Cumprindo a promessa de apresentar o Chevrolet Camaro Collection durante a final da Stock Car 2023, a General Motors aproveitou para divulgar os preços cobrados pela série de despedida do esportivo. Com apenas 125 unidades produzidas, será vendido por R$ 555 mil na versão cupê e R$ 595 mil na opção conversível, ambas com o mesmo motor V8 de 461 cv, e o cliente ainda vai receber uma miniatura do carro em escala 1:18 e um kit especial (que não teve o conteúdo revelado).
Como é baseado na versão SS, o Chevrolet Camaro Collection traz os mesmos equipamentos, com 8 airbags (na versão cupê), controles de estabilidade e tração, alerta de ponto cego, câmera de ré, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som Bose, head-up display, retrovisor interno com câmera, seletor de modo de condução com 4 modos (Passeio, Esporte, Pista e Neve), entre outros.
A série de despedida traz alguns detalhes visuais exclusivos. É vendido somente na cor preta Global, com duas faixas brancas percorrendo o capô e a traseira, enquanto o interior traz bancos cinza e preto, e um acabamento inspirado no Z/28 de 1967. Ainda tem uma placa com a numeração do veículo. De resto, o design é o mesmo do Camaro que já era vendido por aqui.
A mecânica também não teve nenhuma mudança. Sob o capô está o 6.2 V8 aspirado, entregando 461 cv e 62,9 kgfm de torque, trabalhando com um câmbio automático de 10 marchas. Os números de fábrica apontam que acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e sua velocidade máxima é limitada eletrônicamente a 290 km/h.
Este é o adeus ao Camaro em todo o mundo, pois a produção foi encerrada esta semana nos Estados Unidos. O esportivo não estava indo bem nas vendas há um tempo, ainda mais depois do lançamento do Corvette nos EUA. Por aqui, emplacou apenas 44 unidades ao longo de 2023, bem longe das 355 unidades do Ford Mustang.
Embora estejamos chamando de adeus, a General Motors diz que é mais um “até logo”, pois promete que não é o fim do carro e que, embora um sucessor não esteja vindo neste momento, o Camaro retornará no futuro. A próxima geração deve surgir como um esportivo elétrico, alinhado com a estratégia da marca de só produzir veículos movidos a bateria a partir de 2035.