BAIC BJ80
Um dos modelos mais emblemáticos entre os utilitários esportivos é o Mercedes-Benz Classe G, sempre lembrado por sua robustez. Claro que um carro tão icônico como este teria uma cópia para o mercado chinês na forma do BAIC BJ80, funcionando como uma versão barata da geração anterior do alemão. Foi apresentado no Salão de Xangai em 2015, com motor 2.3 turbo de 250 cv abastecido à gasolina.
BAIC Huansu C60
Se os designers do Lamborghini Urus vissem este carro chinês, colocariam as mãos na cabeça indignados. Não só pela estética do BAIC Huansu C60 e sua clara inspiração no SUV da marca italiana, como também pelo motor usado, com um 2.0 turbo de quatro cilindros e módicos 195 cv sob o capô. Está disponível no país desde junho de 2019, nas versões de cinco ou sete lugares.
CH Auto Lithia
Felizmente, o CH Auto Lithia é somente um conceito, apresentado em 2012 e acabou não sendo lançado. Apesar do estilo vindo do Audi R8, a proposta é bem diferente, por não usar o 5.2 V10 naturalmente aspirado como o supercarro alemão, e sim um sistema elétrico, com uma autonomia de somente 150 km.
Eagle EG63330K
Não importa se é um clássico ou carro novo, se é um carro ele pode ser copiado. Foi o caso do Eagle EG63330K, um modelo peculiar baseado no icônico Romi Isetta, porém sem a porta dianteira característica do veículo original. Neste caso, só utiliza o design, mas é um veículo de quatro portas e que usa um motor elétrico de somente 5,3 cv, feito para andar na cidade, pois só alcança 60 km/h e tem autonomia de 120 km.
Landwind X7
Este é um dos casos mais famosos de cópias chinesas. Se o Range Rover Evoque deu tão certo ao redor do mundo, dando nova vida à Land Rover, por que não daria certo na China? Essa foi a ideia da Landwind, que decidiu copiar na cara dura o SUV britânico ao criar o X7. Foi tão descarado que a Land Rover entrou na justiça para garantir os seus direitos e brigou durante três anos, em um processo que teve até o ponto absurdo do governo cancelar a patente tanto do Evoque quanto da cópia.
Apesar disso, terminou de uma maneira feliz, pois a Land Rover ganhou a ação e a Landwind teve que encerrar as vendas do X7 na China. Enquanto foi comercializado, utilizava um 1.5 turbo de 150 cv e um 2.0 de 190 cv.
Lifan 320
O único da lista que foi vendido no Brasil, o Lifan 320 foi a forma da marca chinesa se estabelecer no país, apostando no visual chupado da Mini para oferecer algo parecido a um preço muito menor. Tinha um motor 1.3 de somente 88 cv e 11,2 kgfm e câmbio manual de 5 marchas. Assim como no caso do Landwind X7, virou caso de justiça, mas desta vez no Brasil, quando a BMW (dona da Mini) entrou com um processo em 2012 pedindo a proibição da venda do hatch. A justiça brasileira foi tão rápida que deu ganho de causa para a BMW em 2019, sendo que o 320 deixou de ser vendido em 2014.
Shuanghuan SCEO
A primeira geração do BMW X5 foi um marco para a fabricante, por ser seu primeiro SUVs, ou melhor, SAV (Sports Activity Vehicle), termo que só a empresa usa para falar de seus utilitários. Então é óbvio que veríamos uma cópia do crossover que mudou a história da BMW e este clone foi o Shuanghuan SCEO que ainda teve a audácia de ser exibido no Salão de Frankfurt de 2007, logo levando a BMW a entrar na justiça e conseguindo proibir sua importação na Alemanha em 2008 – mas perdeu na Itália, onde foi vendido.
Suzhou Eagle Carrie
Parece uma Ferrari F12berlinetta, não é? Mas é somente um Suzhou Eagle Carrie, que ainda usa a traseira de um Porsche Cayman, sendo uma cópia dois-em-um. Só que é um carro elétrico com dois motores que entregam uma potência combinada de 120 cv. Apesar da força modesta, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos.
Weikerui V7
O Volkswagen Up! tem uma versão elétrica para a Europa, mas na China, ele virou uma versão mais barata que é tão copiado que só muda o logotipo na frente. O Weikerui V7 é um modelo elétrico muito baso, tanto que usa um motor de somente 11,6 cv e autonomia de 120 km, com velocidade máxima de 50 km/h.
Yogomo 330
Na mesma fórmula do Weikerui V7 copiando o VW Up!, o Yogomo 330 é praticamente o Kia Picanto com outro logo na grade dianteira. E também é um elétrico, equipado com um propulsor de míseros 17 cv, porém com uma autonomia de 250 km. Só que a Yogomo tem planos de aumentar a linha e oferecer uma versão híbrida plug-in no futuro.
Zotye SR9
O Porsche Macan logo tornou-se um dos carros mais vendidos da marca alemã, embora não com o mesmo sucesso que o Cayenne. Isso faz com que seja um bom candidato para ser copiado e foi o que a Zotye fez com o SR9. Equipado com um motor turbo de 190 cv, era um carro bem barato, custando somente 100 mil yuans (R$ 85.200).
Zotye T600
A Zotye ainda busca inspiração nos carros de outras marcas. O T600 combina um pouco da frente do Volkswagen Tiguan com a traseira do Audi Q5 em uma mistura muito estranha. Ainda está sendo vendido na China, com motor 1.5 turbo de 143 cv e transmissão automática de 6 marchas, com preço a partir de 79.800 yuan (R$ 67.885).