page ad skin

VW Up! elétrico é o grande destaque nas vendas de janeiro na Alemanha

Ainda na liderança, Golf perde quase metade das vendas em um ano

Volkswagen e-Up! 2020

O ano de 2021 começou pouco animador para o mercado automotivo alemão. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país mais rico da Europa, foram comercializados em janeiro 169.754 veículos novos, 31,1% a menos do que há um ano. Neste cenário, destaque para os modelos híbridos e elétricos, que já representam mais de 48% deste total (82.352).

Entre os modelos, o VW Golf (6.404) começou mais um ano à frente, mas abaixo dos 4% de participação e vendendo quase a metade de 2020. O pódio foi 100% da VW, aliás, com o Passat (5.253) e o Tiguan (4.784) na sequência. Vigésimo colocado em dezembro, o “velho” Mercedes Classe C (3.474) – a nova geração acaba de ser apresentada – subiu para o 4º lugar. Com leve alta (+3,6%), o Opel Corsa (3.345) completou o top 5.

VW Golf (2020) im Test
Opel Corsa-e - Avaliação

Opel ainda viu o Astra (2.997), 8º, crescer 7%. O grande destaque de janeiro, no entanto, foi um modelo em baixa e ameaçado no Brasil: com 2.615 unidades e impulsionado pela versão elétrica, o VW Upcresceu 40% no período e garantiu presença entre os 10 primeiros, algo cada vez mais raro nos últimos tempos.

No lado oposto, o Ford Focus (2.177) registrou uma das maiores retrações do top 50 (-60,4%). A marca norte-americana, no entanto, comemorou o bom desempenho dos SUVs / crossovers Kuga (2.613) e Puma (1.396), ambos com crescimentos acima dos 100%. Voltando à VW, o ID.3 (1.799), principal aposta da alemã, começou 2021 numa modesta 26ª posição. Situação ainda pior para o Polo (1.606), que amargou apenas o 30º lugar.

POS.

MODELO

JAN.2021

% MERCADO 2021

JAN.2020

% MERCADO 2020

% VARIAÇÃO 2021/2020

VW GOLF

6.404

3,8%

12.201

5,0%

-47,5%

VW PASSAT

5.253

3,1%

6.529

2,7%

-19,5%

VW TIGUAN

4.784

2,8%

7.123

2,9%

-32,8%

MERCEDES CLASSE C

3.474

2,0%

3.543

1,4%

-1,9%

OPEL CORSA

3.345

2,0%

3.228

1,3%

3,6%

SKODA OCTAVIA

3.314

2,0%

3.404

1,4%

-2,6%

BMW SÉRIE 3

3.145

1,9%

4.344

1,8%

-27,6%

OPEL ASTRA

2.997

1,8%

2.800

1,1%

7,0%

VW T-ROC

2.981

1,8%

3.785

1,5%

-21,2%

10º

VW UP

2.615

1,5%

1.866

0,8%

40,1%

11º

FORD KUGA

2.613

1,5%

1.207

0,5%

116,5%

12º

BMW X3

2.543

1,5%

2.358

1,0%

7,8%

13º

MERCEDES GLC

2.511

1,5%

4.038

1,6%

-37,8%

14º

VW TRANSPORTER

2.375

1,4%

1.972

0,8%

20,4%

15º

SEAT LEON 

2.341

1,4%

3.310

1,3%

-29,3%

16º

AUDI A4

2.251

1,3%

4.652

1,9%

-51,6%

17º

FORD FOCUS

2.177

1,3%

5.504

2,2%

-60,4%

18º

MERCEDES CLASSE A

2.062

1,2%

2.767

1,1%

-25,5%

19º

MERCEDES CLASSE E

2.058

1,2%

3.327

1,4%

-38,1%

20º

AUDI A6

2.039

1,2%

2.889

1,2%

-29,4%

21º

BMW SÉRIE 1

2.002

1,2%

2.671

1,1%

-25,0%

22º

BMW X1

1.944

1,1%

2.153

0,9%

-9,7%

23º

SKODA KAROQ

1.911

1,1%

1.610

0,7%

18,7%

24º

AUDI A3

1.841

1,1%

2.403

1,0%

-23,4%

25º

MINI

1.812

1,1%

3.095

1,3%

-41,5%

26º

VW ID.3

1.799

1,1%

0

0,0%

-

27º

HYUNDAI KONA

1.694

1,0%

1.663

0,7%

1,9%

28º

FIAT DUCATO

1.665

1,0%

1.501

0,6%

10,9%

29º

SEAT ATECA

1.658

1,0%

2.070

0,8%

-19,9%

30º

VW POLO

1.606

0,9%

4.425

1,8%

-63,7%

31º

VW T-CROSS

1.586

0,9%

2.566

1,0%

-38,2%

32º

BMW SÉRIE 2

1.537

0,9%

1.565

0,6%

-1,8%

33º

SKODA SUPERB

1.525

0,9%

1.680

0,7%

-9,2%

34º

SKODA KODIAQ

1.516

0,9%

1.979

0,8%

-23,4%

35º

OPEL CROSSLAND X

1.514

0,9%

1.437

0,6%

5,4%

36º

MERCEDES GLE

1.512

0,9%

1.572

0,6%

-3,8%

37º

RENAULT CAPTUR

1.460

0,9%

1.708

0,7%

-14,5%

38º

RENAULT TWINGO

1.433

0,8%

1.765

0,7%

-18,8%

39º

RENAULT CLIO

1.417

0,8%

2.535

1,0%

-44,1%

40º

BMW SÉRIE 5

1.406

0,8%

2.798

1,1%

-49,7%

41º

FORD PUMA

1.396

0,8%

694

0,3%

101,2%

42º

FIAT 500

1.374

0,8%

2.157

0,9%

-36,3%

43º

FORD FIESTA

1.374

0,8%

3.672

1,5%

-62,6%

44º

VW TOURAN

1.325

0,8%

2.392

1,0%

-44,6%

45º

MERCEDES CLA

1.283

0,8%

2.691

1,1%

-52,3%

46º

SMART FORTWO

1.271

0,7%

66

0,0%

1825,8%

47º

TOYOTA YARIS

1.238

0,7%

1.129

0,5%

9,7%

48º

AUDI Q5

1.195

0,7%

2.468

1,0%

-51,6%

49º

CUPRA FORMENTOR

1.191

0,7%

0

0,0%

-

50º

RENAULT ZOE

1.166

0,7%

1.798

0,7%

-35,2%

Ranking de marcas mais vendidas na Alemanha

Por marcas, a líder Volkswagen (34.189), embora em baixa de 30%, registrou incremento em sua participação de mercado (20,1%). Próxima dos 10% de market share, a BMW (16.479) há tempos não começava um ano tão perto da rival Mercedes (17.912) na disputa pela 2ª posição. No top 20, aliás, apenas Volvo (3.624) e Smart (1.833) tiveram números melhores do que há 12 meses.

Volkswagen e-Up! 2020

POS. 

MARCA 

JAN.2021 

% MERCADO 2021 

JAN.2020 

% MERCADO 2020 

% VARIAÇÃO 2021/2020 

 

VOLKSWAGEN 

34.189 

20,1% 

48.744 

19,8% 

-29,9% 

 

MERCEDES-BENZ 

17.912 

10,6% 

26.034 

10,6% 

-31,2% 

 

BMW 

16.479 

9,7% 

20.454 

8,3% 

-19,4% 

 

AUDI 

11.616 

6,8% 

22.066 

9,0% 

-47,4% 

 

SKODA 

11.382 

6,7% 

14.295 

5,8% 

-20,4% 

 

OPEL 

10.220 

6,0% 

12.279 

5,0% 

-16,8% 

 

FORD 

10.208 

6,0% 

17.335 

7,0% 

-41,1% 

 

RENAULT 

8.207 

4,8% 

9.936 

4,0% 

-17,4% 

 

SEAT 

8.044 

4,7% 

10.416 

4,2% 

-22,8% 

10º 

HYUNDAI 

4.194 

2,5% 

8.217 

3,3% 

-49,0% 

11º 

FIAT 

3.773 

2,2% 

4.428 

1,8% 

-14,8% 

12º 

TOYOTA  

3.626 

2,1% 

5.488 

2,2% 

-33,9% 

13º 

VOLVO 

3.624 

2,1% 

3.314 

1,3% 

9,4% 

14º 

PEUGEOT  

3.335 

2,0% 

5.135 

2,1% 

-35,1% 

15º 

KIA 

3.024 

1,8% 

4.617 

1,9% 

-34,5% 

16º 

CITROËN  

2.254 

1,3% 

4.898 

2,0% 

-54,0% 

17º 

NISSAN 

1.987 

1,2% 

2.983 

1,2% 

-33,4% 

18º 

PORSCHE 

1.933 

1,1% 

2.012 

0,8% 

-3,9% 

19º 

DACIA 

1.909 

1,1% 

3.810 

1,5% 

-49,9% 

20º 

SMART 

1.833 

1,1% 

108 

0,0% 

1597,2% 

... 

... 

... 

... 

... 

 

... 

 

TOTAL 

169.754 

100,0% 

246.300 

100,0% 

-31,1% 

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

FontesKBA / Best Selling Cars Blog

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários