A Autolatina foi um marco da indústria automotiva nacional. Surgiu como uma união da Ford e da Volkswagen no Brasil a partir de julho de 1987. A medida foi vista como uma forma de ambas as empresas sobreviverem às terríveis condições econômicas do final dos anos 1980, com hiperinflação e fim da ditadura.
A decisão por seu encerramento teria acontecido no final de 1994 e efetivada apenas em 1996, mas as histórias e confusões dessa inusitada união ainda não foram totalmente reveladas. Sabemos que casos pitorescos, como os modelos compartilhados. São exemplos disso os Ford Versailles e VW Santana, Ford Verona e VW Apollo, Ford Escort e VW Pointer/Logus.
![AB9-F, o Gol da Ford dianteira argila](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Além disso, as marcas trocavam tecnologias. Então era comum na época o VW Gol com motor CHT da Ford, que equipou os primeiros Gol 1000, com 1.6 ainda chegando ao Voyage e à Parati daqueles tempos. Da mesma forma, Escort, Del Rey e Pampa podiam utilizar a linha de motores AP-1600 (1.6), AP-1800 (1.8) e AP-2000 (2.0).
Agora, a página German Garage BR publicou imagem do que teria sido o "fruto proibido" da Autolatina e pode ter sido um dos pivôs da separação de Ford e Volkswagen no Brasil. Tudo começa com desenvolvimento da segunda geração do Gol, sob o codinome AB9 e que recebeu o apelido de "Gol bolinha".
Conforme a lógica da Autolatina, o projeto do novo Gol deveria ter ido parar nas mãos da Ford também. Esse carro foi acompanhado pelo codinome AB9-F, indicando o uso pela marca do oval azul. As imagens publicadas pela página mostram o AB9-F, ou o Gol bolinha da Ford, ainda nos estágios de estudos de design.
![AB9-F, o Gol da Ford traseira](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Tanto que as fotos mostram duas opções de dianteira. Uma ainda sem pintura com visual simplificado traria as linhas do Ford Aspire, carro de entrada da marca nos EUA. O segundo, pintado de Prata, já tem carroceria quatro portas e uma frente mais parecido com o que viria a ser usado no mercado estadunidense anos depois em sedãs de entrada. A traseira de qualquer forma seria interligada e com máscara negra, como o Ford Taurus dos EUA no final da década de 1990.
As fotos ainda deixam a entender que o AB9-F trabalhava com duas opções de traseira. O inspirado pelo Ford Aspire teria um perfil hatchback mais simples e convencional. Já o segundo traria uma traseira mais pronunciada, mas ainda mantendo a abertura total do porta-malas com a janela posterior, algo já adotado pelo primeiro Escort desde o lançamento e que era conhecido como "notchback". Pela placa, o carro estava sendo pensado para ser apresentado como parte da linha 1996 da marca, mesmo ano em que a Autolatina acabou.
![AB9-F, o Gol da Ford traseira argila](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Então as chances do AB9-F ver a luz do dia já eram pequenas. Mas o carro acabou ainda antes disso por conta de uma briga interna. De acordo com a página que fez a publicação das imagens, a associação que representava as concessionárias da Volkswagen queria impedir a venda de um "Gol da Ford".
Foi alegada a existência de uma cláusula pétrea na formação da Autolatina que permitia o compartilhamento de todos os projetos, menos o do Gol. O apelo teria sido atendido em meio ao turbilhão do final da Autolatina e colocando mais lenha na fogueira das intrigas internas da empresa.
Fonte: German Garage BR