Apple ainda não descarta projeto de carro, revela CEO Tim Cook
Há suposições de que a empresa ainda esteja se empenhando em desenvolver um veículo elétrico autônomo.
O Apple Car é o projeto que se recusa a morrer. Em uma nova declaração um tanto cautelosa, o CEO da empresa, Tim Cook, indica que ainda está acontecendo algum desenvolvimento sobre isso.
"A autonomia em si é uma tecnologia central, na minha opinião. Se você der um passo para trás, o carro, de várias maneiras, é um robô. Um carro autônomo é um robô. Portanto, há muitas coisas que você pode fazer com autonomia. E veremos o que a Apple faz ", disse Cook no podcast do Sway, segundo relatou o canal CNBC.
Galeria: Apple Car - Projeção
Especificamente em relação ao carro, Cook não descartou completamente as possibilidades de desenvolvimento do projeto, mas também não deu nenhuma confirmação. “Investigamos muitas coisas internamente. E muitas delas nunca verão a luz do dia. Não estou dizendo que não”, disse ele durante a entrevista.
As declarações de Cook incitam que pode haver esperança para o Apple Car e, com base na última citação, parece que a empresa está mais interessada em desenvolver tecnologia autônoma em vez de projetar um veículo completo. A criação de um carro da marca foi uma das ideias de Steve Jobs, que teria começado a pensar a respeito em 2008, mas sua morte em 2011 fez com que o projeto nunca fosse definido.
Houve uma enxurrada de novas informações sobre a Apple trabalhando em seu projeto automotivo no início deste ano. Os relatórios iniciais eram de que a gigante da tecnologia e a Hyundai estavam perto de um acordo, mas as negociações fracassaram. A questão era sobre haver uma suposta preocupação entre os executivos da montadora sul-coreana de que ela seria apenas uma fornecedora da Apple, ao invés de formarem uma real parceria.
Pouco depois do término do acordo com a Hyundai, surgiram rumores sobre a Apple e a Nissan estarem trabalhando juntas no projeto. O problema era basicamente o mesmo, no entanto. A empresa de tecnologia queria que a montadora construísse o carro sem a marca Nissan.
"Podemos fazer [uma] parceria, mas isso é para adaptar seus serviços ao nosso produto, não vice-versa", disse Ashwani Gupta, diretor de operações da Nissan, ao Financial Times a respeito das negociações. "Temos a satisfação dos nossos próprios clientes, que vêm dos carros. De jeito nenhum vamos mudar a forma como fabricamos carros."
Há suposições de que ainda há uma pequena equipe dentro da Apple trabalhando no projeto do carro. Vários ex-engenheiros da Tesla estão supostamente entre as pessoas que estão fazendo o desenvolvimento, e o objetivo é ter um veículo totalmente funcional, pronto para ser vendido em cinco a sete anos.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: CNBC
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Semana Motor1.com: Ranger no Latin NCAP, a mentira do novo Celta e mais
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Com fim do Cactus, Citroen mata C4 no país; relembre história
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia