À venda no mercado europeu desde 2017, a icônica versão GTI do Volkswagen Up! não deve demorar para sair de linha em definitivo da região. Em entrevista concedida recentemente para a revista holandesa Top Gear, porta-voz da montadora prenunciou o fim do modelo e confirmou que a configuração não está mais disponível para encomendas. Em alguns países, como no Reino Unido, a oferta da variante já foi encerrada de vez.

A partir de agora, diz a fonte, a produção será tocada apenas para atender a demanda por unidades que já foram previamente reservadas. Dependendo do mercado, com sorte, ainda é possível encontrar exemplares em estoque. Porém, a despedida do esportivo do mercado é certa. Já as versões regulares e o elétrico e-up! permanecem à venda normalmente.

Desenvolvido como sucessor espiritual do Golf GTI original, de primeira geração, o Up! GTI é equipado com motor 1.0 TSI turbo de três cilindros com potência de 115 cv e torque de 20,4 kgfm de torque. Com peso de apenas 1.070 quilos, acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e alcança velocidade máxima de 196 km/h. O câmbio é sempre manual de 6 marchas, com escalonamento mais curto.

No visual, veste traje esportivo exclusivo, com direito a apliques vermelhos, rodas próprias, apêndices aerodinâmicos, aerofólio e rodas com desenho único, além de tratamento especial no interior com o típico tecido xadrez nos bancos. É vendido nas carrocerias de duas e quatro portas e nas cores vermelha, preta, branca ou prata.

Volkswagen up! GTI

O lançamento de um sucessor direto não está nos planos da Volkswagen, principalmente em razão da virada para eletrificação. No máximo, no futuro, o espaço de entrada será ocupado por modelos inéditos da linha ID, provavelmente ID.1 ou ID.2. Até mesmo o Polo de nova geração ainda não é certeza dentro da marca.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com