Fiat Fastback: se vingar, só depois do SUV da Toro
Modelo fez sucesso no Salão do Automóvel, mas até o momento não recebeu o "OK" para produção
A Fiat vai correr atrás do prejuízo de não ter um SUV no Brasil. E parte desta movimentação começou a aparecer no Salão do Automóvel, onde os dois destaques da marca eram da categoria. Um é o 500X, irmão do Renegade que foi preterido em favor do Jeep no país. O outro é o Fastback, mostrado em forma de conceito, mas que pode receber sinal verde para produção.
Começando pelo 500X, a Fiat trouxe o carro para o Salão apenas para estudo. Trata-se de um carro importado da Itália e vendido na Argentina, equipado com motor 1.6 Multijet a diesel de 120 cv. "Para a importação desta carro começar a ficar viável, o dólar teria de estabilizar em torno dos R$ 3,40", diz uma fonte ligada à marca. E o mesmo vale para o 500 hatch, que agora não viria mais do México, e sim da Itália.
Desta forma, o primeiro SUV com a marca Fiat vai mesmo ficar para o fim de 2020. E não será o Fastback, como você (e a gente) gostaria. Segundo apuramos com pessoas ligada à marca, o carro que está em desenvolvimento é uma "Toro fechada", com design comportado, sem o teto em formato de arco visto no conceito. Para não haver disputa interna com o Jeep Compass, o Toro SUV terá opção de sete lugares e motorização apenas a diesel. Ou seja, "o cliente poderá escolher entre andar de Jeep Flex ou Fiat diesel", diz nosso informante, adiantando que a faixa de preço do novo carro ficará entre a Toro e o Compass a diesel.
Já quanto ao Fastback, o sucesso dele junto ao público no Salão pode fazer com a que Fiat decida sobre sua produção. "No momento, é algo que não foi definido", conta. Vale lembrar que os SUV-cupês são a nova febre da indústria (vide BMW X2, X4 e X6, Audi Q8 e Range Rover Velar, entre outros) e a Renault vai produzir o Arkana (cupê do Captur) no Brasil, trazendo esse nicho para uma faixa mais acessível de mercado. Isto é, ter um SUV-cupê da Toro faria a Fiat praticamente inaugurar este sub-segmento no Brasil ao lado da Renault. Mas, se o projeto ganhar luz verde, será algo para no mínimo 2021.
Fotos: Donizetti Castilho
Galeria: Fiat Fastback Concept - Salão de SP 2018
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Próximo Mini Cooper vai voltar às origens, mas não como fãs imaginam
Geely usará Volvo para fabricar carros dentro da Europa, como faz com a Renault no Brasil
Depois de SUV elétrico, Mustang de 4 portas será nova aposta da Ford e chegará rápido
WD-40: você já usou, mas sabe a origem do nome?
SUV elétrico de 208 cv poderá ser chinês 'importação oficial' da VW
Bajaj lança a Dominar 400 2027; veja o preço que o mudou
Flagra: Chevrolet já testa Sonic híbrido, mas não será o primeiro a chegar