Apresentada no exterior há exatamente um ano, a nova geração da minivan Carnival, da Kia, acaba de desembarcar oficialmente no Brasil. Completamente reformulada, a novidade chega ao país importada da Coreia do Sul com pacote tecnológico completo e espaço suficiente para acomodar até 8 passageiros. A pegada SUV foi evidenciada na nova linhagem (a 4ª da história), com destaque para linhas mais agressivas, teto alto e carroceria mais angulada.

Internamente, o destaque vai para a adoção de materiais mais refinados no acabamento, ergonomia otimizada e ainda mais tecnologia embarcada. No painel, chama atenção o quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas interligado à central multimídia com tela de igual medida. "Esse display de tela dupla cria uma experiência de usuário panorâmica e widescreen", diz a marca.

Galeria: Kia Carnival 2021

No console, a alavanca de câmbio tradicional foi substituída por um botão giratório com tecnologia turn-by-wire, no qual os controles eletrônicos fazem todo o trabalho e não há necessidade de ligação mecânica entre a alavanca e a transmissão. A versão destinada ao Brasil acomoda até 8 pessoas, distribuídas em três fileiras de bancos. O acesso é facilitado pelas portas traseiras deslizantes com acionamento elétrico (recurso também disponível para a tampa do porta-malas).

As medidas gerais são de 5,15 metros de comprimento, 1,99 m de largura e 3,09 metros de distância entre-eixos. Com apenas a primeira fila de assentos em uso, a Carnival oferece espaço no porta-malas para até 2.905 litros. Já com as três fileiras em uso, ficam disponíveis 627 litros disponíveis para acomodação de bagagens (até as bordas superiores das costas dos bancos).

Kia Carnival 2021

Sob o capô, a versão para o Brasil é equipada com motor 3.5 V6 aspirado de 272 cv e 33,85 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de 8 marchas. Dados de fábrica indicam capacidade para rebocar até 1.587 kg, o suficientes para puxar carretinhas de jet-ski ou um pequeno trailer, por exemplo. O sistema de suspensão passou por um profundo aperfeiçoamento, entregando agora resultados ainda melhores me termos de conforto e estabilidade.

No quesito segurança, o pacote inclui 7 airbags, assistente para prevenção de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres, ciclistas e cruzamentos; assistente ativo para prevenção de colisão por ponto cego incluindo saídas paralelas; monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos; assistente de farol alto; piloto automático adaptativo; assistente  de centralização na faixa de rodagem e câmeras de visão 360°.

A garantia de fábrica é de 5 anos ou 100 mil km. Em versão única, a nova Carnival tem preço sugerido de R$ 479.990. Para a carroceria, estão disponíveis 7 opções de cores - branco neve perolizado, cinza pantera metálico, preto aurora perolizado, azul profundo metálico, azul astral, prata cerâmica metálico e vermelho chama metálico. Para a cabine, são 3 combinações de cores: preto com cinza, preto com marrom ou preto com bege.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com