A Stellantis comemorou nesta terça-feira (25) a marca de 150 mil unidades produzidas do Fiat Cronos na fábrica de Ferreyra, em Córdoba, na Argentina. O sedã se tornou o modelo de maior sucesso da Fiat no país vizinho, principalmente após o acordo feito com o governo no qual prioriza a indústria automotiva nacional, tornando o Cronos o único veículo de passeio da Fiat disponível com venda direta, além das picapes Strada e Toro.

De janeiro a abril foram 15.683 unidades do Cronos licenciadas por lá, o que representa 10,1% de participação no mercado de automóveis e comerciais leves. Este número supera em quase 4.500 unidades o segundo colocado do ranking, mantendo o sedã como o carro mais vendido da Argentina nos primeiros quatro meses do ano. Além disso, a Stellantis também comemora o fato de que por 13 meses consecutivos o Cronos foi o sedã mais vendido no país.

No mês de abril deste ano, o Cronos liderou mais uma vez as vendas na Argentina, sendo responsável por mais de 70% das vendas da Fiat com 2.909 unidades. Embora seja um sucesso no país vizinho, o Cronos ainda patina aqui no Brasil.

Galeria: Fiat Cronos 2021 - Argentina

Um dos pontos que leva ao enfraquecimento no mercado brasileiro aqui é a disponibilidade da transmissão automática apenas com o motor 1.8 aspirado. Com o aumento na produção argentina, a quantidade de unidades exportadas para o Brasil deverá duplicar, podendo aumentar a competitividade do sedã em nosso mercado, caso a Fiat aplique preços mais atrativos.

Segundo o portal argentino CarsDrive, o sucesso de vendas foi fator crucial para a empresa italiana alcançar esta marca desde o lançamento do modelo, em março de 2018. Com o sucesso do Cronos por lá, a montadora estaria planejando dobrar o seu volume de produção. 

Fiat Cronos - 100 mil unidades

Em março, foram divulgadas informações sobre uma reunião com o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, na qual o presidente da Stellantis da América Latina, Antonio Filosa, disse que aumentará a produção e exportação do Fiat Cronos e Peugeot 208, ambos produzidos em Buenos Aires. As informações foram reveladas pelo próprio embaixador em suas redes sociais. 

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com