Depois de um teaser oficial no mês passado e uma foto vazada nesta semana, o Mitsubishi Eclipse Cross 2022 enfim foi revelado oficialmente. O modelo reestilizado altera o design frontal de forma leve, porém resolve um ponto polêmico na traseira, retirando a barra que dividia o vidro e interligava as lanternas. O crossover ainda passa a contar com uma variante híbrida plug-in e começará a ser vendido no final do ano em alguns mercados.

O design frontal do Mitsubishi Eclipse Cross 2022 traz uma evolução do conceito "Dynamic Shield", com elementos vindos tanto do conceito e-Evotution quanto da minivan Xpander. Os faróis superiores ficaram menores, virando uma linha fina em LED, enquanto as luzes logo abaixo utilizam projetores, também de LED. A grade perde as duas linhas cromadas, adotando um acabamento totalmente preto. Por fim, o para-choque traz uma nova entrada de ar e uma imitação de skid plate dividida em três peças.

Galeria: Mitsubishi Eclipse Cross 2022

A atualização mais funcional do Eclipse Cross está na traseira. O vidro traseiro não é mais dividido, pois a fabricante retirou a peça que fazia a ligação entre as duas lanternas. Isso não só deixa o crossover com um design bem mais limpo e esguio, como melhor a visibilidade -  sem falar que fica muito mais bonito. As lanternas também foram alteradas, abraçando a lateral do vidro.

Mitsubishi Eclipse Cross 2022
Mitsubishi Eclipse Cross

Por dentro, o crossover ganhou um novo acabamento em preto e prata. O layout foi alterado levemente, posicionando a nova central multimídia com tela de 8" mais próxima do motorista e do passageiro. A Mitsubishi abandonou a ideia de deixar todos os controles da multimídia por toque, adotando controles físicos para o volume.

A motorização seguirá a mesma, com o 1.5 turbo de quatro cilindros, de 165 cv a 5.500 rpm e 25,5 kgfm a 2.000 rpm, trabalhando com a transmissão automática do tipo CVT simulando 8 marchas. A novidade é a adição de uma versão híbrida plug-in para alguns mercados, embora a fabricante não diga mais nada sobre esta mecânica neste momento.

Mitsubishi Eclipse Cross 2022

"Desde o dia em que começamos a repensar o novo Eclipse Cross, queríamos abordar uma atitude de melhor desempenho na estrada e eco-amigável, tudo com um estilo chamativo que levará este SUV para o próximo nível", explica Minoru Uehara, chefe de produto da Mitsubishi.

O Eclipse Cross 2022 será lançado primeiro na Austrália e Nova Zelândia, em novembro deste ano. Os demais mercados receberão o crossover a partir do 1º semestre de 2021, como Europa e Estados Unidos. Como o crossover é produzido em Catalão (GO), a mudança da versão brasileira dependerá do cronograma da HPE Automóveis, representante oficial da Mitsubishi no país. Como o veículo foi lançado em 2018, o mais provável é que a atualização seja feita no final de 2021 ou começo de 2022. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com