A essa altura do campeonato, você já deve ter lido por aí que a Fiat trabalha em uma nova picape compacta, que pode até substituir a Strada. Para nossa surpresa, nossos espiões encontraram um protótipo rodando na Escandinávia, realizando testes de frio, o que deve ter deixado os europeus bem curiosos. O modelo será produzido no Brasil em janeiro de 2020, chegando às lojas nos meses seguintes.

Esta nova picape compacta da Fiat terá uma versão alterada da plataforma da Fiorino, recebendo a travessa da suspensão do Argo, braços reforçados e a estrutura frontal do Mobi. Será vendida nas versões de cabine simples e dupla e, ao contrário da Strada, terá quatro portas. Seu tamanho deve ficar próximo da Strada atual, quase como uma substituta natural. Só que não seria nenhuma surpresa se a Fiat decidisse batizar este novo modelo com outro nome e mantivesse a Strada no mercado como a opção barata.

Sua mecânica terá alterações. A versão básica deve imitar a Strada, com o motor 1.4 Fire de 88 cv e 12,5 kgfm, em conjunto ao câmbio manual de 5 marchas. Já as mais caras devem passar para o 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm. O 1.0 Firefly é mais eficiente do que o 1.4 Fire, mas tem menos potência e torque, algo mais importante para uma picape com peso na caçamba. Quem sabe não pinte até uma variante com os novos motores turbo da Fiat, como o 1.0 de 120 cv.

Nova picape Fiat - Flagra na Europa
Nova picape Fiat - Flagra na Europa

De acordo com nossos amigos do Autos Segredos, o design da nova picape será uma mistura do Mobi com a Toro. A frente será toda do subcompacto, como faróis, grade e portas dianteiras. Já a caçamba adotará linhas semelhantes à da Toro, como as lanternas.

E por que ela foi vista enfrentando o inverno europeu? Acreditamos que seja apenas para testar sua eficiência em climas mais frios, já que deve ser exportada para outros mercados na América Latina, o que aumenta a chance de ir parar em lugares mais frios como o sul da Argentina ou a região dos Andes.

Fotos: Automedia

Galeria: Nova picape Fiat - Flagra na Europa

Envie seu flagra! flagra@motor1.com