Nesta edição do Semana Motor1.com, a Chevrolet Spin foi a grande novidade. O modelo renovado teve as primeiras imagens oficiais reveladas, mostrando um pouco do que podemos esperar do carro. Além disso, a picape híbrida da BYD, flagrada novamente, já foi confirmada para o Brasil pode chegar ainda neste ano.

Também tivemos a apresentação do novo Hyundai Creta na Índia, que recebeu um visual menos polêmico e mais tecnologia - inclusive sob o capô - e que pode chegar ao Brasil até 2025. O Volkswagen Golf de oitava geração ainda vai receber uma reestilização e a data foi revelada nesta semana. Na Europa, a imprensa está falando de um novo Renault Grand Captur, que pode ser o SUV médio que a marca está planejando para o mercado brasileiro. No momento Inside EVs, falamos mais sobre o Dolphin Mini, carro elétrico que deve chegar por aqui custando cerca de R$ 100 mil.

Chevrolet Spin 2025 - Oficiais

Nova Chevrolet Spin

A tão aguardada revelação da Chevrolet Spin 2024 finalmente ocorreu, oferecendo uma visão clara das mudanças na minivan. Prevista para estrear no primeiro trimestre, a Chevrolet ainda não divulgou preços, versões ou detalhes mecânicos. No entanto, já foram reveladas alterações significativas na dianteira, com faróis divididos em LED e um capô mais alto, proporcionando uma sensação de elevação. O design frontal, inspirado nos carros dos Estados Unidos, inclui uma faixa pintada na grade.

A cabine apresenta a mudança mais notável, pois a Spin será o primeiro Chevrolet nacional com um painel de instrumentos digital. A tela da central multimídia também parece ter sido atualizada. Quanto à mecânica, espera-se que o veterano motor 1.8 flex aspirado seja mantido, com opções de câmbio manual de seis velocidades e automático de seis marchas. A novidade será exibida ao público durante o Big Brother Brasil, e resta ver como a nova Spin se posicionará em relação a concorrentes como o Citroën C3 Aircross.

Flagra: Picape média da BYD

Picape híbrida da BYD confirmada para o Brasil

A BYD está com planos confirmados para uma picape média híbrida no Brasil, com a possibilidade de ser apresentada já em 2024. Flagras detalhados da picape mostram uma dianteira robusta, sugerindo inspiração na nova geração da Ford Ranger. A traseira apresenta uma régua de luz de fora a fora, mantendo a identidade visual da BYD. Internamente, destaca-se o conjunto de telas semelhante aos outros veículos da marca, e a alavanca de câmbio adota um formato mais convencional. A picape BYD será híbrida, possivelmente do tipo plug-in, e poderá oferecer uma autonomia surpreendente de mais de 1.000 km.

Novo Hyundai Creta 2025

Novo Hyundai Creta aparece na Índia

O Hyundai Creta renovado fez sua estreia na Índia, revelando um design menos polêmico em comparação com sua versão atual. Prevê-se que esse modelo chegue ao Brasil entre o final de 2024 e o início de 2025. O visual inclui faróis divididos, uma dianteira mais reta com elementos quadrados e uma traseira mais convencional com uma régua de lanterna de fora a fora.

Internamente, o destaque é a dupla de telas integradas ao painel, com mais de 10 polegadas cada. O Creta indiano oferece mais opções de motorização, incluindo um motor 1.5 turbo a gasolina de 160 cv, que poderia substituir o antigo 2.0 aspirado no mercado brasileiro. Além disso, há planos para uma versão elétrica com 400 km de autonomia.

VW Golf GTI Concept (2024)

Novo Golf tem data pra estrear

O lançamento do novo Volkswagen Golf está agendado para 24 de janeiro de 2024, trazendo atualizações de design, tecnologia e motores. Embora ainda seja a oitava geração do Golf, esta versão revisada promete uma nova assinatura luminosa na dianteira, com o logotipo da Volkswagen iluminado. A central multimídia contará com um novo sistema operacional estreado no Tiguan europeu, mantendo botões de toque para controles essenciais. Quanto à mecânica, não haverá uma versão elétrica por enquanto e os motores a combustão existentes receberão pequenas melhorias. As versões híbridas podem apresentar ganhos de potência e eficiência.

Novo Renault Captur - Projeção

Anti-Compass da Renault?

A Renault está de olho no mercado do Jeep Compass com um novo SUV médio, possivelmente chamado de Grand Captur. A versão maior do Captur europeu, com cerca de 4,4 m de comprimento, pode chegar ao Brasil em um futuro próximo. Há especulações de que este SUV seja um modelo cupê, explorando uma tendência já testada pela Fiat com o Fastback. A plataforma CMF-B possibilita variantes híbridas e a marca planeja tratar esse novo SUV como um produto global, assim como fez com o Kardian, exportando-o para toda a América Latina a partir da fábrica no Paraná.

byd dolphin mini - seagull - preto

Inside EVs: como anda o BYD Dolphin Mini?

O BYD Dolphin Mini será o novo carro de entrada elétrico da BYD no Brasil, com lançamento previsto para fevereiro a um preço em torno de R$ 100 mil. Com menos de 3,8 metros de comprimento e um entre-eixos semelhante ao do Onix e do HB20, o Dolphin Mini busca oferecer um espaço interno bem aproveitado. Visualmente, compartilha o padrão de acabamento do Dolphin normal e inclui uma tela de multimídia giratória.

Equipado com um motor elétrico de 75 cv e uma bateria de quase 39 kWh, o Dolphin Mini oferece uma autonomia estimada de 400 km na China. A BYD garante que o carro não chegará pouco equipado, oferecendo pelo menos 4 airbags e opções para controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com