Volkswagen Gol. Goste ou não da marca alemã, é impossível negar a importância deste carro no mercado brasileiro, é um nome que até quem não entende nada de automóveis sabe que modelo é. Foi um hatch que liderou as vendas por 27 anos consecutivos, algo que pode nunca mais acontecer no país. E, depois de uma carreira de 42 anos, chegou a hora de dar adeus, então aproveitamos para relembrar sua trajetória.

Para este momento especial, a Volkswagen repetiu a estratégia usada com a Kombi, criando a série especial Gol Last Edition, limitada a 1.000 unidades e que começará a ser vendida ainda este mês. Ainda sem divulgar preços ou até mesmo a motorização, a marca divulgou as primeiras fotos, confirmando o visual que havia aparecido nos flagras. Terá uma pintura vermelho Sunset com uma faixa preta na traseira, remetendo à cobertura na traseira do Gol GT, e um emblema na forma de uma roda orbital.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas

Será basicamente o Gol atual com todos os opcionais disponíveis, como as rodas de 15 polegadas, retrovisores laterais com ajuste elétrico, central multimídia Composition Touch, faróis de neblina e sensor de estacionamento traseiro. O motor não foi revelado, mas também não há qualquer mistério, pois a única opção possível é o 1.0 MPI de 84 cv, combinado ao câmbio manual de 5 marchas. O 1.6 MSI não atende ao Proconve L7 (a Saveiro não tem este problema por ser um comercial leve, com outras regras) e o custo para preparar o carro para usar o 1.0 TSI seria muito alto para um veículo que vai sair de linha.

Volkswagen Polo Track 2023

O fim do Gol não significa que a Volkswagen abandonará esta faixa de preço por volta de R$ 80 mil. No seu lugar estará o Polo Track, uma versão ainda mais barata do hatchback, produzida em Taubaté e que está em pré-venda por R$ 79.990. Será o primeiro carro de uma linha de modelos de entrada da empresa alemã. Discutimos qual será o seu posicionamento ante os rivais.

Volvo EX90 (Fotos ao vivo)

Por fim, fomos até a Suécia para a apresentação global do Volvo EX90, a nova geração do XC90, totalmente elétrico e que já tem passaporte carimbado para chegar ao Brasil em 2024. É um dos lançamentos mais importantes da Volvo nos últimos anos, por estrear a nova plataforma SPA2 que servirá de base para quase toda a linha da fabricante.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com