Chineses criam cópia bizarra da VW Kombi com motor PHEV
Van combina design da perua vendida pela marca alemã com traseira de modelo americano
A indústria automotiva chinesa evoluiu muito em design e tecnologia, mas nem sempre escapa das comparações com modelos famosos do passado. É o caso da Skyworth Summer, uma van recém-registrada que mistura o visual da icônica Kombi da Volkswagen com elementos de vans americanas, como a Chevrolet Astro. Para completar a receita inusitada, o modelo conta com motorização híbrida plug-in e porte significativamente maior que o da perua original alemã.
Chamada de Summer, a curiosa van que mais parece uma cópia saída de jogos como o Grand Theft Auto apareceu em registro oficial no MIIT, uma agência do governo da chinês que regula a indústria de comunicações e tecnologia da informação do país e é responsável pelo vazamento de vários futuros lançamentos do país que passam pelo processo de registro de patente.
Apesar do visual lembrar bastante a perua alemã na parte dianteira, as classificações do órgão chinês mostram que as duas são bem diferentes em tamanho e proporções. No caso da Summer, seu comprimento total ultrapassa os 5,29 metros de comprimento, enquanto o entre-eixos possui 3,25 metros. São dimensões bem maiores que a Kombi original, que possuía 4,50 metros e 2,40 metros de entre-eixos. O peso também é bem maior, com 2275 toneladas.
Isso se deve principalmente ao uso de baterias, já que o modelo possui conjunto motriz do tipo híbrido plug-in. Segundo o MIIT, a van terá dois motores, um de 70 kW (95 cv) e outro de 60 kW (80 cv). Combinados, esses motores gerariam 138 cv.
Além da proporção geral ser bem maior que a Kombi, a traseira também é diferente, mas ainda dentro do conceito retrô. A ''inspiração'' parece ter vindo de modelos americanos, como a Chevrolet Astro e o Ford Econoline. Seu sistema de abertura é duplo, como acontece em uma Fiat Dobló, as portas vão até o para-choque, já que não há motor traseiro a ar como na Kombi original e o estepe fica alocado na parte externa.
Homenagem ou plágio?
A Volkswagen não costuma gostar muito de ''homenagens'' como essa versão da Kombi. Há alguns anos, a GWM pediu o registro do desenho industrial de dois carros elétricos retrô no Brasil, os Ora Punk Cat e Ballet Cat. Porém, após obter o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Volkswagen entrou com um processo, afirmando que são cópias do Fusca e conseguiu uma liminar contra o registro e a possibilidade de venda no país.
No pedido, a empresa afirmou que os dois carros são “uma cópia escancarada do icônico Fusca, como se não houvesse leis em nosso País que salvaguardassem os esforços alheios e vedassem a concorrência desleal e parasitária e a associação indevida”.
Ora Ballet Cat
A última decisão do caso, em 4 de março do ano passado, tinha dado parecer favorável a marca chinesa. A decisão foi a favor dos argumentos da GWM que não existe concorrência desleal pois o Fusca não é produzido no Brasil desde 1996. Mesmo o sucessor, que chegou como New Beetle e depois foi rebatizado como Fusca, encerrou as vendas em 2020, mesmo ano em que a produção foi encerrada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comboios com SUVs da BYD cruzam até 80 cm de água em enchente histórica na China
Novo MG4 Urban chega por R$ 129.990 e quer ser dor de cabeça para Dolphin e EX2
Fiat Topolino estreia nos Estados Unidos: um ratinho no meio dos gigantes
BYD Dolphin G híbrido plug-in é confirmado no Brasil para enfrentar i20, Polo e Onix
Ford convoca recall nos Estados Unidos por excesso de silêncio
BYD confirma novo Dolphin Mini no Brasil para enfrentar Geely EX2
Sem BMW desde 2022, russos estão fazendo versão pirata de SUVs da marca