Em dezembro de 2019, Elon Musk passou um perrengue na apresentação da Cybertruck. O conceito da primeira picape da Tesla deveria ter vidros a prova de bala, mas não resistiu ao arremesso de uma bola de metal. Porém, a carroceria bizarra da caminhonete elétrica deu o que falar.

Mesclando linhas angulares com a carroceria de aço escovado, como em um DeLorean, a Tesla Cybertruck parecia pertencer mais a um jogo de videogame ou desenho animado do que a um veículo de produção. Porém, a ousadia da empresa de Elon Musk despertou o interesse de designers no mundo todo.

Entre eles estão Ash Thorpe e Carlos Corolosponge. A dupla divulgou um conceito de como seria uma motocicleta elétrica da Tesla inspirada pelas linhas "de outro mundo" da Cybertruck. O resultado foi chamado de "The Sokudo", nome quase tão bizarro quandoo a própria picape elétrica da empresa norte-americana.

A criação dos designers aparenta ser construída com alto uso de fibra de carbono, incluindo as carenagens, chassi e peças de suspensão. As únicas coisas convencionais na Sokudo e que podem ser reconhecidas são os pneus lisos da Michelin. Os discos de freio na dianteira também têm um tamanho exagerado. O assento e a posição relativa das pedaleiras não parecem oferecer uma ergonomia apropriada para um piloto humano.

Tudo bem que ainda se trata apenas de um protótipo e que nem foi feito pela própria Tesla, mas muitos elementos estão ausentes. Os manetes de freio e embreagem, por exemplo, estão conectados a nada. A moto também não conta com iluminação ou painel de instrumentos. O mais estranho, porém, é a ausência da balança traseira, uma vez que a ligação da roda com o chassi parece ser feita por meio de uma barra sólida de fibra de carbono. Mas o amortecedor traseiro ainda está lá.

Embora este conceito crie uma discussão interessante, pode levar alguns anos até que a Tesla entre no mundo das duas rodas. Dito isso, e com mais refinamentos, uma motocicleta elétrica Tesla poderia ser muito interessante, para dizer o mínimo. Se alguns dos elementos deste conceito forem repensados para levar um piloto real e não um robô, seria uma motocicleta muito mais interessante.

The Sokudo moto elétrica conceito da Tesla
Envie seu flagra! flagra@motor1.com