Apesar de todas as incertezas que a Argentina vive sobre sua economia e o futuro após as eleições, o mercado automotivo tem mostrado um bom resultado dentro do possível. Em outubro, foram registrados 41.681 unidades registradas, um aumento de 23,9% em comparação a setembro e 28,5% acima do que outubro de 2022. No acumulado do ano, as vendas cresceram 11,4%.

É um cenário interessante, pois há duas ações contrárias que poderiam impactar nas vendas. Este é o segundo mês desde que a Argentina criou um novo imposto sobre carros e autopeças importados, para estimular a indústria nacional. Essa medida gerou muitas críticas contra Sergio Massa, ministro da Economia e candidato a presidência, visto que a maior parte dos veículos vendidos no país são importados.

Toyota Hilux GR-Sport 2023

Por outro lado, para contar os aumentos dos preços, foi criado o plano de Preços Justos, congelando os valores de uma lista de produtos até 31 de outubro, incluindo carros, o que ajudou o mercado pelo segundo mês seguinte. Diversos produtos estavam encarecendo rapidamente por conta da desvalorização do peso ante o dólar.

Neste cenário, a Toyota liderou o mercado argentina com uma boa margem, contabilizando 7.694 unidades e 20,1% de participação, seguida pela Volkswagen (2.6041) e a Renault (4.990). As três têm fábricas nas Argentinas, aproveitando-se do imposto maior dos importados aplicado para as rivais.

POSIÇÃO FABRICANTE UNIDADES PARTICIPAÇÃO
Toyota 7.694 20,1%
Volkswagen 6.041 15,2%
Renault 4.990 12,6%
Fiat 4.854 12,2%
Ford 3.844 9,7%
Peugeot 3.200 8,1%
Chevrolet 2.427 6,1%
Nissan 2.232 5,6%
Citroën 1.468 3,7%
10º Jeep 1.164 2,9%
11º Mercedes-Benz 668 1,7%
12º Iveco 103 0,3%
13º Audi 97 0,2%
14º Honda 90 0,2%
15º BMW 90 0,2%
16º DS 85 0,2%
17º Hyundai 34 0,1%
18º Chery 32 0,1%
19º Kia 31 0,1%
20º Foton 29 0,1%

Apesar da Toyota liderar entre as marcas, o carro mais vendido foi o Fiat Cronos, com 3.925 unidades, mantendo também a 1ª posição no acumulado, com 43.320 unidades. O Peugeot 208 foi o 2º colocado, contando 2.694 unidades. Mesmo com uma reestilização programada para o ano que vem, a Volkswagen Amarok mostra sua força no país vizinho e fechou outubro na 3ª posição, com 2.897 veículos.

O que colocou a Toyota na liderança como marca é o fato de ter 3 carros no top 10, com a Hilux na 4ª posição (2.385), o Etios na 5ª colocação (2.308) e o Yaris em 10º (1.068). O resultado do Etios é uma surpresa, visto que o hatchback teve o fim da produção anunciado em agosto. Apesar do bom resultado em setembro, o Volkswagen Taos (1.050) despencou para a 12ª posição e o Chevrolet Tracker (1.315) acabou sendo o SUV mais vendido em outubro.

POSIÇÃO

MODELO

UNIDADES (OUTUBRO/2023)

Fiat Cronos 3.925

Peugeot 208 2.964

Volkswagen Amarok 2.897

Toyota Hilux 2.385

Toyota Etios 2.308

Ford Ranger 2.203

Renault Kangoo 1.856

Nissan Frontier 1.373

Chevrolet Tracker 1.315

10º

Toyota Yaris 1.068

11º

Renault Stepway 1.051

12º

Volkswagen Taos 1.050

13º

Volkswagen Polo 1.041

14º

Toyota Corolla Cross 972

15º

Jeep Renegade 782

16º

Toyota Corolla 731

17º

Renault Sandero 673

18º

Citroën C3 654

19º

Ford Maverick 653

20º

Chevrolet Cruze 594

21º

Mercedes-Benz Sprinter 578

22º

Renault Logan 562

23º

Nissan Kicks 530

24º

Ford Territory 522

25º

Volkswagen Nivus 489

26º

Renault Alaskan 483

27º

Citroën C4 Cactus 462

28º

Fiat Toro 431

29º

Toyota SW4 431

30º

Jeep Compass 358

31º

Volkswagen T-Cross 339

32º

Citroën Berlingo 321

33º

Fiat Strada 247

34º

Ford Bronco 233

35º

Renault Duster 223

36º

Chevrolet S10 195

37º

Peugeot Partner 189

38º

Nissan Versa 180

39º

Fiat Pulse 177

40º

Ford Transit 166

41º

Chevrolet Onix 153

42º

Renault Oroch 121

43º

Nissan X-Trail 107

44º

Iveco Daily 103

45º

Volkswagen Vento 82

46º

Chevrolet Montana 76

47º

Fiat Fiorino 70

48º

Toyota Hiace 64

49º

Chevrolet Spin 60

50º

Volkswagen Virtus 60

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