Descoberta pela imprensa internacional desde meados do ano passado, a nova estratégia global da Volkswagen para o segmento de SUVs aos poucos vai tomando forma. Prova recente desses planos vem da China, de onde vazaram as primeiras imagens da nova geração do crossover Tayron. Até então exclusivo do mercado chinês, o modelo ganhará alcance global e assumirá o posto de representante da marca no segmento de SUVs médios de 7 lugares.
Na prática, chegará ao portfólio para ocupar o lugar do Tiguan Allspace, que não ganhará nova geração. Enquanto o atual Tayron é fabricado na China pela joint-venture FAW-VW na fábrica de Tianjin, o novo - transformado em modelo internacional - passará a ser montado também na planta de Wolfsburg, na Alemanha. Além disso, o México - onde o Allspace atual também é fabricado - ganhará uma linha de montagem.
Em mercados da Europa, como no Reino Unido, o modelo repetirá o padrão atual da China e continuará se chamando Tayron. Já na América do Norte, a Volkswagen venderá o modelo como Tiguan, igualmente substituindo o Allspace atual. Curiosamente, o modelo das fotos aparece com o nome Tiguan L Pro, que deverá ser a nova designação adotada para o mercado chinês.
Ao todo, o novo Tayron mede 4.735 mm de comprimento, 1.859 mm de largura e 1.682 mm de altura, além de 2.791 mm de distância entre-eixos. Na prática, é 197 mm mais longo, 17 mm mais largo e 43 mm mais alto que o Tiguan europeu de 5 lugares, além de contar com entre-eixos 111 mm maior. No visual, inclusive, os dois modelos são praticamente idênticos. Com exceção do comprimento, todo o resto é basicamente igual.
Volkswagen Tiguan (5 lugares) para Europa
Mecanicamente, terá versões tradicionais e híbridas do tipo plug-in com 204 e 272 cv. Apenas no modo elétrico, o alcance será de 100 quilômetros. Além disso, haverá enquadramento total com os regulamentos do Euro 7 programados para entrar em vigor em julho de 2025. A tração será dianteira ou integral 4Motion, dependendo da versão. A plataforma é a conhecida MQB-Evo.
Painel do Tiguan europeu
Detalhes do interior não foram revelados, mas certamente o painel será o mesmo do Tiguan convencional. Nesse sentido, destaque para quadro de instrumento digital de 10,3 polegadas e tela central de entretenimento de 12,9 ou 15 polegadas, dependendo da versão. Haverá ainda controles deslizante retroiluminados ao estilo daqueles adotados no Passat e no ID.7, bem como novo software MIB 4.
Como dito, a produção para o mercado norte-americano continuará sediada em Puebla, no México, na mesma fábrica do Tiguan Allspace atual. Como a planta é a mesma que abastece o Brasil, são fortes os rumores sobre lançamento do Tayron por aqui em 2025 ou 2026. Além da versão de 7 lugares, o modelo para América do Norte terá uma variante cupê (versão já existente na China na geração atual e chamada Tayron X).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Tayron 2025 será 'Tiguan mais sexy' e terá até logo iluminado
Fiat lança Pulse e Fastback em versões eletrificadas; veja os preços
Novo Volkswagen Tayron ganha teasers e ficará no lugar do Tiguan Allspace
Electric Days 2024 trará inovação, tecnologia, mobilidade elétrica e ESG
VW Tayron L, substituto chinês do Tiguan para 2025, tem imagens vazadas
Novas Chevrolet S10 e Spin 2025 chegam à Argentina por até R$ 360.000
VW Tiguan Allspace terá série de despedida nos Estados Unidos