No ano passado, um amigo quis comprar uma das últimas Golf Variant R e eu entendi muito bem seu pedido. Em dinâmica, o Golf R da geração anterior foi mais do que uma surpresa positiva. E a adição de uma longa traseira mostra o eufemismo do conhecedor ainda mais claramente. Se você quiser voar sob o radar e fora da vista da maioria dos outros, você deve ir para a VaRiant. 

Infelizmente, o carro não estava mais disponível nas lojas, o que aconteceu mais cedo do que o esperado, e ofereceram a ele um T-Roc R como alternativa. Ele declinou com agradecimentos. Crossover bom ou não, provavelmente não há nada, absolutamente nada, que um T-Roc R possa fazer melhor do que uma Golf Variant R.  

VW Golf R Variant (2021) im Test
VW Golf R Variant (2021) im Test

E com a mudança de geração, as chances do SUV provavelmente não aumentaram. Como uma perua da oitava geração do Golf, passou por um crescimento limpo e agora deve ter um pouco mais de espaço para todas as suas coisas. Como o hatchback, que já achamos muito bom, a Variant também troca a um pouco abafada tração integral Haldex pela nova solução "in" com duas embreagens multidisco no eixo traseiro. Graças a elas, as forças que agora fluem mais liberalmente para a traseira também podem ser divididas entre as rodas traseiras.

Uma conseqüência desta configuração de tração integral, que é quase anárquica pelos padrões da VW, é o modo drift. E há também um modo especial de Nordschleife. Ambos fazem parte do Performance Package, que também garante rodas de 19", uma velocidade máxima de 270 km/h e trocas de marchas mais rápidas. São 2.095 euros, pelos quais os clientes habituais (e seus filhos, se ainda forem muito jovens) irão adorá-lo. 

Curiosamente, de acordo com a VW, a Variant é 80 kg mais pesada tem uma distribuição de peso mais equilibrada e um valor aerodinâmico melhor que o hatch R. Além das 5 portas, ela tem maior espaço para bagagens (de 611 a 1.642 litros). E pela primeira vez, ele recebe um engate de reboque que permite puxar até 1.900 quilos. Como você pode ver, seria absolutamente negligente não comprar a Variant.

Ao volante 

Basicamente, o mundo não deveria ter mudado em comparação com o Golf R Hatchback, que testei não há muito tempo. Mas as condições são completamente diferentes desta vez. O hatch veio até nós com pneus Michelin Cup 2, mais esportivos, e rodei em melhores condições sobre as estradas de Eifel e as ainda mais quentes de Nordschleife. 

A Variant R, por outro lado, recebemos em pneus não tão esportivos e nem de perto com o mesmo cenário de Eifel. É claro que não se pode fazer nada a respeito disso, e para ser honesto, tal cenário provavelmente reflete muito melhor o propósito de uma perua potente. Mas a diferença ao volante foi bastante perceptível. 

VW Golf R Variant (2021) im Test

Não foi tanto a dinâmica em si, mas a forma como as rodas dianteiras e o volante se relacionaram com minhas mãos. Com o hatch, a conversa era bem mais sincera e rápida, com momentos bem divertidos e surpreendentes. Era muito melhor do que eu normalmente conheço da VW. Agora com a Variant, parecia mais uma "conexão temporariamente interrompida". 

O carro é muito fácil de dirigir e confortável (exceto no modo Race, onde fica muito mais duro e nervoso demais no limite), não joga nenhuma influência de tração no volante, mas com os pneus que estava usando, lhe falta muita resposta. Na verdade, eu culparia os pneus por esta circunstância. É uma loucura o que tem influência sobre o carro.  

Caso contrário, a Variant R faz um trabalho muito bom. A suspensão eletrônica e a cambagem extra negativa na frente são extremamente bem sucedidas, evitando saídas de frente. A garra está em abundância de qualquer forma, isso não é novidade. No entanto, o novo vetorizador de torque de todas as rodas também massageia qualquer imperícia e peso frontal da Variant. Tudo agora parece mais neutro e ágil. 

E sobre o motor?

O EA888 2.0 turbo (em sua quarta evolução) está provado como nenhum outro motor esportivo neste planeta. Neste caso, ele produz 320cv e 42,8 kgfm de torque. O tempo de 0-100 km/h de 4,9 segundos é dois décimos maior do que no hatchback, mas quem se importa? E a VW mede de forma bastante conservadora. Este Golf é rápido. Muito. 

VW Golf R Variant (2021) im Test
VW Golf R Variant (2021) im Test

Mas o mais importante: as debilidades iniciais absurdas e os solavancos do DSG não importam aqui. Em "Comfort" o carro vai muito mais confortável do que em "Sport" ou "Race", mas desde que você possa escolher o quanto quer ser chutado, tudo está bem. 

Mais uma vez, este motor não é o mais potente que existe, mas é simplesmente um monstro de tão robusto com uma tração eficaz, sem exageros. A dupla embreagem agrada no uso diário com mudanças de marcha rápidas e suaves. E se você reservou o pacote de desempenho acima mencionado, não se arrependerá. Em outras palavras, é você quem decide até onde quer se deslocar, não o pequeno homem na eletrônica de transmissão. É um primeiro passo. Mas ainda é estranho que você tenha que pagar um extra por isso. 

As aletas de mudança de marcha são - ao contrário da GTI e GTI Clubsport - finalmente grandes o suficiente, mas em sua aparência parecem algo de um conjunto de impressora 3D para crianças de 6 a 10 anos.  

Uma perua equilibrada?

Na maior parte das vezes, eu diria que sim. Mesmo nos pneus de inverno, você percebe que agora ele pode respirar mais livremente em termos de dinâmica de direção, é menos restritivo e, portanto, mais divertido. Outro aspecto positivo é que é notavelmente suave para os ocupantes. Somente no modo Race ou se você girar a barra amortecedora no menu correspondente completamente para Rodeo (ou seja, até a direita) é que ela fica dura. Os 1.045 euros para a suspensão adaptativa com sua carteira visivelmente ampla é dinheiro bem gasto. 

Portanto, mesmo na Variant R de oitava geração não se ganha mais ouro do que isto. Por toda sua potência, velocidade e dinâmica de alto nível, é preciso dizer que é não é uma grande adrenalina. 

VW Golf R Variant (2021) im Test

Para isso, faltam-lhe simplesmente os pontos nos quais se pode realmente levar ao extremo. Todos os controles tendem a ser leves e agradáveis, você nunca é colocado através do suspensão, direção, bancos, diferencial e companhia. Mas se você quiser isso, compre um Honda Civic Type R ou um Hyundai i30N e, por favor, não reclame depois quando tiver percorrido 500-600 quilômetros em um trecho.  É claro que há um problema com muito potencial de atrito. Suspeito que você pode adivinhar o que vem a seguir ...

Ha, deve ser a multimídia!

Exatamente. O Golf 8 já está no mercado há algum tempo. O tempo suficiente, pode-se pensar, para de alguma forma pôr um fim a este fiasco. Nunca um sistema multimídia foi a causa de mais relatórios mordazes e insatisfação geral. E já tivemos tempo suficiente para nos acostumarmos a isso. Isto não vai funcionar. 

Eu já dirigi alguns Golf 8. Nosso WOB-GO 545 foi mais uma vez um dos espécimes menos motivados. Pelo menos o infotainment não falhou desta vez, mas os tempos de carregamento, por exemplo, ao procurar o sistema de navegação, foram de proporções épicas. 

VW Golf R Variant (2021) im Test
VW Golf R Variant (2021) im Test

Além disso, há os controles climáticos terrivelmente difíceis de usar e sem iluminação e aquelas superfícies de toque indescritível no volante, que parecem reagir apenas quando não se precisa deles. Especialmente quando você está dirigindo de forma mais ambiciosa, você está constantemente batendo com o calcanhar da mão e ajustando algo. Isso não é bom para um modelo de desempenho como o R.

E o resto do interior?

Tudo no volante que não está pintado de preto é muito agradável ao toque e a posição do banco é superior. Entretanto, os bancos esportivos não têm suporte na superfície do assento. Os de tecido do GTI Clubsport foram muito melhores, mesmo sendo a mesma base. Isto provavelmente é devido ao pacote de couro custando 2.895 euros, por isso é melhor experimentar antes de comprar a pele de animal escorregadia. 

VW Golf R Variant (2021) im Test
VW Golf R Variant (2021) im Test

O espaço na parte traseira é bom. Entretanto, é perceptível que os centímetros extras no corpo e na distância entreeixos foram utilizados para otimizar o volume da bagageira. Além disso, o enorme teto solar panorâmico restringe a altura do teto. Com meus 1,85 metros, esbarrei com os lados no topo.

Conclusão

Se você quer sentir cada pedrinha (e cada vértebra de sua coluna vertebral) em cada buraco para conseguir algo para se mover, este é definitivamente o lugar errado para se estar. O novo Golf Variant R é sem dúvida um carro de desempenho sério, mas tende a ser mais sutil. 

A nova tração nas quatro rodas também acrescenta o tipo certo de direção aqui, mas no geral, o progresso super-rápido, sem esforço, de alta tração e um pouco sem exageros prevalece. Juntamente com esta amplitude e a moribunda indiferença de sua forma corporal, o R é na verdade um carro de família que é difícil de resistir. Se não fosse a usabilidade abaixo da média e um preço de carro de teste horrendo de quase 70.000 euros, a classificação teria sido mais alta.  

Envie seu flagra! flagra@motor1.com