VW perde processo e GWM pode vender elétrico com cara de Fusca no Brasil
Fabricante alemã argumenta que os Ora PunkCat e Ballet Cat são cópias do Fusca, mas perdeu a liminar que impedia o registro do carro
Há alguns anos, a GWM pediu o registro do desenho industrial de dois carros elétricos, os Ora Punk Cat e Ballet Cat. Porém, após obter o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Volkswagen entrou com um processo, afirmando que são cópias do Fusca e conseguiu uma liminar contra o registro e a possibilidade de venda no Brasil. Só que a GWM conseguiu revogar esta decisão e isto abre espaço para que a dupla seja vendida no país – embora a fabricante diga que não está nos planos.
Segundo o jornal O Globo, a Volkswagen havia pedido uma tutela de urgência, requisitando que o registro do desenho industrial dos Ora Punk Cat e Ballet Cat fossem anulados por “ausência de inovação”. É um argumento padrão para contestar um registro no INPI caso seja semelhante a um produto já existente. A VW usa isto com frequência e sempre contesta pedidos de registro, como de marcas que usem “Kombi” ou “Fusca”, mesmo que não sejam uma referência direta ao veículo – recentemente, a VW reclamou de uma marca chamada “Kombinação”.
No pedido, a empresa afirmou que os dois carros são “uma cópia escancarada do icônico Fusca, como se não houvesse leis em nosso País que salvaguardassem os esforços alheios e vedassem a concorrência desleal e parasitária e a associação indevida”
O INPI acatou o pedido da Volkswagen e anulou o registro dos dois elétricos da GWM até o dia 4 de março, quando a fabricante chinesa obteve um parecer favorável da 1ª turma do Tribunal Regional Federal da 2ª região. A decisão foi a favor dos argumentos da GWM que não existe concorrência desleal pois o Fusca não é produzido no Brasil desde 1996. Mesmo o sucessor, que chegou como New Beetle e depois foi rebatizado como Fusca, encerrou as vendas em 2020, mesmo ano em que a produção foi encerrada.
Mas e quanto ao design “copiado”? A GWM não esconde que se inspirou no Fusca, porém argumenta que está mantendo o legado da Volkswagen. “Por óbvio que desde então os demais players trabalham em novos e aprimorados designs de automóveis, inclusive, considerando aquilo deixado de legado para o estado da técnica - e a fim de ser aproveitado e melhorado pela sociedade - pelas Autoras (VW do Brasil).”
Como é uma batalha judicial, muita coisa pode mudar. A Volkswagen já entrou com um embargo de declaração, que ainda será julgado. E, mesmo que a GWM vença definitivamente, não significa que os dois serão vendidos no Brasil. Antes mesmo de iniciar a operação no país, executivos da marca já diziam que o Ora Punk Cat e o Ballet Cat não estavam nos planos, pois seria “queimar o filme”. Além disso, o carro não fez sucesso na China, então não será uma surpresa se sair de linha em breve.
Fonte: O Globo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW Santana: os 40 anos de história do sedã mais famoso da marca no Brasil
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Contra demissões, 100 mil funcionários da VW fazem paralisação na Alemanha
Chevrolet Silverado chega à Argentina em versão que não temos
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro