlada eletronicamente para manter a carroceria estável. A Land Rover diz que reage mais rapidamente do que um sistema hidráulico e que pode aplicar até 142,7 kgfm de torque contra a carroceria para mantê-la nivelada.

O novo Range Rover recebeu esterçamento nas quatro rodas, capaz de mover as rodas traseiras eletricamente em até 7,3° para melhorar a manobrabilidade e dirigibilidade do utilitário. Este sistema permite que o carro tenha um diâmetro de giro menor que 11 metros.

Land Rover Range Rover (2022)
Land Rover Range Rover (2022)
Land Rover Range Rover (2022)

Na Europa, os clientes terão várias opções de motorização, incluindo duas híbridas plug-in, três a gasolina e três abastecidas com diesel. Em alguns mercados, como nos EUA, esta oferta será reduzida para somente dois motores no lançamento. A Land Rover ainda confirma que trabalha em uma versão totalmente elétrica para 2024. Todos contam com tração integral e diferencial traseiro blocante para equilibrar a distribuição do torque.

As versões híbridas plug-in combinam o 3.0 de seis cilindros a gasolina e um conjunto de baterias de 38,2 kWh, com um motor elétrico de 143 cv integrado à transmissão. O P510e PHEV entregará 510 cv, enquanto o P440e conta com 440 cv, ambas com uma autonomia elétrica de 100 km. As opções básicas terão o 3.0 com um sistema híbrido-leve de 48V, nas versões de 360 cv e 400 cv. A mais cara a gasolina terá o 4.4 V8 de 523 cv. Já as opções a diesel são compostas pelo 3.0 de seis cilindros MHEV, nas potências de 250 cv, 300 cv e 350 cv.

Por dentro, há um painel de instrumentos com tela digital de 13,7" e uma central multimídia de 13,1". Quem viajar nos bancos de trás poderá aproveitar um par de displays de 11,4" montadas nos encostos de cabeça dianteiros. Caso o cliente compre o carro na versão de quatro assentos, ainda terá uma tela sensível ao toque de 8" no apoio de braço central.

Além de ser robusto como todo carro da marca, o Range Rover precisa ser luxuoso. Para isso, recebeu um sistema de som de 1.600 watts da Meridian Signature Sound System com 35 alto-falantes na versão Autobiography, contando com cancelamento de ruído. A Land Rover até colocou um par de alto-falates de 20 watts em cada um dos quatro apoios de cabeça, criando um efeito similar aos fones de ouvido mais tecnológicos.

O SUV premium estará disponível nas versões SE, HSE, Autobiography e SV. Também contará com uma série First Edition baseada na Autobiography que ganha a pintura dourada Sunset, como na galeria acima.

A Jaguar Land Rover já confirma a chegada do novo Range Rover 2022 para o ano que vem no Brasil. Desembarcará inicialmente na versão First Edition, com os motores 4.4 V8 biturbo a gasolina de 523 cv e o 3.0 diesel de 350 cv.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com