A nova Fiat Strada 2021 é um dos principais lançamentos do ano e deveria estar chegando às concessionárias agora no começo de abril. Porém, a apresentação foi adiada por conta da quarentena como parte dos esforços para combater o Covid-19 – a FCA até fechou suas fábricas no país. Só que, neste meio tempo, o pedido de registro de desenho foi finalizado e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) acabou revelando praticamente todos os detalhes visuais da picape compacta.

O registro feito pela Fiat-Chrysler mostra a nova Fiat Strada 2021 em quatro versões, todas com cabine dupla (a cabine simples deve aparecer em outro registro). As imagens mostram algumas das diferenças de equipamentos entre cada configuração. Por exemplo, temos imagens da variante de entrada, com rodas de aço, para-choque preto, sem faróis de neblina ou rack no teto.

Galeria: Fiat Strada 2021 - Imagens de registro

A versão seguinte já usa para-choques pintados, além de adotar rodas de liga leve e faróis de neblina. A terceira configuração aparece com repetidor de seta nos espelhos laterais e rodas maiores. E, por fim, a nova Strada topo de linha tem rodas com um design exclusivo, faróis de LED com iluminação diurna, rack no teto e apliques plásticos na parte de baixo das portas.

Ainda há alguns mistérios sobre a nova Strada. O interior da picape compacta, por exemplo, ainda não foi revelado oficialmente. Fontes dizem que combina elementos de Argo e Mobi. Outro segredo é como ficou a picape na variante de cabine simples, que até agora só vimos em uma imagem vazada de dentro do pátio da fábrica de Betim (MG).

Estas imagens também dão dicas de como deve ser a linha da picape. Agora sabemos que terá quatro versões com cabine dupla e também apuramos que a Strada atual seguirá nas lojas em versão única, posicionada como versão de entrada (Working). 

Galeria: Fiat Strada 2021

Já conhecemos bem a parte mecânica da picape. Adotará o motor 1.4 Fire de 88 cv nas versões mais em conta, enquanto as mais caras partem para o 1.3 Firefly de 109 cv. Em ambos os casos, a transmissão será a manual de 5 marchas. Em um segundo momento virá o 1.3 com câmbio automático do tipo CVT, assim como o motor 1.0 turbo – ambos só começarão a ser produzidos em outubro e irão equipar outros modelos da FCA primeiro.

A apresentação da nova Fiat Strada 2021 não tem data certa para acontecer. Fontes ligadas à marca explicaram que há muitos fatores impedindo o lançamento, pois é necessário que os fornecedores também voltem a produzir para que a picape possa ter peças. E, mesmo reiniciando a fabricação, será necessário fazer um estoque inicial para as concessionárias e distribuir o veículo, o que normalmente leva um mês. Chegou a ser cogitado revelar a picape no início de junho mas, se a FCA estender a paralisação das fábricas além do dia 21 de abril, a estreia pode ficar para o 2º semestre.

Veja também

Envie seu flagra! flagra@motor1.com