À venda no mercado brasileiro desde agosto de 2021, a atual geração da minivan Kia Carnival teve suas vendas suspensas temporariamente. O modelo sofria com as vendas baixas do segmento (diretamente afetado pelo avanço dos SUVs) e já não aparece mais no site oficial da empresa. O mesmo aconteceu recentemente com o sedã Cerato.

Procurada por Motor1.com, a Kia confirmou a movimentação, afirmando que não possui estoque para atender novos pedidos e que aguarda por novas unidades. "No momento, a Carnival está indisponível para comercialização no Brasil, mas pretendemos normalizar a oferta o mais breve possível", disse a assessoria.

“Tão logo volte à normalidade de produção e distribuição, a Carnival voltará a ser comercializada no Brasil. Infelizmente não podemos contar com o modelo, único da categoria, destinado a oito ocupantes, no mercado interno, já que tem excelente aceitação por parte do consumidor brasileiro. A procura é muito grande. Isso mostra o quanto a Carnival é considerada na decisão de compra. Breve, recolocaremos a minivan em nosso portfólio no site da empresa”, esclarece José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.

A Carnival vinha ao Brasil importada da Coreia do Sul e sempre em única versão de acabamento. As medidas gerais incluíam 5,15 metros de comprimento, 1,99 m de largura e 3,09 metros de distância entre-eixos. Com apenas a primeira fila de assentos em uso, a Carnival oferecia espaço no porta-malas para até 2.905 litros. Já com as três fileiras em uso, ficavam disponíveis 627 litros disponíveis para acomodação de bagagens (até as bordas superiores das costas dos bancos).

Sob o capô, a versão para o Brasil tinha motor 3.5 V6 aspirado de 272 cv e 33,85 kgfm de torque. O câmbio era sempre automático de 8 marchas. Dados de fábrica indicavam capacidade para rebocar até 1.587 kg, o suficiente para puxar carretinhas de jet-ski ou um pequeno trailer, por exemplo.

Entre os equipamentos, havia 7 airbags, assistente para prevenção de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres, ciclistas e cruzamentos; assistente ativo para prevenção de colisão por ponto cego incluindo saídas paralelas; monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos; assistente de farol alto; piloto automático adaptativo, câmeras de visão 360° e outros.

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