Ainda iniciando a operação no Brasil, a chinesa Seres prepara a chegada de seu segundo carro, após o lançamento dos Seres 3, 5 e 5 EVR. Desta vez será o SUV grande M7, um utilitário que mede 5 metros de comprimento e usa um sistema híbrido, prometendo uma autonomia de até 1.100 km. Será apresentado durante a feira Intersolar em São Paulo, entre os dias 29 e 31 de agosto, mas só iniciará as vendas no último trimestre deste ano.
Foi um carro que nasceu dentro de uma submarca da Seres em parceria com a Huawei, chamada Aito, tanto que é baseado no Seres 5 EVR. Porém, pouco depois do lançamento, a Huawei comprou a Aito, embora ainda tenha um acordo com a Seres para manter a produção do veículo e fornecê-lo nos mercados onde já atuava.
O Seres M7 é um SUV bem grande para os nosso padrões, medindo 5.020 mm de comprimento, 1.945 mm de largura, 1.775 mm de altura e com um entre-eixos de 2.850 mm. Para ter uma comparação, o Toyota SW4 tem 4.887 mm de comprimento e 2.845 mm de entre-eixos. Com uma pegada mais premium, tem espaço para seis pessoas, eliminando o banco central da segunda fileira para garantir que todos viajem com conforto – é possível até inclinar os assentos.
Embora a fabricante diga que é um carro elétrico, trata-se de um híbrido. O M7 tem um motor elétrico de 272 cv movendo o veículo na versão de tração traseira, adicionando um segundo de 177 cv no eixo dianteiro na versão AWD. Porém, sua autonomia fica entre 165 km e 500 km, dependendo da configuração. Para chegar nos 1.100 km declarados pela empresa, o utilitário usa um motor 1.5 turbo de 122 cv, que serve de gerador de energia para as baterias de 88 kWh.
![Aito M7](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![Aito M7](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Pelo seu posicionamento de luxo, traz uma série de equipamentos. O sistema de som de 1.000W tem 19 alto-falantes e é bapaz de reproduzir os sons do lado de fora do veículo. Um dos destaques é o assistente por voz, capaz de reconhecer qual dos passageiros está falando e e ignorar outras vozes para não atrapalhar os comandos. O mesmo assistente monitora o veículo e nota quando os ocupantes estão cansados. Nestes casos, basta um comando por voz para que o sistema ajuste a temperatura e reduza o som ambiente.
A central multimídia concentra todos os comandos, fazendo que a cabine não tenha controles físicos. Utiliza um sistema operacional da Huawei feito para veículos, com funções como videochamada (usando uma câmera interna) e até karaoke – que parece ser obrigatório nos carros na China. Vem até com um microfone wireless feito especialmente para usar dentro do veículo.
Como o lançamento do Seres M7 acontecerá somente no último trimestre, a fabricante não fala sobre preços no momento. Considerando que o modelo mais caro da empresa, o Seres 5 EVR, atualmente é comercializado por R$ 439.900, o novo SUV facilmente passará dos R$ 500 mil.