Há pouco mais de um ano, a Jaguar Land Rover acusou o Grupo Volkswagen de usar sua tecnologia de off-road sem autorização. A fabricante inglesa até entrou com um processo contra o grupo alemão, pedindo a interrupção das vendas de diversos carros como Lamborghini Urus, Porsche Cayenne, Volkswagen Tiguan e uma série de modelos da Audi como o Q5 - todos supostamente usando o sistema patenteado da JLR.

O caso chegou ao fim, como revela o Automotive News. O site afirma que a Jaguar Land Rover e a Volkswagen chegar a um acordo, embora os detalhes não sejam conhecidos. Aparentemente, este acordo foi feito bem a tempo, pois o julgamento estava previsto para começar na semana seguinte. A agência Bloomberg, no entanto, diz que a JLR pode receber até US$ 200 milhões por ano pelo uso indevido da tecnologia em diversos carros.

Galeria: Land Rover Defender 90 2021 - Avaliação

Caso não tenha visto a notícia original, a JLR acusa o Grupo Volkswagen de usar o sistema patenteado Terrain Response, que ajusta o carro com o girar de um botão. O sistema permite que os motoristas selecionem modos como "Areia", "Pedra" ou "Lama" e o software mudará o ajuste da frenagem, resposta do acelerador, trocas de marchas, entre outros.

É um sistema bem conhecido, que equipa vários modelos da Land Rover e da Jaguar, como o F-Pace. A Jaguar Land Rover inclusive chegou a pedir pela proibicação da venda dos carros do Grupo Volkswagen com algo semelhante pois esta seria "uma função da Land Rover e apenas da Land Rover."

A VW não é a única na mira da JLR pelo uso da tecnologia. Em 2018, a fabricante britânica entrou com um processo contra a Bentley pelo mesmo motivo, acusando a empresa de uso indevido de patente no Bentayga. Neste caso, não houve nenhum acordo e o julgamento deve iniciar em fevereiro do ano que vem.

O Grupo Volkswagen não quis comentar sobre o caso, enquanto a Jaguar Land Rover não divulgou nenhum comunicado a respeito do assunto.

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