Em 24 de outubro de 1998, a Fiat lançava a picape compacta Strada, que completa 25 anos de sucesso. A Strada não apenas revolucionou seu segmento, mas também se tornou um marco na indústria automobilística brasileira. Substituta da Fiorino, trazendo a linha de picapes da família do Uno para a do Palio, a picape introduziu diversas novidades no segmento.

Com mais de 2 milhões de unidades produzidas desde seu lançamento, a Strada se consagrou como o carro mais vendido no Brasil desde 2021. Apenas em 2023, já foram comercializadas mais de 86 mil unidades do modelo até setembro. Além do sucesso no mercado interno, a Strada é exportada para Uruguai, Paraguai e Argentina, onde se destaca como um dos veículos mais vendidos da América Latina.

Galeria: Fiat Strada 2021 x Strada 2019

Desde seu lançamento, a picape Fiat tem sido um exemplo de inovação, introduzindo inovações como a cabine estendida em 1999, a cabine dupla em 2009 e a terceira porta em 2013. Em 2020, a Strada passou por uma renovação completa, oferecendo quatro portas e cinco lugares. No ano seguinte, se destacou novamente ao se tornar a primeira picape de seu segmento a oferecer um câmbio automático do tipo CVT.

Galeria: Fiat Strada Edizione 25 T200 Cabine Dupla 2024

Em agosto de 2023, a Strada recebeu melhorias em sua performance com o novo motor Turbo 200 Flex, proporcionando mais potência e torque. Com esse motor, a Strada se tornou a primeira picape compacta turbo flex no mundo. Além disso, a linha recebeu um novo design e uma versão exclusiva, a Ultra.

A Fiat celebra o 25º aniversário da Strada com o lançamento da edição especial Edizione 25, que conta com 1.025 unidades disponíveis e oferece todos os recursos da versão Ultra. A edição comemorativa se destaca por seu design exclusivo. A Fiat também prepara diversas ações comemorativas, incluindo vídeos para as redes sociais e iniciativas internas para celebrar o aniversário com os funcionários.

Linha do tempo – 25 anos da Fiat Strada

  • 1998: Lançamento da Fiat Strada.
  • 1999: Introdução da cabine estendida.
  • 2000: Liderança de mercado na categoria.
  • 2001: Lançamento da série especial MTV.
  • 2002: Chega a primeira reestilização, a versão Adventure e o motor 1.8 8v em substituição ao 1.6 16v.
  • 2004: Segunda reestilização com novo interior, nova carroceria e novos conteúdos.
  • 2006: Lançamento da série especial Try on Adventure.
  • 2007: Chega a série Original Adventure.
  • 2008: Terceira reestilização que deu ao modelo aspecto mais robusto, especialmente na versão Adventure, que trazia o bloqueio eletrônico do diferencial Locker.
  • 2009: Lançamento da cabine dupla.
  • 2010: Motor Etorq 1.8 16v chega para substituir o 1.8 8v.
  • 2011: Câmbio automatizado Dualogic passa a equipar a versão Adventure Cabine Dupla.
  • 2012: Quarta reestilização com novo design frontal, acabamento interno e diversos conteúdos. Versão Trekking com motor Etorq 1.6 16v e cabine dupla disponível em todas as versões.
  • 2013: Lançamento da série especial Mangalarga Marchador e reestilização da parte traseira (novas lanternas e caçamba mais alta), além de inovar outra vez com a terceira porta na cabine dupla.
  • 2014: Linha 2015 traz pacote Dark nas versões Trekking e Adventure.
  • 2014: Strada alcança 1 milhão de unidades vendidas no Brasil.
  • 2015: Série Adventure Extreme chega com central multimídia.
  • 2016: Novas versões são lançadas: Working Plus 1.4 Flex (cabine simples), Hard Working 1.4 Flex (cabines simples, estendida e dupla) e Adventure 1.8 16V Flex Dualogic (cabine dupla).
  • 2018: Freedom 1.4 Cabine Dupla é nova versão da Fiat Strada para linha 2019.
  • 2020: Lançamento da nova geração da Fiat Strada.
  • 2021: Strada ganha câmbio do tipo CVT.
  • 2023: Strada se torna a primeira picape B-picape turbo flex no mundo e é lançada a versão Ultra.
Envie seu flagra! flagra@motor1.com