Uma situação bem curiosa que encontramos quando vamos para um dos salões do automóvel ao redor do mundo é a quantidade de chineses que fotografa os carros e tira medidas deles de todas as maneiras possíveis. E esse pessoal não é da imprensa, e sim enviados das marcas do país oriental, buscando “inspiração” para os próximos carros destas empresas.

Acha que é um exagero? Acredite, não é. Muitas fabricantes começaram assim e hoje já abandonaram a prática, criando modelos próprios e até inaugurando centro de designs fora da China. Mas tem alguns casos em que copiar carros globais ainda é comum, como foi o caso do Wey 01, que claramente foi inspirado no novo Ford Bronco para criar um SUV bem parecido.

Existem casos bem emblemáticos, como o Landwind X7, uma cópia descarada do Range Rover Evoque. A Land Rover até entrou com um processo e, em uma situação bem incomum, ganhou um parecer favorável para obrigar a Landwind a tirar o carro das lojas. Outras não tem tanta sorte e até desistem de ir atrás, sabendo que pode não dar em nada.

Como nenhum desses carros virá ao Brasil, pois as marcas chinesas operando por aqui não fazem mais clones, decidimos listar 12 casos bem curiosos em que basta olhar para o veículo para identificar sua inspiração. Confira na galeria acima.

Ouça nosso podcast:

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com