A estratégia de oferecer veículos relativamente baratos com design inspirado em modelos europeus de grande sucesso é recorrente entre montadoras chinesas. A Changan, por exemplo, comercializa em mercados asiáticos o SUV Uni-K, que tem como grande destaque do design a traseira semelhante à do Porsche Cayenne Coupé.

Naturalmente, as linhas não foram copiadas na literalidade e trazem algumas diferenças em relação original alemão. A essência, porém, é a mesma: terceira luz de freio integrada no spoiler, caimento característico do teto, lanternas finas e interligadas e saídas de escapamento quádruplas (de tamanho bastante generoso no caso do chinês).

Galeria: Changan Uni-K 2021

De perfil, o Changan Uni-K também é bastante semelhante ao modelo alemão, especialmente no recorte das portas e arcos das rodas. Já na dianteira, o SUV finalmente adquire identidade própria. Nesse quesito, destaque para a grade frontal em “V” com efeito tridimensional, faróis estreitos e luzes diurnas em formato “Y” nas extremidades do para-choque. Nada a ver com a inconfundível frente do Cayenne Coupé.

Em termo dimensionais, o Uni-K é mais curto, estreito e alto que o Porsche. Ao todo, são 4,86 ​​metros de comprimento, 1,94 de largura e 1,70 metros de altura. Para efeito de comparação, o Cayenne Coupé tem 4,93 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,67 m de altura. Como elementos premium, destacam-se as rodas de liga leve de 21 polegadas e as maçanetas escamoteáveis.

Changan Uni-K 2021

Logicamente, o Uni-K não oferece motores V6 e V8 modernos como o Cayenne. Sob o capô, o humilde bloco 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina entrega 232 cv de potência e 39,7 kgfm de torque entre 1.900 e 3.300 rpm. O câmbio é automático de 8 marchas (nada de PDK ou Tiptronic Plus). A velocidade máxima é de 200 km/h, segundo dados de fábrica.

Na China, os preços começam em 157.900 yuans, o que equivale a pouco mais de R$ 130.000 numa conversão direta. A versão topo de gama é vendida por 188.900 yuan, cerca de R$ 157.000. No Brasil, o Cayenne Coupé mais barato custa R$ 619.000 e o mais caro alcança R$ 1.199.141. Você compraria o genérico?

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com