Toyota Corolla
OK, ainda não é a versão sedã que teremos no Brasil. Mas a perua Touring Sports (a nova Fielder) antecipa muito do que veremos no três-volumes no ano que vem. Observando o novo Corolla ao vivo, vemos que a Toyota agora o colocou lado a lado com o Civic. Ele ganhou painel digital, central multimídia maior e em posição elevada no painel, freio de mão eletrônico, melhor acabamento e suspensão traseira multilink, além de dois conjuntos mecânicos híbridos - um 1.8 igual ao do Prius e um 2.0 de 180 cv para desempenho esportivo. Ainda sabemos pouco sobre a futura versão nacional, que chega entre o fim de 2019 e o começo de 2020, mas é certo que terá variante híbrida e muitas das atrações desta perua europeia.
BMW Série 3
O carro mais importante da BMW estreia sua sétima geração, conhecida sob o codinome G20. O sedã ficou maior e mais espaçoso, mas ao mesmo tempo mais leve (até 55 kg menos) e mantendo a divisão de 50% para cada eixo. Por fora, o design representa uma evolução com foco nos detalhes, como a grade duplo rim maior e os faróis com formato irregular, enquanto a traseira recebeu lanternas mais finas e longas. O perfil esportivo foi reforçado pela carroceria mais baixa e esguia, ao passo que as bitolas ficaram mais largas e as rodas, maiores. Por dentro, trouxe o novo cluster digital da BMW e uma nova central multimídia com Apple CarPlay e assistente pessoal por comandos de voz, além de um acabamento mais caprichado. Motor 2.0 turbo equipa as versões 320i (184 cv) e 330i (258 cv), sempre com câmbio automático de 8 marchas. Em 2019 será a vez da 340i M, com motor 3.0 biturbo de seis cilindros e tração integral. O lançamento no Brasil será no segundo semestre de 2019, inicialmente com unidades importadas da Alemanha.
Mercedes-Benz Classe A Sedan
Mostrado pela primeira vez ao público europeu em Paris, o Classe A Sedan chega como uma versão compacta do CLS, principalmente no que diz respeito ao design e à aerodinâmica - com Cx de apenas 0,22, é o carro mais eficiente da Mercedes em termos de arrasto aerodinâmico. Posicionado abaixo do Classe C, mede 4,54 metros de comprimento e 2,72 m de entreeixos. Terá como destaque o painel digital integrado à central multimídia, com duas telas de 10,25 polegadas que formam o sistema MBUX da Mercedes. Virá ao Brasil inicialmente na versão A220, com motor 2.0 turbo de 190 cv e 30,4 kgfm, em conjunto com o câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas.
Citroën C5 Aircross
A PSA aproveitou o Salão de Paris para fazer a estreia europeia do SUV e confirmar sua venda no Brasil, embora não tenha dado uma data exata para isso. O C5 Aircross é a versão Citroën do Peugeot 3008, porém com maior ênfase no espaço e conforto aos ocupantes. O banco de trás, por exemplo, é dividido em três como em algumas minivans. A amplitude da cabine é garantida pelo longo entre-eixos, de 2,73 metros, e pela altura elevada do teto. O painel lembra o do novo C4 Cactus brasileiro, só que mais refinado, com uso de materiais macios ao toque e um cluster digital colorido e configurável. Virá para o nosso mercado na versão com motor 1.6 THP (turbo e injeção direta) e câmbio automático de 6 marchas, com tração dianteira. Terá a missão de ser o modelo topo de linha da marca.
Suzuki Jimny
A nova geração do jipinho resgatou o estilo quadradinho do antecessor Samurai, mas com direito a novo motor 1.5 mais potente (102 cv) e um interior mais moderno e confortável. Traz novos bancos, painel com tela maior para o computador de bordo e uma nova central multimídia em posição elevada. Como legítimo off-road, manteve o câmbio manual de 5 marchas e a alavanca extra para o engate da tração 4x4 e da reduzida. O Grupo HPE, importador da Suzuki no Brasil, já confirmou a presença do novo Jimny no Salão de São Paulo, em novembro, mas as vendas só deverão começar em 2019.
Honda HR-V
Das estrelas de Paris, o renovado HR-V é o que chegará ao Brasil mais rápido - o lançamento comercial será já no próximo mês. As mudanças, porém, serão sutis, como a grade dianteira mais avançada sobre os faróis (como acontece no Civic) e o para-choque redesenhado. Internamente, são esperadas novidades no acabamento e nos equipamentos de série, dependendo da versão. Por aqui, será mantido o motor 1.8 16V de 140 cv ligado ao câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas. Na Europa, em breve o HR-V poderá ser equipado com o 1.5 turbo do Civic Touring, mas não há previsão de que isso aconteça em nosso mercado.
Dacia/Renault Duster
Embora não seja uma novidade para os europeus, a segunda geração do Duster apareceu em Paris de coração novo - o motor 1.3 turbo de 150 cv desenvolvido em parceria com a Mercedes. E a boa notícia é que esse novo propulsor também deverá chegar ao Brasil, embora o lançamento do novo Duster nacional tenha ficado apenas para 2020. Fora o motor, o SUV trocou todas as chapas de carroceria, faróis, grade e lanternas, ainda que o design mantenha muito do perfil do modelo original. Por dentro, o Duster segue com acabamento simples, mas ganhou um painel mais ergonômico, com a parte central (onde fica a central multimídia) levemente voltada ao motorista. Também adotou novos comandos para o ar-condicionado, enquanto os botões de outras funções passaram a ser do tipo aviação. Espaço intermo é muito semelhante ao do modelo atual.
Audi Q3
O novo SUV compacto da Audi cresceu, ficou mais bonito e mais refinado. Ao vivo, a impressão é de um design bem mais atraente que o do irmão maior Q5, por exemplo. Fora isso, o aumento de 10 cm no comprimento (4.484 metros no total) favoreceu o porte imponente e o espaço interno, notadamente no banco traseiro. O porta-malas também cresceu para um total de 530 l a 675 litros, dependendo da posição do banco traseiro corrediço. Na frente, o destaque fica para o painel digital em duas versões (10,2 polegadas nas versões de entrada e 12,3 polegadas nas mais caras), enquanto a central multimídia pode ter tela de 8,8 ou 10,2 polegadas, com direito a imagens 3D via satélite. Será ofertado com motor 1.5 TSFI de 150 cv e 2.0 TSFI de 190 cv ou 230 cv, mantendo o câmbio S tronic de dupla embreagem e 7 marchas. O novo Q3 deverá ser mostrado no Salão de São Paulo, mês que vem, mas as vendas só deverão começar em 2019.
Porsche Macan
A Porsche revelou em Paris a atualização de meia vida do Macan, seu modelo mais vendido no Brasil, e já anunciou a presença da novidade também não Salão de Paulo. Apresentado inicialmente na versão 2.0 turbo, o modelo teve a potência reduzida para 245 cv na Europa por conta das novas normas anti-emissões, mas no Brasil, segundo apuramos, será mantida a versão de 254 cv, sempre com o câmbio PDK de dupla embreagem e 7 marchas. Por fora, a maior diferença fica por conta da nova lanterna traseira que atravessa toda a tampa do porta-malas, como no Cayenne. Já a cabine foi renovada com a nova central multimídia de 10,9 polegadas (antes era 7,2") e o volante GT com design inspirado no 911 (opcional). As vendas no Brasil começarão no primeiro semestre de 2019.
Lamborghini Urus
A Via Itália, importadora oficial da Lamborghini no Brasil, já anunciou a pré-venda do super SUV Urus por R$ 2,1 milhões neste segundo semestre de 2018. Quem quiser conhecê-lo terá a primeira oportunidade no Salão de São Paulo, onde promete ser uma das atrações mais disputadas ao lado do Rolls Royce Cullinan e da Ferrari 488 Pista. Lá em Paris não era exatamente uma novidade, mas mesmo assim chamou bastante atenção com sua pintura amarela. Ao vivo, o Urus impressiona pela mescla de imponência e esportividade, trazendo o desenho dos cupês da marca para o formato mais desejado pelos consumidores atuais. Internamente, o SUV se destaca pelo acabamento com fibra de carbono e couro Alcântara, além da capacidade de levar quatro ocupantes. Mas o que interessa mesmo é o motorzão V8 biturbo de 4.0 litros, capaz de entregar 650 cv e 86,7 kgfm de torque - força suficiente para levá-lo aos 100 km/h em 3,6 segundos e à máxima de 305 km/h, fazendo do Urus o SUV mais rápido do mundo.