A partir desta terça-feira (5), o Salão de Genebra abre suas portas - primeiro para a imprensa, depois para os visitantes. A mostra suíça não costuma ser das mais fortes em termos de lançamentos, mas neste ano haverá muitas novidades, inclusive para o Brasil. Veja a seguir quais as atrações que vale a pena ficar de olho: 

 Audi A6

A Audi até tentou, mas não conseguiu esconder a nova geração do A6 até o evento. Com imagens e primeiras informações apresentadas na semana passada, ele traz muito do que foi mostrado nos novos A7 e A8, como interior com três telas, motorização V6 com sistema "mid-hybrid" e design que traz a nova identidade visual da marca. 

 BMW Série 2 Active Tourer (facelift)

2018 BMW 2 Series Active Tourer facelift

A minivan da BMW traz leves atualizações visuais, principalmente na dianteira, com nova grade e faróis, além de melhoria no acabamento interno. Por dentro, traz uma nova central multimídia (BMW iDrive) com (finalmente) tela sensível ao toque e comandos por voz. 

BMW X4

BMW X4 2019

De olho nos compradores do Range Rover Evoque e do Mercedes-Benz GLC Coupé, a BMW atualizou o X4, seu segundo menor SUV-Coupé. Além da estética, ele ficou maior, com mais espaço para os ocupantes, e já está confirmado para o Brasil no fim do ano. Deverá ser um dos destaques da marca no Salão de São Paulo.

 Citroën C4 Cactus (facelift)

Citroën C4 Cactus 2018

Desta lista, é um dos mais importantes para nós. Já em testes no Brasil, o C4 Catus chega no segundo semestre para mudar o rumo da marca por aqui. Em sua primeira reestilização, o SUV aposenta elementos polêmicos, como os grandes "air bumps" das laterais, e traz novos amortecedores, que filtram melhor os buracos do piso. Veja como ele anda! 

 Ford Edge (facelift)

Ford Edge facelift (Euro-spec)

Mostrado pela primeira vez no Salão de Detroit, agora é a vez do público europeu conhecer o Edge. O SUV muda o visual e, para a Europa, traz o motor 2.0 turbodiesel de 213 cv da nova família EcoBlue. No Brasil, aposentará o V6 aspirado e adotará, finalmente, o V6 2.7 EcoBoost de 340 cv na versão ST.

 Ford Ka+ Active

2018 Ford Ka+

Para nós, ele é o Ka Freestyle. A versão aventureira adiantou bastante do que veremos na reestilização do hatch, com mudanças principalmente na dianteira. Internamente, adotará a central multimídia SYNC 3, como no EcoSport, instalada no painel em posição "flutuante". Mecânica terá o 1.5 de 3 cilindros do EcoSport e, finalmente, câmbio automático de 6 marchas. Inédita versão Freestyle virá combater Onix Activ e HB20X. 

Honda CR-V

2018 Honda CR-V (Euro-spec)

Não é só o Brasil que aguarda o lançamento do CR-V. Para a Europa, a primeira aparição acontece em Genebra, com o diferencial da opção de 7 lugares. A motorização é 1.5 turbo ou 2.0 híbrido, ambas com câmbio CVT. Para o Brasil, virá no segundo semestre somente com motor 1.5 turbo e preço na casa dos R$ 180 mil. 

 Hyundai Santa Fe

Hyundai Santa Fe 2019

A Hyundai apresentará seu maior SUV, o Santa Fe, com atualizações visuais seguindo a mesma identidade apresentada no irmão menor, o Kona. O interior foi atualizado com novo layout e acabamento, além de trazer diversos itens de segurança, como sensor de tráfego cruzado e alerta de permanência em faixa. Já em testes no Brasil, deverá ser mostrado no Salão de São Paulo. 

 Kia Rio GT-Line

2018 Kia Rio GT Line

Esperado para o Brasil há anos, o Kia Rio ganha uma nova versão, a GT-Line. Com toques esportivos, mantém a mecânica 1.0 turbo de 118 cv e câmbio manual de 6 marchas. Há também o 1.2 e 1.4 aspirados, com câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas. Para o Brasil, virá com o conhecido motor 1.6 do Hyundai HB20 (128 cv) e câmbio automático de 6 marchas, na faixa de preço do VW Polo. 

 Mercedes-Benz Classe A

Mercedes-Benz Classe A 2019

A nova geração do hatch já foi apresentada por meio de fotos, mas o público europeu o conhecerá pessoalmente pela primeira vez. Por fora, adota a nova linguagem de design da Mercedes, com faróis mais invocados. Por dentro, traz uma nova central multimídia, agora sensível ao toque, e painel de instrumentos totalmente digital e configurável. Também ficou maior e mais espaçoso. Sua versão sedã fez pré-estreia no Brasil como conceito, mas o carro final deverá vir para o Salão de São Paulo. 

 Mercedes-Benz Classe C (facelift)

Mercedes-Benz Classe C 2018 reestilizado

O Classe C ganha sua reeestilização de meia vida. O estilo muda pouco, mas o sedã recebe novos equipamentos como painel de instrumentos com tela TFT e sistemas de condução semi-autônoma. Também não deverá demorar para chegar ao Brasil. 

 Mercedes-Benz Classe X V6

Mercedes-Benz Classe X

Até o momento, a picape da Mercedes tinha o mesmo motor 2.3 turbodiesel da Nissan Frontier, sua irmã de projeto. Mas agora ela vai ganhar uma nova versão topo de linha em Genebra. Com motorização V6 turbodiesel, de 261 cv, irá concorrer com a VW Amarok V6, recém-lançada no Brasil. A picape da Mercedes virá para nosso mercado em 2019, fabricada na Argentina. 

 Mercedes-AMG GT4

Mercedes-AMG GT Sedan Spy Video

A versão 4 portas do superesportivo da Mercedes-AMG será revelado em Genebra. Para concorrer com Porsche Panamera e Audi RS7 Sportback, deve manter o luxo já conhecido dos concorrentes e a esportividade do AMG GT.

 Volvo V60

Volvo V60 2018

Em um mundo cada vez mais sem peruas, a Volvo apresenta a nova geração da V60. Chegará ao Brasil ainda este ano, com itens trazidos dos SUVs XC60 e XC90, como a central multimídia de 9". Terá motorização híbrida em 2019.

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com