Toda vez que falamos em Porsche, o primeiro carro que as pessoas pensam é no 911 e, talvez, no Boxster ou Cayman. Mas a fabricante de Zuffenhausen teve de se adaptar para sobreviver lançando o Cayenne, seu primeiro SUV. Alvo de muitas críticas na época, hoje é inegável que foi a decisão correta, salvando a empresa de uma crise e possível falência. Agora, 18 anos depois, ele alcança a marca de 1 milhão de unidades produzidas.

Encorajada pelo sucesso do Boxster, lançado em 1996, o projeto "Colorado" nasceu com o objetivo de criar um veículo capaz de andar tanto no asfalto quanto na terra e com a performance que se espera de um Porsche. Naturalmente, a marca fez uma pesquisa de mercado antes de criar o veículo, perguntando aos clientes se ele gostariam de comprar um SUV deste tipo. Usando as respostas e analisando o segmento, o Cayenne logo foi aprovado pela diretoria.

Galeria: Porsche Cayenne GTS 2021

Enquanto o desenvolvimento inicial foi feito em Weissach (Alemanha), a Porsche não tinha capacidade de produzir um carro tão diferente dos seus esportivos de duas portas. Acabou alugando um complexo em Hemmingnen, que ficava na metade do caminho entre Zuffenhausen e Weissach. Desenvolvido sob o codinome "E1", o Cayenne original tinha que ser diferente do Touareg, irmão de projeto que a Volkswagen estava criando na mesma época.

A primeira geração do Cayenne chegou às concessionárias em 2022 e não precisou de muito tempo para virar o carro mais vendido da Porsche. Desde então, passou a ser feito em Bratislava (Eslováquia), onde é montado ao lado de outros SUVs com a mesma plataforma MLBEvo, como Volkswagen Touareg, Audi Q7 e Lamborghini Urus - apenas o Bentley Bentayga é feito em outro lugar, em Crewe (Inglaterra).

Porsche top 5 design concepts
Porsche top 5 design concepts

A linha do Cayenne cresceu muito nos seus 18 anos de vida, recebendo, por exemplo, uma versão cupê em 2019, seguindo a moda atual entre os SUVs. Esta variante já corresponde a 1/4 das vendas do Cayenne e a Porsche diz que ele anda diferente da versão normal, além de ter um teto inspirado no 911. Em um momento a marca chegou a criar um conceito Cabriolet bem peculiar, mas que nunca foi produzido.

Qual o futuro do Cayenne? Por enquanto, a Porsche só diz que o SUV ainda verá novos capítulos excitantes no futuro. Enquanto isso, este Cayenne GTS com pintura vermelha Carmine irá para um cliente alemão, celebrando uma importante marca na história do utilitário.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com