Há dois anos, soubemos que a Fiat trabalhava em duas picapes: a substituta da Strada e o projeto X1P, que seria derivada do Argo. Enquanto a X1P foi cancelada, a nova Strada segue em frente. Nossos colegas do Autos Segredos ouviram de fontes ligadas à FCA que esta picape será “uma mistura de Mobi com Toro” e que começará a ser produzida em janeiro de 2020 - e não no segundo semestre deste ano, como já havíamos antecipado.

O plano da Fiat era ter duas picapes compactas, uma apenas de cabine simples e outra maior com cabine dupla. A estratégia mudou para apenas um modelo, nas versões de cabine simples e dupla, desta vez com quatro portas (contra três da Strada). Para isso, a FCA está trabalhando sobre uma base que mistura a plataforma 327 da Fiorino (suspensão traseira por eixo rígido) com a parte frontal do Mobi e a travessa da suspensão do Argo, com braços reforçados.

Esta picape circula atualmente bastante camuflada em testes pelo país, porém, já é possível notar que usa os faróis do Mobi. Fontes ouvidas pelo Autos Segredos dizem que o design final será uma mistura do Mobi com a Toro, usando os faróis e capô do subcompacto e as demais peças inspiradas na picape maior.

As opções de motorização devem começar com o antigo 1.4 Fire de 88 cv e 12,5 kgfm, para a versão de entrada, sempre com câmbio manual de 5 marchas. É o mesmo conjunto usado na Strada mais básica. Já os modelos acima trocarão o 1.8 E-torQ pelo 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm, com versões manual de 5 posições e automática de 6 marchas.

O lançamento acontecerá no 1º trimestre de 2020. Fontes revelaram ao Motor1.com que a FCA não tem nenhum lançamento de peso programado para a marca Fiat no Brasil em 2019.

Além da substituta da Strada, a Fiat-Chrysler ainda trabalha em outras picapes para nosso mercado. A Jeep Gladiator, derivada do Wrangler, já aparece em registro no Brasil e deve vir como uma opção de "lifestyle", para quem quer um produto mais estiloso. Teremos também dois novos produtos na RAM. Um deles já foi confirmado: a nova geração da RAM 2500, apresentada no Salão de Detroit e que desembarca nas concessionárias durante o 2º semestre deste ano. Já o segundo é a RAM 1500, velha promessa da empresa que aguarda pelo lançamento de novo motor a diesel. E ainda haverá uma quarta novidade para o segmento, desta vez uma picape média a ser produzida na América Latina para brigar diretamente com Toyota Hilux e Chevrolet S10.

Fonte e foto: Autos Segredos

Envie seu flagra! flagra@motor1.com