Um dos carros mais populares do mundo está prestes a fazer a transição para sua quarta geração, e roda quase sem disfarces em Colonia, na Alemanha. Estamos falando do Focus, que será fabricado nesta cidade alemã para o mercado europeu. Protótipos em fase final de testes circulam apenas com adesivos coloridos sobre a carroceria, numa estratégia oposta à da camuflagem, que visa manter o carro longe de olhares curiosos. 

2019 Ford Focus spy photo
2019 Ford Focus Sedan spy photo

Com aspecto um pouco mais esportivo que o modelo prestes a substituir, o novo Focus 2019 não foi tímido para mostrar seus sofisticados faróis de LED e as lanternas traseiras que, pela primeira vez na história do hatch, serão duplas, invadindo a tampa do porta-malas - ficando semelhantes às do sedã. Já o bocal de combustível foi movido para o lado esquerdo, mais perto da porta traseira. 

Informes dão conta de que o Focus IV vai crescer em porte, particularmente na distância entre-eixos, para ampliar o espaço interno. O modelo que está para se despedir não é exatamente espaçoso para os ocupantes do banco de trás, então essa crescida deve resolver o problema. Aumentar o porta-malas também está em pauta, o que é outra boa notícia, uma vez que o Focus atual não chega a ser dos melhores neste quesito. 

Embora não haja fotos espia do interior, tivemos a chance de observar um sistema multimídia muito semelhante ao usado pelo novo Fiesta europeu, hatch que também deverá inspirar as linhas do painel - dentro do novo pedrão global de design da Ford. 

2019 Ford Focus spy photo

Considerando que a Ford já não faz mais questão de esconder o novo Focus 2019, a apresentação oficial parece estar próxima. Há dois cenários possíveis para a estreia: Salão de Detroit, em janeiro, ou o Salão de Genebra, em março. Em seguida ao lançamento do hatch, a Ford já vai ampliar o portfólio com o novo Focus Sedan (que roda com a mesma camuflagem do hatch) e a nova Focus Wagon (perua) - esta infelizmente com mercado restrito à Europa. Novidade maior ficará por conta da inédita versão aventureira Focus Active, para o hatch, similar a que ganhou o novo Fiesta europeu.

Para o mercado norte-americano, o plano original era transferir a produção do Focus de Michigan para o México, mas a Ford mudou de ideia e vai fabricar o modelo "US-spec" na China, por questões de agilidade, uma vez que a planta norte-americana ainda vai produzir o Focus atual até metade de 2018. Já para o Brasil, a Ford deve manter a produção na Argentina, mercado que, aliás, tem vendido bem mais Focus que o nosso. 

Fotos: Automedia

Galeria: Flagra Novo Ford Focus 2019

Envie seu flagra! flagra@motor1.com