O ano de 2021 começou pouco animador para o mercado automotivo alemão. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país mais rico da Europa, foram comercializados em janeiro 169.754 veículos novos, 31,1% a menos do que há um ano. Neste cenário, destaque para os modelos híbridos e elétricos, que já representam mais de 48% deste total (82.352).
Entre os modelos, o VW Golf (6.404) começou mais um ano à frente, mas abaixo dos 4% de participação e vendendo quase a metade de 2020. O pódio foi 100% da VW, aliás, com o Passat (5.253) e o Tiguan (4.784) na sequência. Vigésimo colocado em dezembro, o “velho” Mercedes Classe C (3.474) – a nova geração acaba de ser apresentada – subiu para o 4º lugar. Com leve alta (+3,6%), o Opel Corsa (3.345) completou o top 5.
A Opel ainda viu o Astra (2.997), 8º, crescer 7%. O grande destaque de janeiro, no entanto, foi um modelo em baixa e ameaçado no Brasil: com 2.615 unidades e impulsionado pela versão elétrica, o VW Up! cresceu 40% no período e garantiu presença entre os 10 primeiros, algo cada vez mais raro nos últimos tempos.
No lado oposto, o Ford Focus (2.177) registrou uma das maiores retrações do top 50 (-60,4%). A marca norte-americana, no entanto, comemorou o bom desempenho dos SUVs / crossovers Kuga (2.613) e Puma (1.396), ambos com crescimentos acima dos 100%. Voltando à VW, o ID.3 (1.799), principal aposta da alemã, começou 2021 numa modesta 26ª posição. Situação ainda pior para o Polo (1.606), que amargou apenas o 30º lugar.
POS. |
MODELO |
JAN.2021 |
% MERCADO 2021 |
JAN.2020 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW GOLF |
6.404 |
3,8% |
12.201 |
5,0% |
-47,5% |
2º |
VW PASSAT |
5.253 |
3,1% |
6.529 |
2,7% |
-19,5% |
3º |
VW TIGUAN |
4.784 |
2,8% |
7.123 |
2,9% |
-32,8% |
4º |
MERCEDES CLASSE C |
3.474 |
2,0% |
3.543 |
1,4% |
-1,9% |
5º |
OPEL CORSA |
3.345 |
2,0% |
3.228 |
1,3% |
3,6% |
6º |
SKODA OCTAVIA |
3.314 |
2,0% |
3.404 |
1,4% |
-2,6% |
7º |
BMW SÉRIE 3 |
3.145 |
1,9% |
4.344 |
1,8% |
-27,6% |
8º |
OPEL ASTRA |
2.997 |
1,8% |
2.800 |
1,1% |
7,0% |
9º |
VW T-ROC |
2.981 |
1,8% |
3.785 |
1,5% |
-21,2% |
10º |
VW UP |
2.615 |
1,5% |
1.866 |
0,8% |
40,1% |
11º |
FORD KUGA |
2.613 |
1,5% |
1.207 |
0,5% |
116,5% |
12º |
BMW X3 |
2.543 |
1,5% |
2.358 |
1,0% |
7,8% |
13º |
MERCEDES GLC |
2.511 |
1,5% |
4.038 |
1,6% |
-37,8% |
14º |
VW TRANSPORTER |
2.375 |
1,4% |
1.972 |
0,8% |
20,4% |
15º |
SEAT LEON |
2.341 |
1,4% |
3.310 |
1,3% |
-29,3% |
16º |
AUDI A4 |
2.251 |
1,3% |
4.652 |
1,9% |
-51,6% |
17º |
FORD FOCUS |
2.177 |
1,3% |
5.504 |
2,2% |
-60,4% |
18º |
MERCEDES CLASSE A |
2.062 |
1,2% |
2.767 |
1,1% |
-25,5% |
19º |
MERCEDES CLASSE E |
2.058 |
1,2% |
3.327 |
1,4% |
-38,1% |
20º |
AUDI A6 |
2.039 |
1,2% |
2.889 |
1,2% |
-29,4% |
21º |
BMW SÉRIE 1 |
2.002 |
1,2% |
2.671 |
1,1% |
-25,0% |
22º |
BMW X1 |
1.944 |
1,1% |
2.153 |
0,9% |
-9,7% |
23º |
SKODA KAROQ |
1.911 |
1,1% |
1.610 |
0,7% |
18,7% |
24º |
AUDI A3 |
1.841 |
1,1% |
2.403 |
1,0% |
-23,4% |
25º |
MINI |
1.812 |
1,1% |
3.095 |
1,3% |
-41,5% |
26º |
VW ID.3 |
1.799 |
1,1% |
0 |
0,0% |
- |
27º |
HYUNDAI KONA |
1.694 |
1,0% |
1.663 |
0,7% |
1,9% |
28º |
FIAT DUCATO |
1.665 |
1,0% |
1.501 |
0,6% |
10,9% |
29º |
SEAT ATECA |
1.658 |
1,0% |
2.070 |
0,8% |
-19,9% |
30º |
VW POLO |
1.606 |
0,9% |
4.425 |
1,8% |
-63,7% |
31º |
VW T-CROSS |
1.586 |
0,9% |
2.566 |
1,0% |
-38,2% |
32º |
BMW SÉRIE 2 |
1.537 |
0,9% |
1.565 |
0,6% |
-1,8% |
33º |
SKODA SUPERB |
1.525 |
0,9% |
1.680 |
0,7% |
-9,2% |
34º |
SKODA KODIAQ |
1.516 |
0,9% |
1.979 |
0,8% |
-23,4% |
35º |
OPEL CROSSLAND X |
1.514 |
0,9% |
1.437 |
0,6% |
5,4% |
36º |
MERCEDES GLE |
1.512 |
0,9% |
1.572 |
0,6% |
-3,8% |
37º |
RENAULT CAPTUR |
1.460 |
0,9% |
1.708 |
0,7% |
-14,5% |
38º |
RENAULT TWINGO |
1.433 |
0,8% |
1.765 |
0,7% |
-18,8% |
39º |
RENAULT CLIO |
1.417 |
0,8% |
2.535 |
1,0% |
-44,1% |
40º |
BMW SÉRIE 5 |
1.406 |
0,8% |
2.798 |
1,1% |
-49,7% |
41º |
FORD PUMA |
1.396 |
0,8% |
694 |
0,3% |
101,2% |
42º |
FIAT 500 |
1.374 |
0,8% |
2.157 |
0,9% |
-36,3% |
43º |
FORD FIESTA |
1.374 |
0,8% |
3.672 |
1,5% |
-62,6% |
44º |
VW TOURAN |
1.325 |
0,8% |
2.392 |
1,0% |
-44,6% |
45º |
MERCEDES CLA |
1.283 |
0,8% |
2.691 |
1,1% |
-52,3% |
46º |
SMART FORTWO |
1.271 |
0,7% |
66 |
0,0% |
1825,8% |
47º |
TOYOTA YARIS |
1.238 |
0,7% |
1.129 |
0,5% |
9,7% |
48º |
AUDI Q5 |
1.195 |
0,7% |
2.468 |
1,0% |
-51,6% |
49º |
CUPRA FORMENTOR |
1.191 |
0,7% |
0 |
0,0% |
- |
50º |
RENAULT ZOE |
1.166 |
0,7% |
1.798 |
0,7% |
-35,2% |
Por marcas, a líder Volkswagen (34.189), embora em baixa de 30%, registrou incremento em sua participação de mercado (20,1%). Próxima dos 10% de market share, a BMW (16.479) há tempos não começava um ano tão perto da rival Mercedes (17.912) na disputa pela 2ª posição. No top 20, aliás, apenas Volvo (3.624) e Smart (1.833) tiveram números melhores do que há 12 meses.
POS. |
MARCA |
JAN.2021 |
% MERCADO 2021 |
JAN.2020 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VOLKSWAGEN |
34.189 |
20,1% |
48.744 |
19,8% |
-29,9% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
17.912 |
10,6% |
26.034 |
10,6% |
-31,2% |
3º |
BMW |
16.479 |
9,7% |
20.454 |
8,3% |
-19,4% |
4º |
AUDI |
11.616 |
6,8% |
22.066 |
9,0% |
-47,4% |
5º |
SKODA |
11.382 |
6,7% |
14.295 |
5,8% |
-20,4% |
6º |
OPEL |
10.220 |
6,0% |
12.279 |
5,0% |
-16,8% |
7º |
FORD |
10.208 |
6,0% |
17.335 |
7,0% |
-41,1% |
8º |
RENAULT |
8.207 |
4,8% |
9.936 |
4,0% |
-17,4% |
9º |
SEAT |
8.044 |
4,7% |
10.416 |
4,2% |
-22,8% |
10º |
HYUNDAI |
4.194 |
2,5% |
8.217 |
3,3% |
-49,0% |
11º |
FIAT |
3.773 |
2,2% |
4.428 |
1,8% |
-14,8% |
12º |
TOYOTA |
3.626 |
2,1% |
5.488 |
2,2% |
-33,9% |
13º |
VOLVO |
3.624 |
2,1% |
3.314 |
1,3% |
9,4% |
14º |
PEUGEOT |
3.335 |
2,0% |
5.135 |
2,1% |
-35,1% |
15º |
KIA |
3.024 |
1,8% |
4.617 |
1,9% |
-34,5% |
16º |
CITROËN |
2.254 |
1,3% |
4.898 |
2,0% |
-54,0% |
17º |
NISSAN |
1.987 |
1,2% |
2.983 |
1,2% |
-33,4% |
18º |
PORSCHE |
1.933 |
1,1% |
2.012 |
0,8% |
-3,9% |
19º |
DACIA |
1.909 |
1,1% |
3.810 |
1,5% |
-49,9% |
20º |
SMART |
1.833 |
1,1% |
108 |
0,0% |
1597,2% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
TOTAL |
169.754 |
100,0% |
246.300 |
100,0% |
-31,1% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW up! sai de linha na Europa e será substituído por elétrico de R$ 100 mil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volkswagen Up! GTI começa a sair de linha na Europa sem deixar sucessor
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Alemanha em 2021: Em baixa, VW Golf completa 41 anos no topo
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Semana Motor1.com: Kwid 2023, Mobi 2022, Novo Classe C e mais