Para muitos veículos de alto luxo, o céu é o limite quando se trata de personalização. Mesmo assim, não é incomum que os compradores usem uma loja terceirizada para personalizar um veículo de acordo com sua preferência. Este Rolls-Royce Phantom foi apreendido pela alfândega italiana depois que foi revelado que parte do interior era revestida com o couro de um crocodilo em extinção.

Embora esta não seja a primeira vez que vimos um Phantom equipado com materiais raros (como este que utiliza peças de iates), nunca vimos nada parecido com isso. Em total contraste com essa monstruosidade, o uso de couro Hermès e madeira koa havaiana no painel é perfeitamente legal.

Galeria: Rolls-Royce Phantom com couro de crocodilo

Há rumores de que o Phantom com couro de crocodilo estava sendo importado da Rússia para a Itália. Sem ser detectado, estaria a caminho de uma concessionária de carros exóticos em Roma para ser revendido. O carro com interior pouco exótico foi fiscalizado e confiscado pela alfândega.

Obviamente, o novo interior foi adicionado por uma loja de reposição e não foi certificado pela Rolls-Royce. Além da aplicação e acabamento serem de baixa qualidade, o crocodilo é listado como uma espécie protegida pela Convenção de Washington sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES).

Ao contrário da crença popular, produtos podem ser legalmente fabricados utilizando couro de crocodilo e/ou jacaré. Isso requer um certificado de liberação da CITES para o material a ser usado nos 160 países sob sua jurisdição - incluindo a Itália. 

Os desdobramentos desta apreensão incluem um julgamento pelas autoridades italianas, o que pode resultar ao proprietário do veículo o pagamento de pesadas multas e provavelmente terá que remover o interior.

As informações sobre o desfecho do caso são limitadas, mas nós ficaríamos com o equipamento de couro original de fábrica disponível na Rolls-Royce. E você, o que achou deste interior?

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com