A alma do negócio
Alguns chamam nossa atenção pela criatividade, outros nos fazem “quebrar a cuca” tentando entender o que afinal tudo aquilo significa e ainda há aqueles que despertam sentimentos de ódio ou paixão. Seja o que for que eles despertem em você, a verdade é que os anúncios publicitários de determinados carros têm dado o que falar. Que o digam as concorrentes da Nissan. Tudo começou com a provocação em relação aos carros da GM (Meriva), Fiat (Idea) e Honda (Fit) comparando-os ao Livina.
A campanha, que teve início na web, logo ganhou espaço nos meios televisivos. Milhares de pessoas se divertiram com o comercial que pouco tempo depois foi retirado do ar por força de uma liminar.
Não satisfeita, a montadora japonesa voltou ao ataque com uma propaganda baseada em uma matéria feita pela imprensa especializada sobre custo/benefício dos dois carros envolvidos. Nela, um homem distribuía dinheiro (de verdade) para pessoas na rua porque o carro concorrente – um Fiat Idea - era mais caro que o Livina. E não pense que a reação das pessoas era mera interpretação. Câmeras escondidas flagraram a reação daqueles que tentavam pegar as cédulas jogadas.
Recentemente, mais um anúncio da Nissan provocou a cólera de outras montadoras e de seus fiéis seguidores. A peça, com a dupla “Railuque & Maloque”, promovia a Picape Frontier. E, se antes ela fazia os engenheiros das concorrentes comerem poeira, desta vez ela os deixou sujos de lama.
De qualquer forma, até o pronunciamento do Conar sobre o caso, o anúncio rendeu boas gargalhadas entre o público e demonstrou que essa é uma das áreas onde o meio publicitário mais tem se mostrado criativo.
Há comerciais que marcam mais um público do que outro como foi o caso do novo Fiat Uno que fez com que crianças em todo o país implorassem aos pais para comprarem o carro do “uni-du-ni-te”, e os inesquecíveis como o do cachorro-peixe da Volkswagen com a sua Space Fox. Aliás, a Volks é uma das que mais diversifica em relação aos contratos com empresas de publicidade.
Seja ela agressiva ou não, a propaganda ainda é a alma do negócio.
Para os aficionados por boas propagandas eis algumas bem divertidas. Agora é relembrar, comparar e, se possível, rir um bocado.
Renault

Ford

Toyota

Honda
Por: Michelle Sá
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com