BMW
Claro, nem toda mudança de logotipo é tão glamorosa e diferente. Nos últimos anos, várias empresas começaram a mudar para designs bidimensionais para acompanhar o mundo digital, e a BMW é uma delas.
A fabricante alemã pretende atingir melhor os clientes abrindo mão das cores e da profundidade de seu logotipo, que se assemelha e por muito tempo foi considerado uma hélice de avião com as cores da bandeira da Baviera. Claro, isso se aplica ao site; novos BMWs ainda carregam o logotipo tradicional combinação azul-branco-preto.
Dacia
Nossa lista continua com um dos fabricantes de veículos mais recentes que renovaram o logotipo. A montadora romena Dacia, que faz parte do Grupo Renault, disse que quer seguir um caminho diferente com os modelos que lançou recentemente. Por exemplo, a terceira geração do Sandero , apresentada no final de 2020, embora continue sendo um carro econômico, oferece um maior nível de qualidade e um design em sintonia com os novos tempos.
O logotipo da Dacia, que antes era simples, agora aparece com um formato moderno já visto na grade frontal do conceito Bigster e uma nova fonte.
FIAT
A FIAT é uma das campeãs quando se trata de mudança. Sempre ousada, a marca abandona a "bolacha" prateada com interior vermelho e adota apenas a grafia FIAT com letras grandes e fortes.
De acordo com a montadora, o objetivo é mostrar que a Fiat é mais conectada, informal, leve, democrática, inclusiva e próxima ao consumidor.
Mais simples e direta, a nova marca já é aplicada em seus veículos com variações de acordo com a versão, podendo ser totalmente escurecida ou cromada. Vale destacar também a sub-marca dos quatro palitos que voltará a estar presente, mesmo que sutilmente, em sua linha de produtos.
GM
A General Motors também deu uma renovada interessante em sua marca. Com novos tons de azul, mas também com variações monocromáticas em outras aplicações, o objetivo foi o de marcar a entrada em uma nova era.
Visando um futuro de emissão zero e totalmente eletrificado, a marca norte-americana adota letras mais atuais para atrair a atenção do público mais jovem. Os tons das cores utilizados também remetem a modernidade. A mudança é muito significativa para os planos da marca, embora o emblema GM não seja aplicado em nenhum veículo.
JAC Motors
A JAC Motors também mudou radicalmente o seu logo. A estrela, que marcou a sua chegada ao Brasil, junto com o nome abaixo foi eliminada. A antiga marca era semelhante a outras chinesas e agora segue uma linha mais moderna.
Interessante notar que o novo emblema traz grafia estilizada, bem atual, emoldurada por um cromado. É um caminho moderno, porém convencional, provavelmente para transmitir mais solidez. Das mudanças recentes, foi uma das poucas que não aderiu ao esquema flat bidimensional.
Kia
A montadora sul-coreana Kia também deve mudar de imagem. A Kia, que coloca em segundo plano a preocupação com automóveis econômicos e duráveis, mas não pretende abrir mão dessas características, está aos poucos tentando se transformar em uma marca com mais prestígio.
É por isso que o antigo logotipo da Kia, escrito em uma elipse, foi substituído por letras mais dinâmicas e maiúsculas. Claro, o lema da empresa coreana "Power to Surprise" foi alterado para "Inspirational Moviment" (Movimento de Inspiração). Além disso, esta alteração foi feita ao entrar no Guinness Book na categoria de "o maior número de veículos aéreos não tripulados a lançar fogo de artifício ao mesmo tempo". Curioso.
Nissan
O frenesi bidimensional não se limita à Europa: também afetou o Japão. A gama de modelos da Nissan está passando por uma séria reforma, então a empresa também decidiu mudar o emblema enquanto essa transformação em seus modelos estava começando.
O novo logotipo da Nissan mais clean, que apareceu pela primeira vez no conceito Ariya, que agora está em produção, assume a forma de círculo dividido em dois com o nome da montadora ao centro.
Peugeot
A incrível linguagem de design que começou com o Peugeot 508 demonstrou claramente a transformação pela qual a principal marca do Grupo PSA havia passado. Então veio o 208, 2008 e a Peugeot voltou todos os holofotes para ele.
Com isso, no lançamento do 308, que as pessoas esperavam com grande interesse, a empresa também divulgou sua nova logomarca. Embora se assemelhe a um logotipo da Proton, a Peugeot, ao contrário de todos os outros, permaneceu em 3 dimensões e revelou seu símbolo Lion com muito mais clareza.
Renault
Até a Renault, marca que faz parte da aliança com a Nissan e a Mitsubishi, revelou que o novo logotipo estará presente nos novos modelos, começando com o Megane 100% elétrico que provavelmente sairá em setembro.
O logotipo, mais achatado que o anterior, mantém um leve efeito tridimensional graças aos losangos entrelaçados. O losango, por outro lado, permanece aberto para enfatizar a abertura cultural da marca.
Volkswagen
Continuamos esta seleção com outra marca da Alemanha que foi capturada pela magia do logotipo bidimensional: Volkswagen.
Além disso, a montadora com sede em Wolfsburg já aplicou essa mudança em seus veículos. Você pode ver isso no Golf 8, por exemplo.
Embora a forma geral tenha permanecido essencialmente a mesma (os dois cantos inferiores do W não tocam mais a borda), o uso da cor foi completamente revertido.
Stellantis
Falando da Peugeot, adicionamos também a Stellantis, novo grupo criado que combina as forças da Fiat Chrysler Automobiles e PSA, que chega à lista como um bônus, em vez de uma mudança de logotipo.
Stellantis, que se destacou entre os maiores fabricantes de automóveis do mundo, substituiu os logotipos FCA e PSA e chama a atenção com o jogo de design feito em A e uma "constelação" que representa a globalidade. Não esperamos ver este logotipo em nenhum modelo contrário à lista.