A Renault investirá R$ 2 bilhões para produzir um novo SUV médio no Brasil. De olho no mercado do Jeep Compass, a marca espera apresentar este modelo primeiro no Brasil no segundo semestre de 2024. Já sabemos que será um SUV-cupê sobre a plataforma CMF-B, mas novas informações na Europa ajudam com novas informações.

Segundo a Auto Express, a Renault terá o que, por enquanto, é chamado de Grand Captur. Por lá, o Captur é um SUV compacto, de 4.227 mm de comprimento e 2.639 mm de entre-eixos já com a plataforma CMF-B e híbrido. O SUV terá uma grande reestilização ainda este ano e esta versão maior, sob o código DJB, é especulado como, além de maior, um SUV-cupê por algumas mídias.

A Renault pode seguir uma receita bem conhecida por nós, com o Fiat Fastback. O Grand Captur deve chegar aos 4,40 m de comprimento, dimensão próxima ao do Compass e Corolla Cross, com a adição do balanço traseiro de 173 mm para o caimento do teto sem prejudicar o espaço no banco traseiro, isso sem considerar uma mudança no comprimento com a reestilização. O entre-eixos de 2.639 mm já é próximo ao do Compass (2.636 mm) e Corolla Cross (2.640 mm). Na Europa, dizem que pode ser um alongamento de entre-eixos, mas o nosso futuro SUV será um cupê.

O novo SUV nacional será um produto global, como o Kardian, e exportado para a América Latina a partir da planta de São José dos Pinhais (PR). Como o Kardian usou como base o Stepway europeu para nascer, não dá para cravar se o futuro SUV médio será uma cópia do futuro Captur com a carroceria cupê ou algo próprio - a julgar pelos registros, a reestilização já tem elementos que já vimos no Kardian.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com