Lançado há 18 anos, ele logo virou o carro mais vendido da empresa

Toda vez que falamos em Porsche, o primeiro carro que as pessoas pensam é no 911 e, talvez, no Boxster ou Cayman. Mas a fabricante de Zuffenhausen teve de se adaptar para sobreviver lançando o Cayenne, seu primeiro SUV. Alvo de muitas críticas na época, hoje é inegável que foi a decisão correta, salvando a empresa de uma crise e possível falência. Agora, 18 anos depois, ele alcança a marca de 1 milhão de unidades produzidas.

Encorajada pelo sucesso do Boxster, lançado em 1996, o projeto "Colorado" nasceu com o objetivo de criar um veículo capaz de andar tanto no asfalto quanto na terra e com a performance que se espera de um Porsche. Naturalmente, a marca fez uma pesquisa de mercado antes de criar o veículo, perguntando aos clientes se ele gostariam de comprar um SUV deste tipo. Usando as respostas e analisando o segmento, o Cayenne logo foi aprovado pela diretoria.

Galeria: Porsche Cayenne GTS 2021

Enquanto o desenvolvimento inicial foi feito em Weissach (Alemanha), a Porsche não tinha capacidade de produzir um carro tão diferente dos seus esportivos de duas portas. Acabou alugando um complexo em Hemmingnen, que ficava na metade do caminho entre Zuffenhausen e Weissach. Desenvolvido sob o codinome "E1", o Cayenne original tinha que ser diferente do Touareg, irmão de projeto que a Volkswagen estava criando na mesma época.

A primeira geração do Cayenne chegou às concessionárias em 2022 e não precisou de muito tempo para virar o carro mais vendido da Porsche. Desde então, passou a ser feito em Bratislava (Eslováquia), onde é montado ao lado de outros SUVs com a mesma plataforma MLBEvo, como Volkswagen Touareg, Audi Q7 e Lamborghini Urus - apenas o Bentley Bentayga é feito em outro lugar, em Crewe (Inglaterra).

Porsche top 5 design concepts
Porsche top 5 design concepts

A linha do Cayenne cresceu muito nos seus 18 anos de vida, recebendo, por exemplo, uma versão cupê em 2019, seguindo a moda atual entre os SUVs. Esta variante já corresponde a 1/4 das vendas do Cayenne e a Porsche diz que ele anda diferente da versão normal, além de ter um teto inspirado no 911. Em um momento a marca chegou a criar um conceito Cabriolet bem peculiar, mas que nunca foi produzido.

Qual o futuro do Cayenne? Por enquanto, a Porsche só diz que o SUV ainda verá novos capítulos excitantes no futuro. Enquanto isso, este Cayenne GTS com pintura vermelha Carmine irá para um cliente alemão, celebrando uma importante marca na história do utilitário.