O Apple Car é o projeto que se recusa a morrer. Em uma nova declaração um tanto cautelosa, o CEO da empresa, Tim Cook, indica que ainda está acontecendo algum desenvolvimento sobre isso.

"A autonomia em si é uma tecnologia central, na minha opinião. Se você der um passo para trás, o carro, de várias maneiras, é um robô. Um carro autônomo é um robô. Portanto, há muitas coisas que você pode fazer com autonomia. E veremos o que a Apple faz ", disse Cook no podcast do Sway, segundo relatou o canal CNBC.

Galeria: Apple Car - Projeção

Especificamente em relação ao carro, Cook não descartou completamente as possibilidades de desenvolvimento do projeto, mas também não deu nenhuma confirmação. “Investigamos muitas coisas internamente. E muitas delas nunca verão a luz do dia. Não estou dizendo que não”, disse ele durante a entrevista.

As declarações de Cook incitam que pode haver esperança para o Apple Car e, com base na última citação, parece que a empresa está mais interessada em desenvolver tecnologia autônoma em vez de projetar um veículo completo. A criação de um carro da marca foi uma das ideias de Steve Jobs, que teria começado a pensar a respeito em 2008, mas sua morte em 2011 fez com que o projeto nunca fosse definido.

Houve uma enxurrada de novas informações sobre a Apple trabalhando em seu projeto automotivo no início deste ano. Os relatórios iniciais eram de que a gigante da tecnologia e a Hyundai estavam perto de um acordo, mas as negociações fracassaram. A questão era sobre haver uma suposta preocupação entre os executivos da montadora sul-coreana de que ela seria apenas uma fornecedora da Apple, ao invés de formarem uma real parceria.

Pouco depois do término do acordo com a Hyundai, surgiram rumores sobre a Apple e a Nissan estarem trabalhando juntas no projeto. O problema era basicamente o mesmo, no entanto. A empresa de tecnologia queria que a montadora construísse o carro sem a marca Nissan.

"Podemos fazer [uma] parceria, mas isso é para adaptar seus serviços ao nosso produto, não vice-versa", disse Ashwani Gupta, diretor de operações da Nissan, ao Financial Times a respeito das negociações. "Temos a satisfação dos nossos próprios clientes, que vêm dos carros. De jeito nenhum vamos mudar a forma como fabricamos carros."

Há suposições de que ainda há uma pequena equipe dentro da Apple trabalhando no projeto do carro. Vários ex-engenheiros da Tesla estão supostamente entre as pessoas que estão fazendo o desenvolvimento, e o objetivo é ter um veículo totalmente funcional, pronto para ser vendido em cinco a sete anos. 

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com