Apresentada no mês de junho para as variantes convencionais, a reestilização do Dacia Duster acaba de chegar às configurações comerciais do SUV. No Reino Unido, a versão sugestivamente chamada de Commercial estreia localmente com retoques no visual e atualizações na lista de equipamentos. O foco, porém, segue o mesmo: transporte de cargas e vendas direcionadas especialmente para pequenas empresas, frotistas e autônomos.

Na dianteira, o facelift inclui faróis com novo arranjo interno de luzes e assinatura em LED em forma de "Y" (nova marca registrada dos lançamentos da Dacia). Atrás, as lanternas - que até então eram comparadas às do Jeep Renegade - ganharam nova iluminação e gráficos com efeito diferenciado. Por dentro, o painel passou por modificações para receber a nova central multimídia com tela sensível ao toque de 8". Por fim, novas rodas completam o pacote.

Galeria: Dacia Duster Commercial 2021

Com apenas dois lugares na frente, o Duster Commercial tem amplo espaço para transportar cargas na parte traseira. A Dacia garante área de carga de 1.623 litros, o que representa 1.178 litros a mais do que o modelo padrão, que acomoda 445 litros e leva 5 passageiros. 

A lista de itens de série no acabamento Essential inclui frenagem automática de emergência, controle de estabilidade, piloto automático, conectividade Bluetooth, entrada USB, controles de áudio no volante, rodas de aço, rack de teto e luzes diurnas. O modelo Comfort acrescenta central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, faróis de neblina, rodas de liga-leve e detalhes na cor da carroceria.

Sob o capô, a oferta de motores é variada. A gasolina, o cliente pode optar pelo 1.0 turbo de 90 cv ou pelo 1.3 turbo de 130 cv ou 150 cv. A diesel, é oferecido um 1.5 com 115 cv. Tração 4x4 é item opcional.

Duster turbo no Brasil

Por aqui, o movo otor 1.3 turbo da Renault acaba de estrear no Captur reestilizado. Será usado em outros veículos nacionais da marca, especialmente o Duster (que já roda em testes com a novidade) e a picape Oroch. O lançamento não deve demorar para acontecer. Já o facelift, como visto na versão Dacia, ainda não tem data para chegar.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com