Ela era a única station da marca vendida por aqui. Era...

Oferecida no Brasil desde o final de 2018, a perua Volvo V60 acaba de ter sua importação encerrada para nosso mercado. Apontada sempre como uma das mais elegantes do segmento, a station deixa o mercado nacional por se distanciar da estratégia atual da marca, voltada para essencialmente para veículos eletrificados.

Na prática, a perua estava disponível apenas com motores a combustão e era o único modelo sem opção híbrida da marca no Brasil. Todos os demais - XC40, XC60, XC90, S90 e S60 - oferecem pelo menos uma variante eletrificada no catálogo. Falando em catálogo, a V60 já não aparece mais disponível no portfólio online da marca.

Galeria: Volvo V60 T5 (BR)

Antes de sair de linha, era oferecida sempre na versão T5 Momentum Drive-E com motor 2.0 quatro cilindros a gasolina capaz de entregar 254 cv e 35,7 kgfm de torque. O câmbio era automático de 8 marchas Geartronic. Dados de fábrica indicavam aceleração de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos (fez 7,4 s em nosso teste instrumentado) e máxima de 235 km/h.

Ainda segundo nossas medições, o consumo era de 8,4 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. No porta-malas havia espaço para carregar 529 litros de bagagem. As últimas unidades foram vendidas ao preço de R$ 225.950.

Agora, resta apenas a Audi A4 Avant e a Porsche Panamera Gran Turismo como representantes das peruas de luxo no Brasil. Mas, até quando?

Fotos: Mario Villaescusa/divulgação