Aproveitando os 21 dias úteis em outubro, o mercado automotivo fechou outubro com um resultado positivo, mantendo um desepenho estável em quase todos os segmentos. Esta é a análise da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que divulgou os resultados de outubro nesta quarta-feira (1).
Segundo a associação, as vendas de carros e comerciais leves cresceu 10,26% em comparação a setembro e 22,69% ante outubro passado. Isto representa 206.669 unidades emplacadas ao longo do mês. O resultado também ajuda a manter as vendas acima de 2022, contabilizando 1.741.128 unidades no acumulado entre janeiro e outubro, 11,36% mais do que os 1.563.544 veículos registrados no ano passado neste mesmo período.
Apesar de animada com a chegada do Marco Legal das Garantias, que facilitará o acesso ao crédito para financiamento, a Fenabrave se mostrou desapontada que um dos trechos foi vetado, justamente o que permitir a retomada de veículos de forma extrajudicial.
“O custo do crédito afeta o poder de compra dos brasileiros e é preciso mecanismos que deem maior segurança jurídica aos credores, para que, dessa forma, seja avaliada a possibilidade de diminuir os encargos dos financiamentos. Precisamos de medidas de estímulo ao crédito no País e tínhamos confiança de que o Marco Legal das Garantias poderia contribuir para isso”, afirma José Maurício Andreta Jr., presidente da Fenabrave.
Entre os modelos, sem nenhuma surpresa, a Fiat Strada segue na liderança geral com 11.874 unidades emplacadas. O Volkswagen Polo manteve a 2ª colocação, emplacando 11.123 veículos, mas viu o Chevrolet Onix (10.657) reduzir a diferença.
A Fiat ainda aproveitou as vendas do Mobi, que cresceu o suficiente para ocupar a 4ª posição, com 8.037 unidades e garantindo sua vitória sobre o Renault Kwid (6.394). Entre os sedãs, o Chevrolet Onix Plus também manteve sua posição no segmento, sendo o 6º mais vendido com 7.714 veículos emplacados.
Após perder a liderança entre os SUVs para o Chevrolet Tracker (6.669), o Volkswagen T-Cross (6.724) retornou ao topo do segmento, ainda que por uma distância pequena, de apenas 55 unidades. Mesmo assim, é uma boa notícia para a VW, pois mantém o T-Cross na 1ª posição da categoria no acumulado.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (OUTUBRO/2023) |
1º | Fiat Strada | 11.874 |
2º | Volkswagen Polo | 11.123 |
3º | Chevrolet Onix | 10.657 |
4º | Fiat Mobi | 8.037 |
5º | Hyundai HB20 | 7.421 |
6º | Chevrolet Onix Plus | 7.714 |
7º | Volkswagen T-Cross | 6.724 |
8º | Chevrolet Tracker | 6.669 |
9º | Renault Kwid | 6.394 |
10º | Nissan Kicks | 6.115 |
11º | Hyundai Creta | 5.354 |
12º | Fiat Argo | 5.257 |
13º | Volkswagen Nivus | 4.957 |
14º | Fiat Cronos | 4.929 |
15º | Jeep Compass | 4.640 |
16º | Volkswagen Saveiro | 4.214 |
17º | Fiat Pulse | 4.157 |
18º | Fiat Toro | 4.087 |
19º | Honda HR-V | 4.049 |
20º | Toyota Hilux | 4.026 |
21º | Toyota Corolla | 3.996 |
22º | Toyota Corolla Cross | 3.682 |
23º | Fiat Fastback | 3.640 |
24º | Hyundai HB20S | 3.442 |
25º | Jeep Renegade | 3.249 |
26º | Chevrolet Montana | 2.924 |
27º | Volkswagen Virtus | 2.910 |
28º | Renault Duster | 2.891 |
29º | Peugeot 208 | 2.832 |
30º | Citroën C3 | 2.714 |
31º | Ford Ranger | 2.591 |
32º | Ram Rampage | 2.542 |
33º | Caoa Chery Tiggo 5X | 2.483 |
34º | Toyota Yaris Sedan | 2.426 |
35º | Chevrolet Spin | 2.051 |
36º | Fiat Fiorino | 2.051 |
37º | Chevrolet S10 | 2.037 |
38º | Volkswagen Taos | 1.865 |
39º | Toyota Yaris | 1.862 |
40º | Jeep Commander | 1.577 |
41º | Toyota SW4 | 1.548 |
42º | GWM Haval H6 | 1.450 |
43º | BYD Dolphin | 1.366 |
44º | Mitsubishi L200 Triton | 1.206 |
45º | BYD Song Plus | 1.100 |
46º | Renault Oroch | 991 |
47º | Renault Master | 980 |
48º | Nissan Versa | 767 |
49º | Honda City | 751 |
50º | Volkswagen Amarok | 735 |