No Brasil em 2018, Volvo XC40 tem produção iniciada na Bélgica
SUV compacto da marca sueca já acumula mais de 13 mil pedidos em todo o mundo
A Volvo anuncia nesta semana o início da produção do SUV compacto XC40 nas instalações de Ghent, na Bélgica. Apresentado ao mundo há exatamente 2 meses, o modelo chegará às concessionárias da marca em todo o mundo a partir de ano que vem, posicionado logo abaixo do XC60.
Terá a missão de brigar diretamente com BMW X1, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA, com a promessa de ser um dos modelos suecos mais vendidos do mundo - título que atualmente pertence ao irmão maior XC60. A estreia, ao que tudo indica, será promissora, tendo em vista que mais de 13 mil unidades já foram reservadas em todo o mundo.
Derivado do conceito 40.1, o XC40 mede 4,43 m de comprimento, 1,63 m de altura, 1,86 m de largura e 2,70 m de entre-eixos, com 460 litros de porta-malas (que chega aos 1.336 litros com bancos rebatidos). É o primeiro Volvo construído sobre a nova plataforma modular CMA - a mesma que sustentará uma série de outros modelos, como as próximas gerações de V40, V40 Cross Country, S60 e V60.
No quesito tecnologia, o modelo se destaca pela presença de itens considerados de categoria superior, incluindo o sistema de condução semiautônoma Pilot Assist, a última geração do City Safety e o Cross Traffic Alert com freio automático.
A gama de motores será formada por opções a diesel e gasolina. A versão T3, por exemplo, será equipada com propulsor 2.0 turbo de 147 cv, tração dianteira e câmbio manual de 6 marchas (automático também de 6 velocidades opcional). Com o mesmo 2.0 turbo em outras configurações, a T4 terá 190 cv e a T5, 247 cv - sendo estas equipadas com câmbio automático e tração integral. Haverá ainda opções a diesel com 150 cv (D3, manual) e 190 cv (D4). No futuro, uma versão híbrida será adicionada ao portfólio, trazendo um novo motor de 3 cilindros. Os propulsores escolhidos para o Brasil ainda não foram anunciados.
Por aqui, o lançamento está confirmado para o ano que vem e até página própria no site da marca o XC40 já tem.
Fotos: Divulgação
Galeria: Volvo XC40 2018 - Produção
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após vender marca do Corsa, GM volta à Europa com SUVs e Cadillac
Oferta: BYD tem Song Pro GL por preço de Fastback
Fiat Strada: atual geração chega a 900 mil unidades produzidas no Brasil
Semana Motor1.com Brasil: Jeep Avenger nacional, novo Tank 300 e mais
Para a Audi, o conceito de carro global morreu; entenda
Primeira Ferrari Luce produzida vai a leilão e pode passar de R$ 6 milhões
Toyota diz que sua confiabilidade é o suficiente para peitar chineses