Levantamento realizado recentemente pela Ituran, empresa de rastreamento veicular, revela informações importantes sobre os índices de roubos e furtos de veículos no estado de São Paulo. Em particular, os dados detalham o segmento de SUVs e mostram os 10 modelos mais visados pelos criminosos no período de janeiro a agosto deste ano.

Ao todo, foram registradas 2.988 ocorrências em todo o estado, sendo a maioria de carros com dois a cinco anos de fabricação (31,5% do total). Na sequência, a lista aumenta com os SUVs com cinco a dez anos de lançamento (27,3%), enquanto modelos produzidos até dois anos atrás aparecem logo depois, com 20,1%.

Honda HR-V x Hyundai Creta x VW T-Cross

"Carros com mais de cinco anos de idade representam mais de 70% dos roubos ou furtos. Isso acontece porque esses são os automóveis com maior demanda por peças no mercado paralelo. O número de furtos também é muito maior do que o de roubos, porque é um crime muito mais ameno no Código Penal e mais difícil de se provar. Os criminosos só roubam, ou seja, usam violência, para levar veículos que não podem ser furtados, devido a tecnologias antifurto”, explica Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran.

O maior número de ocorrências é registrado em São Paulo, capital, seguida por cidades como Santo André, São Bernardo, Campinas, Guarulhos, Diadema, Itaquaquecetuba, Osasco, Mauá, Ribeirão Preto e São Caetano do Sul.

Lista de SUVs mais roubados de SP:

Veículos Roubo ou Furto
Ford EcoSport 537 unidades
Hyundai Tucson 317 unidades
Jeep Renegade 315 unidades
Honda HR-V 259 unidades
Jeep Compass 196 unidades
Renault Duster 170 unidades
Volkwagen T-Cross 169 unidades
Hyundai Creta 167 unidades
Nissan Kicks 161 unidades
Chevrolet Tracker 114 unidades
Envie seu flagra! flagra@motor1.com