Lançada no último mês de julho como perua mais poderosa da história do Golf, a Variant R 2022 foi posta lado a lado com outro nome de peso da família: a icônica Variant VR6 da década de 1990. O encontro histórico foi promovido com o intuito de celebrar os 25 anos de lançamento da pioneira e revelar as evoluções tecnológicas, estéticas e dinâmicas vividas pelo segmento desde então.

“É incrível ver quanto progresso foi feito em 25 anos. A minha Golf Variant VR6 estava muito à frente de seus rivais no sua época - e assim está a nova Variant R hoje" disse Lars Kitzmann, o orgulhoso proprietário do modelo VR6 1996 das fotos. A versão foi vendida no mercado europeu entre 1994 e 1997, mas tem poucos exemplares rodando em bom estado até hoje.

Galeria: VW Golf Variant VR6 e Variant R

Precursora da Variant R atual, a VR6 contava com suspensão rebaixada em 20 milímetros e eixo dianteiro modificado para garantir maior precisão técnica e direção dinâmica. Sob o capô, o motor 2.9 de 6 cilindros em linha entregava 190 cv de potência e 25 kgfm de torque. Dados de fábrica da época indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e velocidade máxima de 222 km/h.

VW Golf Variant VR6 e Variant R

Por sua vez, a Variante R 2022 tem motor 2.0 turbo com potência de 320 cv e 42,8 kgfm de torque - não à toa, é considerada a perua VW mais potente de todos os tempos. Conta com sistema de tração 4Motion, transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Já a velocidade máxima chega aos 270 km/h.

VW Golf Variant VR6 e Variant R

Diversos avanços tecnológicos separam as duas gerações nesses 25 anos, mas o propósito permanece o mesmo: oferecer praticidade excepcional para o dia a dia com alto nível de conforto e alto desempenho. Até hoje, as duas Variant mais poderosas de suas épocas continuam a estabelecer e definir padrões.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com