Adeus 2024: os carros que saíram de linha nesse ano
Veteranos como Renault Logan, Nissan Leaf e Chevrolet Camaro encerraram sua carreira no País
Chegamos ao fim de 2024 com muitas novidades no mercado brasileiro. Algumas delas por mudanças estratégicas por parte da fabricante, outros pela idade avançada e tem aqueles que já não tinham mais volume de venda que justificasse sua presença no país.
O ano também ficou marcado por uma forte onda de modelos eletrificados chegando ao país, principalmente de marcas como BYD e GWM, além da promessa da chegada de mais algumas, como Omoda & Jaecoo. Mas já há modelos e até marcas que ficaram pelo caminho.
Confira os carros que saíram de linha no Brasil em 2024:
Chevrolet Camaro Collector’s Edition
Chevrolet Camaro
Anunciada ainda em 2023, a versão de despedida do Camaro, chamada de Collector's Edition foi baseada na SS e teve apenas 125 unidades oferecida. Foi vendido por R$ 555 mil na versão cupê e R$ 595 mil na opção conversível, ambas com o mesmo motor V8 de 461 cv.
Não se sabe quais serão os planos da marca para o muscle car, afinal, também saiu de linha nos EUA. Mas caso ele volte a ser fabricado globalmente, deve seguir a receita da Dodge com o novo Charger, que tem versões elétricas além das ainda dotadas de motor a combustão.
Toyota Yaris Sedan XS 2023
Toyota Yaris XL 2023
Toyota Yaris e Yaris Sedan
Ainda em novembro, nossos colegas do Motor1.com Argentina confirmaram que o Yaris na carroceria sedã sairia de linha junto aos concessionários do país, que já não aceitavam mais encomendas do compacto.
Entretanto, a versão hatch também deve seguir o mesmo caminho, já que será fabricada para o mercado brasileiro até o dia 31 de dezembro, criando estoque suficiente para mais alguns meses de 2025, enquanto o novo Yaris Cross não chega.
Citroën C4 Cactus Shine THP
Citroën C4 Cactus
Lançado em 2018, o Cactus ainda era um remanescente da velha PSA, tendo motores THP - com projeto oriundo da BMW - e o motor 1.6 aspirado que utilizado desde a época do 206. Por um certo tempo, foi o único carro de passeio da marca, enquanto sua reestruturação durante a criação da Stellantis era formada.
Com novo foco em carros de entrada, a Citroën agora deve manter seus olhos na linha C-Cubed, formada por C3, Aircross e Basalt, que compartilham base e motorização com seus primos da Fiat e Peugeot.
Chevrolet Cruze Sport6
Chevrolet Cruze sedã
Chevrolet Cruze e Cruze Sport6
A produção do Cruze de segunda geração, tanto na sua versão sedã quanto hatchback - chamada de Sport6 - se encerram em dezembro de 2023. Entretanto, os estoques dos modelos ainda foram suficientes para abastecer a rede de concessionárias durante todo o ano de 2024, encerrando o ciclo de modelos médio da marca americana no fim deste ano.
Com o fim da produção e comercialização do Cruze, a Chevrolet deve se voltar para a produção de SUVs, em especial a nova geração do Equinox e a reestilização do Tracker.
Renault Logan
Queridinho dos aplicativos, o Logan foi responsável por mostrar que sedãs compactos podiam ser espaçosos quando foi lançado em 2007. De lá pra cá, teve duas gerações e poucas modificações, ficando para trás comparado aos seus concorrentes, e perdendo também seu principal argumento de vendas: o preço. Nos últimos tempos, era vendido somente para frotistas, saindo por quase R$ 100 mil reais na versão básica.
Com a mudança de foco da Renault em carros de entrada derivados dos Dacia para carros mais refinados, os modelos da Dacia perderam seu espaço.
Hyundai Creta Action
Hyundai Creta Action
Ainda pertencente a primeira geração do SUV, a versão Action deixou o mercado com a chegada da reestilização promovida no Novo Creta, em outubro. Ainda utilizando o motor 1.6 aspirado de 130 cv que já fez parte da linha HB20, a versão deixou a linha de montagem sem deixar sucessor.
Hyundai Kona
Hyundai Kona Hybrid e Elétrico
Depois do acordo da CAOA com a Hyundai, alguns modelos começaram a chegar ao brasil com uma certa defasagem em relação aos seus pares no exterior. É o caso do Kona, o modelo chegou em 2023, ficou brevemente sendo vendido durante o ano de 2024 com algumas promoções e já foi flagrado rodando em nova geração no país, mas não confirmação se voltará a ser vendido por aqui.
Por enquanto, o que se sabe é que ele não aparece mais no site da coreana, nem na versão Hybrid nem na EV.
Chevrolet Bolt
Chevrolet Bolt EUV
Chevrolet Bolt e Bolt EUV
Parte do que a marca considera uma ''primeira geração'' de elétricos, Bolt e Bolt EUV já saíram de linha no ano passado lá fora e ainda tinham estoques remanescentes por aqui. O irmão menor já estava disponível antes, enquanto a versão EUV foi lançada em maio de 2023.
Os modelos serão substituídos indiretamente pelos novos SUVs elétricos Equinox e Blazer EV, feitos na nova base Ultium de 800v.
Hyundai Ioniq Hybrid
Hyundai Ioniq
Outro Hyundai que saiu de fininho foi o Ioniq. Com a chegada do novo Ioniq 5, elétrico, a versão híbrida, que chegou inicialmente no Brasil apenas como carro por assinatura e só depois foi colocada à venda, deixa de ser ofertada. No mundo, essa geração do Ioniq já saiu de linha em 2022.
Peugeot e-208 GT
Peugeot e-208 GT
Quando a Peugeot apresentou a reestilização da linha 208, há alguns meses, uma versão em específico ficou de fora: a elétrica e-208, aplicando o visual esportivo da versão GT a versão de topo do modelo a combustão em seu lugar.
Com preço salgado, vendido até então por R$ 276.900, poucas unidades foram emplacadas, e a francesa decidiu focar no seu irmão maior, o e-2008.
Peugeot 3008 GT Pack
Peugeot 3008
Com nova geração lá fora, o 3008 deixou de ser importado para o Brasil em 2024. Em 2021, recebeu uma reestilização que o aproximou da nova geração do 208, então novidade no país, e do 308 europeu. Na motorização sempre utilizou o motor THP 1.6, já em desuso dentro do grupo Stellantis e, caso volte, deve ter opções híbrida e/ou elétrica.
Nissan Leaf 2025
Nissan Leaf
Um dos elétricos mais antigos disponíveis no país, o Leaf perdeu o sentido de existir com a chegada de concorrentes bem mais modernos e com maior alcance de autonomia e baterias - no caso da Nissan, são somente 40 kWh de capacidade e cerca de 192 km de autonomia, enquanto um BYD Dolphin GS, tem 45 kWH e 219 km, por exemplo.
VW Tiguan Allspace R-Line 2024
Volkswagen Tiguan Allspace
Relançado no país há cerca de um ano, o SUV médio Tiguan voltou ao país com um leve facelift na parte dianteira e traseira e redução de cavalaria devido a emissões. Entretanto, com a chegada eminente da nova geração lá fora - já tendo inclusive sido apresentada - a linha de produção de Puebla, no México já começa a se preparar para montar a nova geração do modelo, que deve desembarcar por aqui entre 2025 e 2026.
Seres 3
Seres (todos os carros)
Você já viu algum carro da Seres na rua? Vendidos desde 2023 no Brasil, a marca chinesa de veículos elétricos entrou no mercado no meio do ano passado, mas vendeu tão pouco que decidiu interromper suas operações e reorganizar sua estrutura.
Ainda não sabemos quando - ou se - a Seres voltará a oferecer seus carros no país, a última notícia da marca é de que alguns Seres 3, 2022/2023 e 2023/2023 estavam sendo vendidos com até 74% de desconto em um leilão.
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