Existe uma diferença entre carro antigo e carro de coleção. Uma categoria é somente pela idade, mas a segunda ficou marcada pela famigerada placa preta. É algo tão relevante que ao se obtê-la, a categoria do carro é alterada no documento para "Coleção" e carros com ela costumam ser anunciados com preços inflacionados.

Vários fatores podem influenciar no tanto de unidades de um carro que têm a placa preta. Quantidade fabricada, relevância no contexto nacional, apego emocional e muitos outros fatores entram nessa equação. Colocando tudo isso na balança, não é surpresa alguma que o Volkswagen Fusca é o carro que tem a maior quantidade de modelos com placa preta registrados no estado de São Paulo.

VW Fusca 60 anos

E a vantagem não é pequena. Dados do Detran-SP compilados pelo Motor1.com Brasil mostraram que, somente no estado, existem quase 12 mil Fuscas com placa preta. Isso contando apenas os modelos fabricados no Brasil a partir de 1959. O sistema do Detran é confuso e separa os carros até por versão, então separamos a lista com alguns dos carros de coleção mais queridos e mostramos para vocês quais são os preferidos no estado de São Paulo.

Os carros com mais placa preta em SP

Marca Modelos Unidades com placa preta registradas no estado de Sao Paulo
Volkswagen Fusca 11.859
Chevrolet Opala 3.324
Volkswagen Gol 1.368
Volkswagen Brasilia 1.123
Volkswagen Kombi 956
Puma GTS/GTC/GTE 783
Chevrolet Chevette/Hatch/Marajó 773
Dodge Dart/Magnum/Le Baron 736
Volkswagen Variant e Variant II 641
Honda CG 125 576
Ford Galaxie/Landau 549
Ford Escort 533
Chevrolet Opala

Chevrolet Opala

Entre os carros mais queridos no Brasil, o segundo com mais unidades classificadas como de coleção no estado de São Paulo é o Chevrolet Opala, com pouco mais de 3 mil unidades com placa preta. Mas ainda assim é quase 3 vezes menos que o Fusca, que sozinho, tem mais unidades que a soma dos outros 11 veículos que aparecem na lista.

Volkswagen Gol 1ª geração

E não é só de carros muito antigos que os paulistas gostam. Modelos mais recentes, como o Volkswagen Gol, já aparecem. O hatch inclusive perde apenas para o Fusca e o Opala em unidades registradas com placa preta no estado de São Paulo. Os clássicos V8 da linha Dodge que foram fabricados no Brasil entre 1969 e 1981 também apareceram. Somados, Dart, Charger e LeBaron possuem 736 unidades com placa preta no estado e ficando pouco à frente de outros V8: os Ford Galaxie e Landau (549 unidades).

Uma pena somente que a Volkswagen Kombi ocupa apenas a quinta colocação da lista. Feita para o trabalho e produzida por 56 anos no Brasil - entre 1957 e 2013, a "perua" pode ter menos unidades registradas como carro de coleção por conta de sua natureza utilitária, sobrando poucas para contar a história. Além disso, os modelos da primeira geração, fabricados até 1975, sofreram um forte exôdo nos últimos anos, sendo exportadas para mercados nos EUA e na Europa a preço de ouro.

Honda CG 125 1976

Honda CG 125 1976

Mas nem só de carros é composta esta lista. A Honda CG 125, primeira moto nacional da marca que é produzida em Manaus (AM) desde 1976, já tem 576 unidades emplacadas como veículo de coleção e portando a placa preta. 

Como eu faço para obter placa preta?

Exsitem 3 regras básicas para um veículo ser considerado de coleção e estar apto a utilizar a placa preta. A primeira é que modelo precisa ter mais de 30 anos contados a partir da data de sua fabricação. A segunda é que ele precisa ser vistoriado para atestar sua originalidade por meio de uma entidade ou clube credenciado ao Detran de seu estado. Por último, nesta inspeção, ele precisa obter ao menos 80% de originalidade.

Se você quiser mais detalhes de como obter a placa preta para seu carro e, mais importante, como conviver com um, o Motor1.com Brasil já fez uma lista completa com o passo, que você pode acessar clicando aqui.

Seguro para todos

Manter, cuidar e proteger. Um carro clássico com certeza é um veículo muito bem cuidado por seu proprietário. Por isso mesmo, ter a confiança de um seguro sério e responsável é fundamental para rodar com tranquilidade. A Suhai Seguradora entende e oferece um seguro na medida para seu carro clássico.

A Suhai, seguradora 100% brasileira, tem como diferencial oferecer seguro para todos os carros e motos, independente qual seja qual for a marca, ano, modelo e utilização, você e seu veículo são aceitos, oferecendo opções de contratação para que o seguro caiba no seu orçamento.

Consulte o site www.suhaiseguradora.com ou fale com um corretor para encontrar o seguro Suhai ideal para o seu carro.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com