Revelado mundialmente há pouco mais de um ano, o novo Kia Carnival está no Brasil. A quarta geração da minivan, que ganhou um estilo mais próximo de um SUV e desenho um tanto mais ousado, já aparece no país em uma concessionária da marca sul-coreana no Rio de Janeiro (RJ). A Carnival 2022 está sendo anunciada por R$ 479.990, preço confirmado pela Kia no dia seguinte (5/8) da data de publicação desta nota.

As fotos são do Anderson com o perfil @andersoncavalliereprofissional no Instagram, colaborador na loja Kia localizada na capital carioca. As imagens mostram com detalhes a nova geração da minivan, que ostenta um visual bem mais imponente, com destaque para a grade dianteira “focinho de tigre” com a porção interna recuada e os faróis mais afilados e com luzes diurnas de LED que descem pela grade. O destaque na lateral fica para terceira coluna em prata (frisos na mesma cor percorrem o vidro traseiro) que lembra uma barbatana de tubarão, enquanto na traseira chama a atenção a lanterna inteiriça que atravessa toda a tampa do porta-malas.

Galeria: Kia Carnival 2022 - concessionária

As medidas gerais da nova Carnival são de 5,15 metros de comprimento, 1,99 m de largura e 3,09 metros de distância entre-eixos, o que garante bastante espaço interno. E por falar na cabine, a minivan conta com melhores materiais de acabamento, além de melhor ergonomia. O painel é formado por uma tela de 12,3 polegadas totalmente digital, que se une a tela da central multimídia logo ao lado – solução parecida ao visto em modelos mais recentes da Mercedes-Benz.

No console, a alavanca de câmbio tradicional foi substituída por um botão giratório com tecnologia turn-by-wire, no qual os controles eletrônicos fazem todo o trabalho, ou seja, não há ligação mecânica entre a alavanca e a transmissão. Nas fotos, ainda é possível ver que a minivan comercializada no Brasil veio na versão com espaço para 8 passageiros – em outros mercados há opção para até 11 ocupantes e até versão de luxo com massagem para os pés.

Equipamentos de assistência a  condução devem equipar o modelo vendido no Brasil, com destaque para o assistente de faixa, detector de pontos cegos e sistema anti-colisão frontal com detecção de carros, ciclistas e pedestres. Direção semi-autônoma e o dispositivo Safe Exit Assist, que evita que as portas traseiras deslizantes se abram caso um carro esteja se aproximando por trás, também deve aparecer no pacote.

A minivan sul-coreana tem como opção em outros mercados o mesmo motor do SUV Telluride, um V6 turbo 3.5 GDI de 294 cv e 36,2 kgfm de torque, que envia sua força para as rodas dianteiras. Mas para o Brasil a Kia confirmou a variante aspirada deste propulsor, que rende 272 cv e 33,85 kgfm de torque. Lá fora ainda tem um 2.2 turbodiesel de 202 cv. A operação é feita por uma transmissão automática de 8 marchas. A minivan tem capacidade para rebocar até 1.587 kg, sendo útil para levar carretinhas de jet-ski, um pequeno trailer, entre outros.

Procurada por Motor1.com, a representante da Kia no Brasil afirmou que as primeiras unidades que aparecem nas concessionárias fazem parte de um primeiro lote pequeno e que um segundo lote da minivan está encomendado. Quando chegar as demais unidades, é que o lançamento oficial da nova Carnival (antes chamada de Grand Carnival) será feito no Brasil, algo que não deverá demorar mais do que alguns semanas.

Agradecimentos ao leitor Pedro Lima pela dica.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com