À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Segundo fontes da marca na argentina, versão sedã do Yaris feita no Brasil será descontinuada no fim do mês para abrir espaço ao SUV
No fim do mês passado, anunciamos algumas das novidades da Toyota para o mercado brasileiro e região, como a futura chegada do Yaris Cross, já confirmada inclusive pela própria marca japonesa. Mas um dos modelos tradicionais da empresa que não está nesses planos é o Yaris Sedan.
Já faz algum tempo que os rumores apontavam o fim do compacto de acesso da Toyota por aqui. Agora, quem traz novas informações sobre o assunto são os concessionários da marca no país argentino, que importava a versão sedã do Brasil. Segundo fontes ouvidas pelo Motor1.com Argentina, o modelo já deixou de ser oferecido por lá e o motivo é sua descontinuação no Brasil.
Galeria: Toyota Yaris Sedán
O corte na gama de versões do Yaris também inclui o fim da produção das versões hatchback com câmbio manual. No Brasil, vale lembrar, o Yaris só é oferecido com câmbio CVT desde 2020 e os dotados de câmbio manual eram destinado à exportação. A partir de agora, todos os Yaris fabricados no Brasil e vendidos na Argentina virão apenas com carroceria hatchback e somente com o câmbio automático CVT.
Em resposta a uma consulta dos nossos colegas do Motor1.com Argentina do país vizinho, a Toyota Argentina confirmou a notícia oficialmente, com a seguinte declaração.
"A partir de novembro, a Toyota deixará de produzir o Yaris Sedan e as opções de transmissão manual. Além disso, as variantes XLS e XLS Pack serão unificadas em uma alternativa chamada XLS. Dessa forma, a linha Yaris em nosso país é composta pelas versões hatchback XS, XLS e S, todas equipadas com transmissão automática".
Os motivos
Como dissemos mais acima, a descontinuação do Yaris Sedan não é exatamente uma novidade. Ele faz parte do realinhamento da gama da Toyota na região, enquanto se aguarda a chegada de um novo modelo, o Yaris Cross. Trata-se de um novo SUV compacto que irá concorrer com T-Cross e o futuro WR-V e que já teria iniciado a produção em pré-série no Brasil e será lançado também Argentina durante o ano de 2025.
No mercado global, o Yaris Cross é equipado com um motor 1.5 aspirado de 106 cv e 14 kgfm para as versões de entrada, e um 1.5 híbrido que combina um propulsor a combustão de 80 cv e um elétrico de 90 cv. Seus preços devem ficar na mesma faixa da concorrência, na casa dos R$ 130 a 180 mil, mas não nos surpreenderíamos se o Corolla sedã e sua versão Cross ganhem reajustes para encaixar o novo SUV no catálogo da marca.
Galeria: Toyota Yaris Cross (Tailandia)
Vale lembrar que a japonesa irá inaugurar ainda uma nova fábrica em Sorocaba, no interior de SP. Iniciativa que terá aporte de de R$ 11 bilhões até 2030. De acordo com a empresa, a nova linha de montagem expandirá a capacidade produtiva de veículos e motores. Além disso, a nova planta no interior paulista será responsável por introduzir dois novos modelos híbridos flex da Toyota.
"Ambos os modelos vão ajudar a democratizar a tecnologia híbrida flex, reconhecida por ser prática, acessível e sustentável", disse a empresa em comunicado
O novo parque fabril será responsável pela fabricação de um novo veículo compacto híbrido flex, com produção confirmada a partir de 2025, além da fabricação de um modelo inédito equipado com a mesma tecnologia e desenvolvido especialmente para o Brasil. Dessa forma, o Yaris Cross nacional deve trazer a tecnologia híbrida flex também, com adaptações para aceitar etanol.
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